Como melhorar o clima organizacional

Como melhorar o clima organizacional: 6 dicas para obter resultados

Talvez você já tenha escutado que é possível encontrar a felicidade nos detalhes. Essa máxima também pode ser levada para o ambiente de trabalho, quando a gerência da empresa se dedica a aprender como melhorar o clima organizacional.

Independentemente do tamanho ou ramo de negócios, toda empresa precisa garantir que os seus funcionários tenham um ambiente agradável para trabalhar. Isso é fundamental para a produtividade da equipe e para o alcance de bons resultados.

Algumas estratégias de baixo custo podem ajudar no objetivo de aprender como melhorar o clima de uma empresa e criar boas relações entre a equipe.

É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo. Selecionamos uma série de dicas de como melhorar o clima organizacional.

Entretanto, antes de começar a implementar as estratégias abaixo, é ideal que a empresa faça uma pesquisa de clima organizacional. Saiba tudo sobre ela nesse eBook:

6 boas práticas de como melhorar o clima organizacional

1. Ofereça salário sob demanda

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

 

2. Crie um ambiente de confiança entre gerência e colaboradores

A ideia central é criar um ambiente de confiança para alcançar o máximo de envolvimento entre os funcionários da empresa.

Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é propondo reuniões entre gerentes e colaboradores.

Para isso, uma das rotinas mais importantes do RH é estabelecer um calendário de reuniões individuais entre gestores e funcionários, bem com fornecer uma agenda para o feedback desses encontros.

Além disso, atitudes diárias também são importantes para que haja confiança completa entre os líderes e seus liderados, por exemplo:

  • sinceridade e empatia dos gestores;
  • transparência dos gerentes de alto e médio escalão quando se dirigem às suas equipes;
  • integridade e coerência entre discursos e ações;
  • cumprimento dos objetivos e responsabilidades individuais.

Também é essencial ter boa capacidade de comunicação interpessoal para que as equipes de trabalho tenham as informações certas, evitando rumores ou falácias.

Tudo isso pode refletir em uma maior confiança entre todos da empresa.

Ficou interessado em ampliar seu conhecimento sobre técnicas para aproximar líderes e motivar colaboradores? Leia o artigo; Como melhorar a comunicação interna na empresa: 6 segredos eficientes”.

 

3. Permita que os funcionários se sintam valorizados

É preciso prestar atenção e assimilar o que os funcionários têm a dizer.

Quando um colaborador pede para reportar algo, é essencial não se distrair durante o diálogo ou leitura da mensagem.

A questão é que todas as ações diárias enviam sinais sobre as carências dos funcionários:

  • e-mails recebidos;
  • páginas de redes sociais e fóruns;
  • reuniões realizadas etc.

Um contato direto, ainda que seja em tempo reduzido, pode significar muito para quem anseia falar algo importante. Por isso, é muito útil aplicar a escuta ativa. Ou seja, repetir o que ouvimos, mas usando palavras diferentes e perguntando se o pensamento está correto.

Essa prática é uma das melhores ferramentas de como melhorar o clima organizacional e criar o sentimento de confiança desejado, bem como aumentar a motivação dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam valorizados.

Quando qualquer ação sugerida por um funcionário é implementada, é interessante divulgá-la entre todas as equipes. Isso incentivará outros profissionais a trazer sugestões para que também sejam aplicadas no devido tempo.

Adotar as ideias, permite que todos se sintam importantes e envolvidos com o bem-estar da empresa.

 

4. Proponha treinamentos e palestras de aperfeiçoamento

Outra forma eficaz de como melhorar o clima de uma empresa é criando um programa de treinamentos e capacitação para funcionários.

Por meio de cursos e atividades de treinamento, os colaboradores conseguem adquirir novos conhecimentos. Desta forma, podem estabelecer metas periódicas e desenvolver suas carreiras.

Funcionários que participam de treinamentos e conseguem otimizar as suas qualidades profissionais, tendem a obter maior envolvimento e engajamento com a empresa.

Além disso, o desejo de permanecer na organização por muito mais tempo também é despertado. Resultado: retenção de talentos e diminuição de turnover.

Com isso, os colaboradores trazem os objetivos coletivos para si, melhoram a autoestima e se satisfazem com as políticas administrativas da organização.

Isso tudo, logicamente, cria um ambiente organizacional saudável e mais produtivo.

 

5. Decore o espaço físico

Pode parecer algo simples, mas a decoração tem tudo a ver com escritórios produtivos. Ela influencia a produtividade e a motivação dos funcionários.

Adicione cor aos setores:

  • tons quentes, como vermelho e laranja, dão energia;
  • tons frios, como verde e azul, relaxam.

O melhor é ter uma combinação entre ambos e adornar as paredes com imagens criativas e inspiradoras, sempre de acordo com a identidade visual da empresa.

Uma ótima opção é colocar cartazes, nos quais a missão e a visão do negócio, sejam expressas de uma forma espontânea.

Também é aconselhável estabelecer paredes ou espaços para os membros da equipe compartilharem pensamentos ou simplesmente relaxar desenhando, por exemplo.

 

6. Fomente uma concorrência saudável

Um dos melhores métodos para trazer um ambiente produtivo e harmônico é parabenizar os funcionários da sua organização por meio de um sistema de recompensas.

Por exemplo, você pode aplicar alguns conceitos dentro da empresa e motivar os trabalhadores com prêmios à medida que atingirem os objetivos.

Esse sistema de recompensas pode ser combinado com um trabalho de gestão de desempenho. Isso promove uma competição saudável entre os profissionais, melhorando o clima organizacional e, consequentemente, o desempenho da equipe.

Leia também: 10 Dicas de Ouro para aumentar a produtividade em sua empresa

Mas, atenção: é de suma importância que a “competição” seja guiada por práticas profissionais e honestas. As regras e as metas devem ser claras em todos os momentos. O reconhecimento de conquistas implica em mais motivação, tanto para o vencedor quanto para os demais colaboradores.

 

7. Implemente projetos de responsabilidade social

É muito positivo transmitir para os funcionários e clientes a ideia de que a organização está integrada ao ambiente social ao qual pertence, contribuindo com as comunidades e o desenvolvimento cultural, econômico e ambiental da sociedade.

Para o colaborador, em particular, entender que o seu trabalho gera não apenas benefícios econômicos, mas também bem-estar para a sociedade, pode ser um fator importante para o clima organizacional.

Hoje, a responsabilidade social é um aspecto vital para a reputação de muitas empresas.

Ela pode significar um retorno sobre o investimento feito, aumentando a rentabilidade do negócio.

Se a ação social for administrada com eficácia, com certeza, os efeitos positivos serão compartilhados por todos.

Uma boa tática é adotar projetos sociais que alguns funcionários já façam parte e estender a ideia para outros profissionais interessados.

Assim, o esforço de implementação será menor e os promotores do projeto se sentirão valorizados. Por isso, a atividade voluntária é um ótimo caminho para exercício da empatia.

Concluindo

Gerar um clima organizacional favorável é uma das chaves para o correto funcionamento, progresso e alcance dos objetivos de uma organização.

Um bom ambiente contribui para uma maior produtividade dos departamentos e funcionários, e isso acaba refletindo na satisfação e fidelização de mais clientes.

Esperamos que as ideias de como melhorar o clima organizacional , que apresentamos neste artigo possam te ajudar a alcançar todos esses benefícios empresariais.

Gostou do conteúdo? Que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir o nosso texto sobre a cultura organizacional inovadora? Boa leitura!

Para fazer um acompanhamento ainda mais profissional de indicadores de RH e propor melhorias estratégicas, você pode contar com o auxílio da tecnologia.

A Xerpa é um software para RH, com um sistema que atua na otimização de processos como overview, admissão e demissão, contratação, holeries, controle de férias e mais. Além de ser uma forma de como melhorar a produtividade no trabalho, ainda reduz 30% dos custos do seu RH.

Conheças as demais funcionalidades do aplicativo e fale já com um especialista!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. muito util os itens abordados

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.