Treinamento e capacitação de funcionários: entenda o assunto!

Treinamento e capacitação de funcionários

O treinamento e capacitação de funcionários é uma prática adotada pela empresa para aumentar o desempenho da equipe e potencializar os resultados diários.

Neste artigo abordaremos a importância do treinamento e capacitação dos funcionários na busca por resultados além de dicas sobre como a empresa pode traçar uma estratégia para que essas formações sejam cada vez mais eficazes.  

A importância do treinamento e capacitação de funcionários

Competindo cada vez mais pelo melhor lugar no mercado de trabalho, as empresas buscam nas formações o caminho para potencializar seus resultados.

O mundo corporativo se mostra cada vez mais competitivo e as empresas tentam, a todo momento, traçar estratégias para reter talentos e manter seus profissionais engajados. Uma alternativa que sintetiza essa realidade é o treinamento e capacitação de funcionários.

A estratégia do treinamento de equipes não só mantém seus colaboradores mais eficientes na busca por resultados, como também os deixa mais dispostos e satisfeitos.

Quando uma empresa decide investir em treinamento e capacitação de funcionários, ela está apostando em si mesma. O resultado desse investimento, boa parte das vezes, é a criação de profissionais mais preparados para lutar pelos seus objetivos.

A margem de acerto ao planejar-se para capacitar seus funcionários é muito maior que a de erro. Aprender coisas novas nunca é demais, e quando o colaborador se sente valorizado, potenciamos seu ânimo e damos a ele a sensação de que sua carreira pode evoluir na empresa, ao reter esse talento.

Planejar estrategicamente o treinamento e capacitação de funcionários é o primeiro passo para alcançar o objetivo dessas formações. Porém, muitas empresas não sabem como se planejar ou quais caminhos seguir, mesmo com tantos exemplos disponíveis para treinar e capacitar seus colaboradores.

Agora que você entendeu a importância da capacitação profissional nas empresas, que tal aprender a planejar essas qualificações?

Faça um plano de capacitação de funcionários

Imagine que sua empresa ofereça cursos que não tenham a ver com o trabalho da companhia ou com a maioria das atividades de seus funcionários. Além de fazê-los perder tempo, existe a possibilidade de você também perder dinheiro, caso haja investimento financeiro.

Por esse motivo, é fundamental traçar um plano, onde cada formação tem um objetivo, e principalmente definir os temas para adequar aos perfis de cada um dos colaboradores. 

Todo treinamento e capacitação de funcionários precisa ter um objetivo, construído por um alinhamento entre gestor e profissional de RH. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para as corporações que desejam investir na carreira de seus colaboradores.

1. Conheça sua equipe e identifique os pontos fracos

Conhecer a equipe e as principais necessidades dos seus colaboradores é essencial para a eficácia do treinamento e capacitação de funcionários. Quando possíveis fraquezas e fragilidades são identificadas fica mais fácil planejar e definir a melhor formação.

Nesse cenário se torna mais do que essencial que os gestores e profissionais de RH consigam levar em consideração as individualidades de cada um dos seus colaboradores. Para alcançar essa realidade é necessário que a empresa esteja atenta ao desempenho dos seus profissionais.

Leia também: O que é gestão empresarial: 8 dicas e áreas estratégicas.

2. Potencialize as habilidades do colaborador

Potencializar as habilidades do seu colaborador, para realizar atividades específicas, pode ser um grande diferencial na conquista de resultados. Muitos colaboradores entram na empresa e tem apenas a formação teórica como base, quando na verdade precisam se capacitar na prática para o trabalho.

A maioria das corporações deveria adotar o treinamento e capacitação de funcionários como objeto essencial para a integração do empregado com a realidade da empresa. Quando o colaborador inicia suas atividades e, logo de início, recebe algum tipo de incentivo, ele tende a se motivar e a se engajar cada vez mais na execução do seu trabalho.

3. Seja o exemplo para sua equipe

Um erro muito comum e cometido entre as empresas é não envolver os gestores e líderes no treinamento e capacitação de funcionários. Muitas empresas ainda acreditam que essas formações são destinadas apenas a novos colaboradores ou em casos específicos para determinadas vagas.

Porém, quando os gestores participam do treinamento de equipes , existe a possibilidade de se criar um laço de confiança com a equipe.

Confúcio dizia: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”!

Colaboradores se sentem mais motivados e engajados quando percebem o interesse dos seus gestores e líderes pelas capacitações em que eles participam. Uma simples participação do superior é como se houvesse uma demonstração de que todos estão no mesmo caminho, na luta pelo mesmo objetivo.

Além disso, a equipe vê no gestor um exemplo de profissional que lidera e demonstra uma busca incessante por capacitações que o tornem melhor, estimulando os subordinados.

4. Acompanhe a tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada no treinamento e capacitação de funcionários. Atualmente, inúmeras formações podem ser oferecidas através de plataformas online, fato que gera aos colaboradores maior facilidade de acesso e menor investimento do que seria em cursos presenciais.

5. Conheça os tipos de treinamento

Existem inúmeras maneiras de realizar um treinamento e capacitação de funcionários. Selecionamos três tipos de treinamento que podem ajudá-lo a traçar uma estratégia para preparar ainda melhor os seus colaboradores para a busca diária por resultados.

Treinamentos presenciais

Esse é o método mais comum de treinamento e capacitação de funcionários. As empresas oferecem cursos em locais externos ou até dentro da própria empresa, sendo que o diferencial deste treinamento é a possibilidade de contato com o formador e os feedbacks constantes.

Leia também: Como fazer feedback com seus funcionários.

Treinamentos à distância

Cada vez mais comuns, os ensinos à distância, normalmente online, são realidade no plano de capacitação de funcionários das empresas. Normalmente se economiza tempo e dinheiro nesse tipo de treinamento, já que o colaborador pode estudar onde quiser, e em horários alternativos.

Treinamento na prática

Normalmente destinada à formação de habilidades específicas, o treinamento em serviço consiste no aprendizado na prática. Nesse tipo de treinamento e capacitação de funcionários o colaborador realiza, dentro da própria empresa, a execução de uma tarefa específica que será de sua responsabilidade futuramente.

A partir do momento em que você sabe como montar um plano de capacitação de funcionários, ponha em prática as dicas que disponibilizamos e beneficie tanto seus colaboradores quanto a empresa. 

Potencialize os resultados da sua empresa

Investir no treinamento e capacitação de funcionários nada mais é do que manter  a empresa e sua equipe em constante crescimento. Além de potencializar as habilidades dos colaboradores e corrigir as fraquezas dos times, a capacitação aumenta as chances de resultado.

Entretanto, de nada adianta oferecer o melhor curso, se ele for direcionado para o colaborador que não se encaixa com o treinamento ou workshop que você propôs.

O treinamento e capacitação de funcionários tende também a ser uma arma para engajar colaboradores e dar-lhes  um futuro plano de carreira. O colaborador que reconhece o investimento da empresa em sua carreira, tende a trabalhar mais disposto e motivado.

Agora te faço uma pergunta simples e objetiva: o investimento em cursos de qualificação é o único elemento levado em conta para contratação e promoção de colaboradores? A resposta é não! Quer saber o porquê? Saiba como promover um funcionário sem cometer erros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar