O que é gestão empresarial e como posso aplicá-la na minha empresa?

A gestão empresarial é um processo baseado em estratégias e ações que conduzem a empresa a medir resultados, mensurar os problemas, evitar as falhas e corrigir os erros.

Neste artigo abordaremos a importância da gestão empresarial diante do planejamento e das estratégias das empresas na busca por resultados. O conteúdo apresentará também vários tipos de gestão empresarial, para que você consiga escolher o que melhor se adequa a realidade da sua empresa.

 

A importância da Gestão Empresarial

Escolher um tipo de gestão, baseado no que mais se adequa a realidade da sua empresa, pode ser um grande diferencial para planejar estrategicamente os caminhos do resultado.

A gestão empresarial é um processo baseado em estratégias e ações que conduzem a empresa a medir resultados, mensurar os problemas, evitar as falhas e corrigir os erros. As ações e estratégias da gestão empresarial se baseiam em recursos humanos, financeiros e estruturais.

Em um mercado competitivo, as empresas que adotam um sistema de gestão empresarial garantem processos mais eficazes e conquistam melhores resultados. Uma empresa com projetos bem planejados consegue ser mais assertiva e consequentemente garante um futuro promissor.

A maioria dos gestores sonham com um planejamento perfeito, e sabem da necessidade de uma gestão empresarial. Apesar disso, muitas não adotam esse caminho de gerir seu negócio de maneira organizada e montam estratégias de forma equivocada.

A gestão empresarial precisa considerar aspectos humanos. Estratégias que envolvam colaboradores de forma direta, e logística que fazem a empresa funcionar, otimizando seus resultados. Porém, quando há um desalinhamento das áreas, a gestão empresarial é diretamente afetada.

Confira abaixo algumas dicas de como adotar a gestão empresarial e escolha o tipo que mais se adequa a realidade da sua empresa.

 

Conheça a realidade da sua empresa

Conhecer a realidade da sua empresa é um dos primeiros passos para uma boa gestão empresarial. Manter-se atento ao mercado e ao cenário em que ele se apresenta é uma forma de manter a agilidade na tomada de decisões, minimizando possíveis erros.

Estar ciente dos erros e acertos da sua empresa é uma forma de antever problemas mais graves e evitá-los. Se você consegue mensurar os limites da sua empresa, sua gestão empresarial pode se basear em estratégias mais assertivas e de maior qualidade.

 

O papel do líder

Empresas com bons líderes e gestores estão bem à frente das outras no mercado quando falamos sobre gestão empresarial. O colaborador é a pedra preciosa da empresa, é através do bom desempenho dele que a empresa alcançará bons resultados.

O líder é o grande responsável por manter seus colaboradores engajados e motivados. Isso só é possível, se o profissional tem em mãos a gestão empresarial como base para montar suas estratégias e modelos para influenciar positivamente seus colaboradores.

O gestor que consegue fazer com que sua equipe caminhe junto com ele, na luta pelos mesmos objetivos, está próximo de uma gestão empresarial perfeita. Se todos caminham e lutam juntos, os resultados tendem a ser alcançados com maior facilidade.

 

Conheça o mercado

A gestão empresarial permite que os gestores olhem além. Saber da realidade da sua empresa é fundamental, mas saber a realidade do mercado pode ser decisivo na expansão dos conhecimentos e automatização dos processos.

O mercado se atualiza diariamente com novas ferramentas e soluções. Por esse motivo, a empresa precisa estar ciente da importância de se manter atualizada com o que o mercado tem de melhor, para não ficar para trás.

Quando se adota um processo de gestão empresarial, os profissionais envolvidos nesse cenário, tem como missão avaliar o mercado e os concorrentes da sua empresa. Trazendo novidades e cada vez mais automatizando processos e aplicando soluções inovadoras constantemente na busca por resultados.

 

Mensure os perigos

Toda empresa está exposta aos perigos que o mercado oferece, porém, a gestão empresarial pode antever os riscos e oferecer caminhos para evitá-los. Se a sua empresa está bem estruturada em seu planejamento, todos os riscos em torno do negócio são minimizados.

Toda má gestão pode interferir diretamente a sua empresa nos resultados. A gestão empresarial permite que você tenha uma estrutura maior para mensurar os perigos, oferecendo maior segurança para desenvolver estratégias e criar soluções para os problemas.

Baseado em um controle total, a gestão empresarial aumenta o controle do gestor sobre o negócio e oferece projetos mais seguros e eficazes.

 

Automatize seus processos

Em um universo dominado pela tecnologia, muitas empresas já se utilizam de sistemas mais automatizados de gestão patrimonial. Com a ajuda de profissionais do setor de tecnologia, a empresa pode se adequar para optar por sistemas de hospedagem em nuvem, por exemplo.

Através de uma hospedagem na nuvem, o gestor tem acesso a informações sobre projetos e sobre a equipe de onde estiver. Assim, além de manter os arquivos em segurança, é possível ter maior agilidade e rapidez nas tomadas de decisão e no dinamismo com acesso a arquivos através de dispositivos móveis.

 

Mantenha um bom ambiente de trabalho

Um ponto decisivo na gestão empresarial e que precisa de atenção dos gestores é o do relacionamento entre os colaboradores e o bom ambiente de trabalho. Empresas que buscam maior eficácia em seus processos precisam obrigatoriamente de uma equipe que possui uma excelente comunicação e uma relação perfeita.

Imagina ter colaboradores que não se falam, ou líderes que estão o tempo todo tendo atritos com seus subordinados, o caminho dessa empresa é o fracasso. A gestão empresarial exige necessariamente um bom caminho de produção e execução de tarefas da equipe.

E nesse quesito de relacionamento entres os colaboradores, o líder pode ter papel decisivo, sempre buscando interações entre os colaboradores e mantendo todos dispostos a se ajudar. A criação de planos e estratégias para alcançar esse bom relacionamento da equipe faz parte da gestão empresarial.

 

Divulgue seu produto no mercado

Outro quesito de diferencial da gestão empresarial é o de divulgação dos serviços da empresa. Estratégias de divulgação da marca, através de um marketing apurado no mercado, pode fazer com que o seu negócio seja reconhecido no mercado.

Com a exposição da sua marca na mídia e uma boa gestão empresarial da sua empresa as chances de despertar o interesse do cliente aumentam consideravelmente. E a consequência dessa boa exposição de marca está intimamente ligada a conquista de resultados satisfatórios.

 

Mantenha as informações em dia

Atualmente as empresas recebem uma grande quantidade de informações de todos os lados e precisam gerir um grande número de processos diariamente. Quando se adota um processo de gestão empresarial é preciso ter uma visão ampla sobre o negócio. Processos administrativos, contábeis, balanços e perfis econômicos da empresa precisam de atenção e são de extrema importância para a gestão empresarial.

Mas como lembrar de tudo isso ao mesmo tempo? Registre todos os dados, nos mínimos detalhes. Qualquer informação sobre sua empresa é importante e você precisa guardá-la, já que pode precisar dela futuramente.

Quando a gestão empresarial oferece essa visão ampla do negócio, o gestor consegue potencializar os resultados da empresa. Esse caminho se dá principalmente, em função do gestor poder implantar estratégias em todos os setores para que os processos tenham maior precisão e caminhem rumo aos resultados.

 

Os tipos de gestão empresarial

Confira os principais tipos de gestão empresarial e escolha o que mais se adequa a realidade da sua empresa.  

 

Gestão Meritocrática

Esse processo de gestão patrimonial valoriza e reconhece o colaborador em função do seu desempenho e performance. Esse tipo de gestão costuma criar um ambiente competitivo entre os colaboradores, já que eles reconhecem que todo o crescimento dele na empresa está relacionado ao seu mérito.

 

Gestão Democrática

A gestão empresarial democrática ou participativa conta com um líder que dá maior abertura para que o colaborador tenha, de alguma forma, o poder de auxiliar os superiores na tomada de decisão. Diferente da gestão por méritos, aqui o foco é maior na equipe do que no individualismo.

 

Gestão Autoritária

Nesse tipo de gestão empresarial o gestor é o grande centro das atenções e é quem toma todas as decisões em projetos e estratégias. A gestão autoritária traz o perigo de oferecer um gestor que pouco se relaciona com seus colaboradores, deixando-os menos engajados e dispostos a seguir as decisões do superior.

Para construir uma boa gestão autoritária o gestor precisa conquistar a equipe mostrando saber o que está fazendo, sendo persuasivo com suas estratégias e firme nas decisões, arrastando os colaboradores pelo exemplo.

 

Cadeia de Valor

A gestão ligada a cadeia de valor engloba todo o processo da empresa, desde a relação com fornecedores até a entrega do produto final. A cadeia de valor foi criada pelo professor americano Michael Porter. O objetivo principal desse processo, dentro da gestão empresarial, é o criar valor e vantagem competitiva com base nas atividades oferecidas.

 

Ciclo de Inovação

Baseado em uma gestão empresarial com um processo de inovação, esse sistema aumenta a competitividade de mercado da empresa. Ou seja, quando uma empresa implanta um novo produto, serviço ou processo, ela está tomando um caminho de inovação.

Esse tipo de gestão busca avaliar o tempo gasto dentro desses processos para garantir a agilidade e competitividade da sua empresa no mercado. O ciclo de inovação se baseia em três pilares: Criação, implementação e capitalização.

 

Gestão de Excelência

A gestão empresarial através do modelo de excelência preza por estratégias, que tentam colocar a empresa em um caminho de excelência. Esse sistema se baseia no ciclo PDCL — Plan, Do, Check, Learn (Planejar, Executar, Verificar, Aprender).

 

Foco nos processos

Na gestão empresarial com foco em processos, as bases são as tarefas e execuções das mesmas por parte dos colaboradores. Há uma busca constante por melhorias e evoluções. Os detalhes são sempre considerados no processo e a escolha de um gestor que preze por esses mínimos ajustes é que faz toda a diferença nesse modelo de gestão.

 

Foco nos resultados

Nesse modelo de gestão empresarial o resultado é o que realmente importa, independente da estratégia adotada para alcançá-lo. Esse caminho é bastante adotado por empresas que precisam reverter rapidamente seu caminho de resultados.

 

Adote a gestão empresarial na sua empresa

A gestão empresarial precisa ser realidade dentro de todas as empresas. Gestor que não planeja seus projetos ou que não cria estratégias para alcançar resultados está levando sua empresa ao fracasso.

O mercado exige que as empresas adotem a gestão empresarial como diferencial nas tomadas de decisão, oferecendo caminhos mais assertivos. E para propor um caminho baseado na gestão empresarial, vários caminhos e estratégias podem ser adotados conforme citamos ao longo do artigo.

Manter uma gestão empresarial hoje é ter uma visão ampla do seu negócio. É saber lidar com os problemas e antevê-los antecipadamente. É uma forma de potencializar os resultados e aumentar o desempenho dos colaboradores.

 

E você em qual cenário de gestão empresarial sua empresa se encaixa? E quais métodos ela usa para manter os planejamentos e as estratégias em dia?

Quer saber mais como gerir sua empresa e maximizar o seus lucros? Acesse o artigo 5 estratégias poderosas para melhorar seus resultados clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *