7 dicas para integrar departamentos de uma empresa

Integrar os departamentos de uma empresa é a chave para criar um ambiente harmonioso entre funcionários de todos os setores.

Esse tipo de ação é essencial para criar um bom clima organizacional, aumentando a satisfação e a motivação dos profissionais. Além disso, as equipes se tornam mais produtivas, já que a integração torna as interações mais colaborativas e elimina ruídos de comunicação.

Considerando as vantagens citadas, evidencia-se que tal processo é fundamental para o sucesso de um negócio. Para ajudar você a aproveitar todos os benefícios que a integração de departamentos de uma empresa pode trazer, listamos, neste post, 7 excelentes dicas para fazê-la da melhor forma possível. Interessado? Confira a seguir!

Outro conteúdo que vale muito a pena dar uma conferida é a A integração de departamentos da empresa aumenta a produtividade? Nele, você entenderá a importância dessa prática para a empresa. Dê uma conferida após acompanhar as nossas dicas =)

 

Dicas para integrar departamentos de uma empresa

1. Estabeleça canais de comunicação eficientes

Em um ambiente integrado, é importante que todos os funcionários se sintam à vontade para expor opiniões, apontar problemas e dar sugestões de melhorias para o negócio. Para isso é necessário criar canais de comunicação eficientes entre líderes, subordinados e departamentos.

A melhor forma de atingir esse objetivo é elaborando um bom plano de comunicação interna. Mapeie as necessidades da organização e comece a utilizar veículos de mídia corporativa como intranet, newsletters, redes sociais internas e revistas, entre outros.

Esses canais são extremamente úteis para tornar o diálogo entre equipes mais dinâmico e menos burocrático. Realizar pesquisas internas com formulários anônimos também é uma ideia interessante.

Com esse método, todos os funcionários podem contribuir com novas ideias para ajudar a organização a crescer, sejam elas novos projetos, melhorias nos processos ou críticas construtivas. Dessa forma, o colaborador sente que sua opinião é valorizada pelos líderes, e a empresa evolui com a contribuição de todos.

 

2. Defina metas coletivas

A empresa deve definir objetivos abrangentes, direcionados a todos os colaboradores. É claro que cada área precisa ter suas metas específicas, mas é essencial haja diretrizes gerais compartilhadas com o quadro de funcionários inteiro.

Isso pode parecer óbvio, mas em muitas companhias a equipe possui uma mentalidade muito compartimentada, sem entender o negócio como um todo. Apenas com metas coletivas os profissionais da casa terão uma visão macro dos projetos e entenderão que todos ali estão trabalhando por um único propósito.

Esse pensamento estimulará uma maior integração e troca de experiências entre os departamentos, aumentando o senso de pertencimento dos funcionários e gerando excelentes resultados para a organização.

 

3. Realize eventos e dinâmicas em grupo

Criar programas de inovação e competições lúdicas entre equipes são ações que incentivam o pensamento em conjunto e o desenvolvimento de projetos colaborativos. Esse tipo de iniciativa traz ótimos resultados em duas frentes: no crescimento da empresa e na evolução profissional dos colaboradores.

É uma ótima forma de criar interação entre pessoas que normalmente não trabalham juntas. Outra vantagem é a diminuição do retrabalho: quanto mais mentes funcionam no projeto, maior é a precisão das tarefas.

Outra maneira de estimular o trabalho em equipe entre diferentes departamentos é a implementação de um sistema de crowdsourcing. Nessa prática, é usada uma plataforma colaborativa online para que todos os funcionários da empresa possam participar de determinados projetos.

Dessa forma, é possível obter visões diferenciadas e resultados inovadores nas demandas da organização.

 

4. Dissemine a cultura da empresa

A cultura organizacional é o DNA da empresa. É ela que define os propósitos e valores da instituição, assim como o código de conduta e processos de trabalho de seus funcionários. Disseminar esses ideais por meio de ações estruturadas é uma das tarefas mais importantes do RH na integração dos departamentos.

Quando esse trabalho é feito corretamente, a organização garante que todos trabalhem por um propósito comum, usando os mesmos métodos e a mesma essência de pensamento. Assim, a empresa cria uma identidade e uma unidade, o que gera o aumento do engajamento dos funcionários.

 

5. Implemente um software de gestão

Assim como nas ferramentas de comunicação, é importante contar com a tecnologia na hora de gerenciar os processos de administração e RH da empresa. Um bom software de gestão pode ajudar a otimizar a integração dos setores, já que permite a visualização da influência de cada departamento nos resultados do negócio.

Para adotar um sistema adequado, é preciso mapear as atribuições de cada área e os responsáveis por elas. Dessa forma, será possível reunir todas as informações sobre o grupo de funcionários em uma única plataforma, o que facilita a busca e cruzamento de informações primordiais.

 

6. Promova confraternizações

Promover festas e happy hours é de grande importância para melhorar o clima interno, amenizar disputas pessoais e criar vínculos entre os funcionários.

Apesar de muita gente enxergar esse tipo de medida como algo supérfluo, que só pode ser feito em tempos de resultados excepcionais, é fundamental que tais eventos aconteçam com regularidade.

A confraternização pode ocorrer de forma contextualizada e de acordo com o momento da empresa, mas jamais deve ser deixada de lado. Inclusive, em tempos de crise, pode funcionar como fator de motivação para as equipes de trabalho.

Além disso, o ambiente informal propicia condições para diversas trocas de experiências, estimulando a integração entre os departamentos.

 

7. Promova o job rotation

Job rotation é a prática na qual o funcionário passa por diversos departamentos da empresa, com o intuito de aprender diferentes atividades e ganhar uma visão geral do negócio. Geralmente, este método é usado para a formação de líderes, mas também é muito útil na integração dos departamentos da companhia.

Trata-se de uma excelente oportunidade para o colaborador interagir com pessoas de toda a organização, trocando experiências e sugerindo soluções para todo tipo de projeto. Além de desenvolver profissionalmente o funcionário em questão, a empresa também tem ganhos em termos de inovação e resultados qualitativos e quantitativos.

 

Chegamos ao fim das nossas dicas para integrar os departamentos de uma empresa! Com o conhecimento que você adquiriu neste post, com certeza conseguirá promover mais interação entre os setores da sua organização. Agora é hora de colocar tudo em prática e colher os resultados. Mãos à obra!

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