Carreira em RH: descubra o segredo dos profissionais de sucesso

À medida que crescem as oportunidades, também crescem os desafios na área de RH. Mais do que nunca, é preciso investir em autoaperfeiçoamento para alcançar o sucesso na carreira.

De alguns anos para cá, o universo empresarial vem revolucionando sua maneira de pensar as relações de trabalho. Princípios como clima organizacional, motivação e uma cultura empresarial baseada em valores são cada vez mais importantes.

Diante disso, os colaboradores são, cada dia mais, vistos como talentos indispensáveis para o alcance de melhores resultados a nível corporativo.

Essa tendência transformou completamente a forma como os profissionais de RH são vistos dentro da empresa. O trabalho do setor de Recursos Humanos passou da simples resolução de problemas burocráticos a um papel estratégico na gestão de pessoas.

No post de hoje, mostraremos como se destacar no mercado e construir uma carreira em RH bem-sucedida. Neste conteúdo, você descobrirá:

  • os motivos para investir nessa profissão;
  • os primeiros passos para o sucesso na carreira;
  • quais são as principais características do profissional da área;
  • alguns nomes inspiradores no mercado de RH.

Acompanhe a seguir:

 

Carreira em RH: por que investir

A entrada da geração Y no mercado de trabalho transformou completamente a forma com que as empresas lidam com seus colaboradores. Isso porque os novos profissionais têm um perfil mais dinâmico, criativo e destemido, buscando aperfeiçoamento contínuo e rápido crescimento na carreira.

Diante disso, as empresas se vêem cada vez mais impelidas a investir em novas maneiras de se relacionarem com seus colaboradores, fomentando o espírito de liderança e a autonomia.

Uma pesquisa feita em 2015 pela consultoria de RH LHH, dos Estados Unidos, revelou que mais da metade das empresas entrevistadas tinham projeções para aumentar os investimentos em aperfeiçoamento de lideranças no ano seguinte.

É nesse ponto que o time de RH entra em ação, dando às organizações as condições necessárias para investir em seus recursos humanos e gerir seus talentos da melhor maneira possível.

Essa nova tendência dentro da cultura empresarial faz com que cresça a cada dia a demanda por profissionais de RH qualificados, aquecendo o mercado de trabalho para quem atua na área.

A carreira em RH é ideal para quem gosta de lidar com desafios — afinal de contas, é exatamente essa a função do departamento pessoal dentro da empresa. Mas não pense que a função dos gestores de Recursos Humanos é apenas resolver problemas em momentos de adversidade.

O dia a dia de um profissional de Recursos Humanos envolve superar obstáculos e conflitos, sempre buscando soluções viáveis do ponto de vista empresarial e humano.

Esses profissionais têm função estratégica, atuado diretamente na manutenção do clima organizacional e da motivação dos times. São eles que garantem mais produtividade e bons resultados para o negócio, sem deixar de lado o bem-estar dos colaboradores.

 

Os primeiros passos para alcançar o sucesso

O diferencial para ser um profissional de Recursos Humanos bem-sucedido começa muito antes de entrar no mercado de trabalho. O primeiro passo que direcionará a sua carreira está na sua formação.

Algumas pessoas que atuam em RH são formadas em Psicologia ou Pedagogia — áreas que apresentam enorme contribuição para o setor. Mas, diante das habilidades exigidas hoje em dia pelas organizações, que envolvem processos gerenciais e empresariais, é preciso se tornar um especialista.

Por isso, uma graduação em Gestão em Recursos Humanos é a mais indicada. A melhor maneira de se preparar adequadamente para a profissão é escolhendo o curso certo e uma instituição de ensino de qualidade, além de se dedicar profundamente aos estudos.

Mas a teoria, apenas, não é suficiente: é preciso botar os seus conhecimentos em prática desde o início. Por essa razão, buscar estágios na área, além de fortalecer o seu currículo no futuro, também é uma forma de vivenciar a profissão e seus desafios.

Vale lembrar que o fim da graduação não significa o fim dos estudos para o profissional de Recursos Humanos. É importante investir constantemente no aprendizado e manter-se atualizado a respeito das inovações e tendências da área.

Cursos de especialização e MBAs voltados para Gestão de Pessoas e Projetos são muito indicados. Além das possibilidades de pós-graduação, é interessante participar de congressos, colóquios e outros eventos e cursos voltados para o aperfeiçoamento técnico.

 

As principais características do profissional de RH

Como em qualquer profissão, o sucesso na carreira de Recursos Humanos exige o desenvolvimento constante de algumas habilidades.

Mais do que em outras áreas, o especialista em RH precisa encontrar o equilíbrio entre sua aptidões técnicas e suas características de personalidade — a verdadeira chave para o sucesso!

Abaixo, listamos alguns dos principais talentos e competências necessárias para ser bem-sucedido em sua trajetória profissional:

 

Empatia

Gerir recursos humanos nada mais é do que gerir pessoas. E, como em qualquer outra profissão que lide diretamente com pessoas, ter empatia é essencial.

Estabelecer uma relação empática com todos as pessoas da empresa, dos diretores aos colaboradores, implica em desenvolver a habilidade de observar e ouvir o outro com atenção plena.

Dessa maneira, o profissional de RH conseguirá entender as necessidades por trás dos comportamentos e falas da equipe para, então, buscar maneiras de supri-las.

 

Visão global

Dentro da empresa, o profissional de RH também ocupa uma função de mediador, sempre buscando estratégias que alinhem as necessidades dos colaboradores aos objetivos do negócio.

Por essa razão, é preciso desenvolver uma visão global. Só assim é possível avaliar as situações mediante uma perspectiva ampla e completa, sem permitir que seus próprios julgamentos de valor interfiram na busca pelas soluções adequadas.

 

Habilidade com comunicação

Essa é uma das características mais importantes para o profissional que busca o sucesso na carreira em RH. Saber se comunicar de forma clara, objetiva e empática é indispensável no dia a dia de quem atua com a gestão de pessoas.

Vale lembrar que a boa comunicação vai além de habilidades verbais e escritas. A comunicação não-verbal, que inclui a postura profissional e a capacidade de escuta, também são atributos valiosos.

Desenvolver boa retórica também é desejável. Isso porque, muitas vezes, o profissional de RH precisará usar sua capacidade argumentativa para quebrar resistências e convencer os diretores da empresa ou os colaboradores sobre os benefícios de determinado projeto.

 

Alta qualificação

Como mostramos anteriormente, a formação acadêmica adequada é um investimento essencial para quem deseja trilhar um caminho de sucesso em Recursos Humanos.

Além do mais, o autoaperfeiçoamento constante é essencial, tanto por meio de cursos e eventos, quanto por meio de leituras e estudos individuais.

Atualmente, o domínio da língua inglesa é um requisito básico na maior parte das empresas. Portanto, dedicar-se ao aprendizado dessa (e de outras) línguas estrangeiras é um diferencial em seu currículo.

Além disso, dominar o inglês amplia suas possibilidades de estudo por meio de materiais e pesquisas que ainda não foram traduzidos para o português, contribuindo ainda mais para o seu desenvolvimento.

 

Pensamento estratégico

O dia a dia do profissional de RH baseia-se em encontrar soluções e elaborar planos de ação para cada contexto específico que envolve os recursos humanos da empresa.

Portanto, é preciso desenvolver a capacidade de raciocinar de maneira estratégica. Para isso, as habilidades citadas anteriormente, como empatia e visão global, são determinantes.

Unindo-as às capacidades analíticas e interpretativas, o profissional se torna capaz de desenvolver estratégias e soluções viáveis para os desafios da empresa.

 

Interpretação de dados

A capacidade analítica indispensável ao pensamento estratégico está diretamente relacionada à boa capacidade de interpretação de dados.

A análise de dados de vários tipos —  numéricos, comportamentais etc. — faz parte da rotina do time de Recursos Humanos e são uma importante ferramenta para uma atuação eficaz.

Atualmente, há inúmeras ferramentas tecnológicas que automatizam a coleta e a análise parcial desses dados. No entanto, cabe aos profissionais interpretá-los e usá-los para direcionar suas ações.

 

Afinidade com tecnologia

Está claro que o papel do profissional de RH transcende os aspectos burocráticos e exige cada vez mais de suas capacidades interpretativas, intelectuais e estratégicas. No entanto, isso não significa que a parte burocrática deixou de existir ou perdeu sua importância.

A boa notícia é que as inovações da tecnologia surgem para suprir essas necessidades, automatizando tarefas e permitindo ao time de RH redirecionar tempo e esforços para outros pontos importantes.

Por essa razão, nos dias de hoje, é indispensável saber manejar as ferramentas tecnológicas necessárias para a boa gestão, além de buscar constantemente conhecer novas soluções nesse sentido.

 

Foco em liderança

Uma pesquisa lançada no ano de 2017 pela empresa de consultoria organizacional Korn Ferry mostrou que a prioridade das empresas em relação ao setor de Recursos Humanos é o desenvolvimento e treinamento de lideranças.

Entre as mais de 300 empresas entrevistadas, 59% relataram o foco no aperfeiçoamento de seus líderes para os próximos anos. Isso é um indício de que o mercado está, cada vez mais, em busca de profissionais com capacidade para gerenciar processos e pessoas.

Portanto, para quem busca um diferencial na carreira em RH, vale a pena investir na área de treinamentos voltados para lideranças.

 

Espírito de equipe

O trabalho em equipe é um imperativo na atuação da equipe de RH. Muitas das estratégias elaboradas pelo RH levam em conta ações e recursos relacionados aos setores Financeiro e Contábil, Jurídico e também aos gestores e líderes que atuam diretamente com os colaboradores.

Portanto, é preciso atuar de maneira colaborativa com os outros setores e profissionais da empresa para chegar às melhores soluções e tomar decisões corretas.

 

3 profissionais de RH para te inspirar

Como você pode ver, nos dias de hoje, é preciso muito mais do que conhecimento de processos burocráticos para ter sucesso na carreira em RH.

Além de tudo o que mostramos no post de hoje, ainda há um fator a mais para te motivar a buscar o sucesso na carreira em RH: a inspiração!

A seguir, listamos três profissionais de Recursos Humanos cujas carreiras vão te inspirar:

 

1. Laszlo Bock

Laszlo Bock ganhou destaque no mercado por sua atuação nos Recursos Humanos da gigante Google. Laszlo dedicou-se ao trabalho na empresa por mais de dez anos, entre 2006 e 2016.

Toda a experiência adquirida em sua trajetória nesse período deu origem ao livro Work Rules!, eleito pelo The New York Times como um dos best-sellers do ano de 2015. Um sucesso entre o público e a crítica, o livro é recheado de insights interessantes para quem quer se aperfeiçoar na gestão de talentos.

Hoje em dia, Laszlo dirige sua própria empresa,  a Humu, voltada para a gestão e soluções em Recursos Humanos por meio da ciência e da tecnologia — e, como o próprio slogan diz, um pouquinho de amor!

 

2. Cláudia Danienne

Cláudia Danienne é formada em Psicologia, com especializações nas áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança e Inovação — essas duas últimas, pelas renomadas instituições Harvard e MIT.

Em 2016, Cláudia foi contemplada com o prêmio RH do Ano da América Latina por sua atuação como Diretora Executiva de Capital Humano no Grupo Amil.

De acordo com Cláudia, o segredo para uma gestão de talentos de sucesso está nas habilidades do RH em focar em colaboradores que apresentem inteligência emocional. Além de um perfil colaborativo aliado à capacidade multifuncional dentro da empresa.

Atualmente, ela é sócia e diretora da empresa Degoothi Consulting, que oferece consultoria estratégica em Gestão de Recursos Humanos.

 

3. Emília Telma Geron

A Magazine Luiza é conhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil quando o assunto é Recursos Humanos.

A rede oferece inúmeros incentivos aos seus colaboradores — de bolsas de estudo a prevenção de violência contra a mulher. O foco em gestão de pessoas diferencial é um dos pilares que sustentam o enorme crescimento da empresa.

Esse diferencial é fruto de muito trabalho do time de Recursos Humanos e se deve a um nome em especial: Emília Telma Geron. Liderando o RH da empresa desde 1985, Emília já recebeu o prêmio RH do Ano da América Latina em 2012.

 

De lá pra cá, a gestão de pessoas da empresa continua se aprimorando, tornando-se um verdadeiro exemplo para outras organizações no Brasil.

Construir uma carreira em RH é uma tarefa que exige dedicação e aprimoramento constante. O segredo está na união entre formação acadêmica e prática, sempre visando desenvolver as habilidades técnicas e aprimorar as características pessoais indispensáveis para uma atuação de sucesso.

 

Se você gostou do post de hoje, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse em primeira mão!

1 thought on “Carreira em RH: descubra o segredo dos profissionais de sucesso

  1. Cristiane de Souza Responder

    Adorei, sou profissional da área, e realmente falta muito dentro das empresas, principalmente princípios da Magazine Luisa. Lembrando que os profissionais, também precisam de cuidados, e lembrando que também são funcionários e precisam de respeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *