Comprovante de devolução da CTPS: uma segurança para a empresa. Baixe aqui!

Baixar Comprovante de Devolução da CTPS

Sempre que a empresa pega a Carteira de Trabalho de um funcionário, ela tem 48 horas para fazer as anotações necessárias e devolvê-la ao dono. Nesse momento, é muito importante ter o hábito de pedir que o funcionário assine um comprovante de que recebeu sua carteira de volta. Sabe por quê?

O Artigo 53 da CLT diz:

Art. 53 – A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para anotar e a retiver por mais de 48 (quarenta e oito) horas ficará sujeita à multa de valor igual à metade do salário-mínimo regional. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

O prazo de 48 horas fixado pela lei nunca deve ser ultrapassado. Por isso é tão importante pedir que o funcionário assine um comprovante de devolução quando receber a carteira de volta: dessa forma, a empresa prova que cumpriu o prazo, para se proteger da multa prevista na CLT e também de passivos trabalhistas. Afinal, na ausência de comprovantes, o funcionário pode alegar que o prazo não foi cumprido, ou até perder a carteira e culpar a empresa, o que pode gerar processos por danos morais.

Se a sua empresa ainda não pede que os funcionários assinem um termo de devolução da carteira de trabalho, é hora de começar! É uma prática simples que pode evitar problemas e prejuízos para a empresa.

Modelo de Comprovante de Devolução da CTPS

Aqui, temos um modelo de Comprovante de Devolução da CTPS. É só baixar, preencher com o nome da sua empresa e imprimir!

Clique abaixo para fazer o download:

Baixar Comprovante de Devolução da CTPS

 

Quer um Guia completo sobre anotações e regras da CTPS?

Para saber tudo sobre anotações e regras da CTPS, baixe o eBook: Carteira de Trabalho sem erros!

Clique abaixo para fazer o download:

 

 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *