Rotinas mais importantes do RH: conheça e saiba organizá-las

As rotinas mais importantes do RH são processos comuns da empresa que envolvem desde a parte burocrática até a estratégica. Saiba mais em nosso artigo.

Neste artigo apresentaremos as rotinas mais importantes do RH, mostrando como os processos e responsabilidades desse departamento podem ser decisivos nos resultados da empresa. Conheça quais as rotinas mais comuns desse setor e qual a influência na rotina dos colaboradores.

 

Quais são as rotinas mais importantes do RH

O profissional de RH, a cada dia que passa, tem um papel mais decisivo no planejamento estratégico das empresas. Um setor que antes tomava apenas conta da parte burocrática, atualmente é fundamental para a organização e funcionamento dos processos.

Mas, quais as rotinas mais importantes do RH na realidade das empresas? Quais as principais responsabilidades desse setor, que é fundamental para manter os colaboradores motivados e engajados?

Se a sua empresa está em bom funcionamento, muito se deve aos bons profissionais de RH que você tem. Processos de admissão, retenção de talentos, organização de capacitações e treinamentos são algumas das rotinas mais importante de RH.

Em muitas empresas inclusive, o RH assume até mais atribuições do que deveria. E, apesar de muitas empresas acreditarem que assim estão economizando, na verdade estão perdendo dinheiro.

Quando o RH tem como missão dar conta de muitas atividades, seus profissionais ficam totalmente sobrecarregados e não rendem o esperado.

As rotinas mais importantes do RH têm papel decisivo nos rumos da empresa. Por isso a dedicação dos profissionais precisa ser de 100%.

Preparamos as melhores dicas para você conseguir organizar esse departamento e principalmente saber quais são de fato as rotinas mais importantes do RH.

 

Realizar o processo de recrutamento

Uma as rotinas mais importantes do RH e que de fato vão construir a empresa é o processo de recrutamento. Departamento de RH que não contrata bem, não consegue fazer com que a empresa ande para frente, rumo aos resultados.

Um setor que seleciona mal, que faz más escolhas de profissionais tende a fazer a empresa perder desenvolvimento, evolução e principalmente dinheiro. Mas como melhorar esse processo? Com planejamento!

Quando os profissionais de RH conseguem planejar estrategicamente as contratações o índice de acerto é muito maior. E esse caminho passa pela boa construção da vaga, análise de perfil do candidato com as necessidades da sua empresa, entrevista pessoal, entre outros pontos.

Veja como planejar um Recrutamento e Seleção perfeito, baixe o nosso e-Book gratuito. Responda o formulário para recebê-lo:


Assuma as burocracias

Se acertar no recrutamento é fundamental, saber organizar a parte burocrática do processo admissional é tão importante quanto. Nesse caso tanto o planejamento estratégico, quanto a parte burocrática são algumas das rotinas mais importantes do RH.

Organizar o contrato, estar atento a exame admissional, assinatura de carteira, pagamentos e etc., são algumas dessas responsabilidades. É necessário que esses profissionais estejam sempre atentos às atualizações da lei da CLT e dos direitos dos colaboradores.

 

Crie um bom ambiente na empresa

Além de ter papel decisivo nas contratações uma das rotinas mais importantes do RH é o desafio de manter um bom ambiente na empresa.

Nesse caso, juntamente com os gestores, os profissionais desse departamento precisam conhecer seus colabores para saber o que os motiva.

Reconhecer as diferenças entre seus colaboradores é um fator decisivo para encontrar alternativas sobre o que poderia mantê-los engajados, retendo seus talentos.

Tentar construir dinâmicas, encontros de relacionamento, treinamentos, capacitações são algumas formas de motivar a equipe. Estimule o trabalho em equipe e deixe um canal aberto para ouvir novas ideias e opiniões diferentes.

Além disso, a construção de um plano de carreira, demonstrando uma valorização de cada um dos profissionais da empresa faz a diferença na retenção de talentos.

 

Tenha atenção ao processo demissional

Demitir um colaborador não é tarefa fácil, por isso, é uma das rotinas mais importantes do RH. Esse processo precisa sempre de uma atenção minuciosa deste departamento para que tudo seja realizado conforme a lei.

É necessário ficar atento a cada detalhe e saber diferenciar as rescisões em seus cinco tipos. Sem justa causa, com justa causa, pedido de demissão, rescisão indireta e rescisão por culpa recíproca.

Cada tipo tem sua particularidade na lei e o RH precisa estar sempre atualizado.  

 

Seja um canal de comunicação

O RH antes de tudo é um canal de comunicação entre os colaboradores e a empresa, mas para exercer essa função é preciso saber ouvir.

Uma das rotinas mais importantes do RH é a de saber tratar seus funcionários igualmente, respeitando as diferenças pessoais e profissionais.

Para conseguir ouvir é preciso primeiramente estar aberto para diferentes opiniões e visões. Sem dúvida sua empresa possui profissionais distintos, que têm metas, objetivos e sonhos (profissionais e pessoais) diferentes.

Por mais divergentes que sejam as opiniões de seus colaboradores em relações às suas, respeite-as e tente mostrar-se interessado, como um representante das suas ideias. Se o seu colaborador não tem voz com os superiores, você precisa ser esse canal para ele.

Quando um colaborador se sente ouvido ele tende a trabalhar mais motivado e engajado com os objetivos da empresa.

 

Controle o tempo de trabalho do colaborador

Mensurar as horas trabalhadas, seja de forma manual ou automatizada é uma maneira de minimizar as chances da empresa com possíveis processos trabalhistas. A lei obriga que as empresas com mais de 10 funcionários precisam controlar o horário de trabalho.

É possível adotar opções como ponto eletrônico, cartão manual ou livro de ponto. Essa é uma das rotinas mais importantes do RH, pois influenciam completamente no controle de pagamentos (hora extra e benefícios) e na mensuração de desempenho dos colaboradores.  

 

Organize sua folha de pagamento

A folha de pagamento é a remuneração paga aos colaboradores diária, semanal, quinzenal e mensal.

Como uma das rotinas mais importantes do RH, esse processo requer detalhadamente a inclusão de tudo que o colaborador tem direito como salário, benefícios e bonificações.

A folha de pagamento tem fins contábeis, fiscais e operacionais, portanto são de grande importância para a rotina trabalhista da empresa. Um erro pode acarretar em prejuízos com ações trabalhista e perdas financeiras.

 

As rotinas mais importantes do RH influenciam nos resultados

As rotinas mais importantes do RH têm papel fundamental e decisivo na realidade das empresas. Com uma rotina que implica atividades que vão de planejamento estratégico a questões burocráticas, esses processos influenciam completamente nos resultados.

E cada uma dessas rotinas tem completa influência no desempenho dos colaboradores e também na conquista de resultados. Quanto mais eficiente e efetivo for o RH da sua empresa, mais fácil será organizar os seus processos.

O departamento de RH é fundamental a sua empresa, mas é essencial que ele tenha tempo para assumir suas verdadeiras responsabilidades.

Querer determinar o RH como o “faz tudo da empresa” é um erro comum e pode sobrecarregá-lo, influenciando todas as rotinas da organização.

 

Quer mudar as rotinas do RH da sua empresa? Conheça a ferramenta de automatização da Xerpa e automatize seus processos, acesse: www.xerpa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *