O que é Departamento Pessoal?

Departamento pessoal é um setor integrante da estrutura organizacional de uma empresa. Ele é responsável por assuntos referentes aos funcionários, garantindo que as empresas estejam de acordo com as leis e ainda que tenham colaboradores satisfeitos, o que consequentemente gera mais lucros para a empresa.

Os profissionais dessa área têm a responsabilidade de que a empresa esteja agindo de acordo com as leis trabalhistas e previdenciária para que não existam possíveis processos trabalhistas para a organização e que a mesma esteja cumprindo as exigências do governo.

Engana-se quem acha que o Departamento Pessoal tem as mesmas funções e responsabilidades com o setor de Recursos Humanos, este último, tem como papel fundamental fazer a seleção de colaboradores aptos para um determinado cargo.

Eles também são responsáveis por promover treinamentos para os funcionários e informar quanto as políticas da empresa e fazer recompensação dos mesmos.

O DP tem a responsabilidade de gerenciar uma série de questões burocráticas relacionadas aos colaboradores. Este, é um departamento que exige muita disciplina, organização e profissionais capacitados, já que o setor tem uma grande responsabilidade de gerenciar um número grande de papéis relacionados a contratos, rescisões, folhas de ponto e outros.

Seja qual for o tamanho da empresa, sempre existem muitos documentos relacionados aos seus colaboradores e muitas questões para serem acompanhados, por isso, é tão importante ter um setor especializado para trabalhar com esses materiais.

Este departamento também o responsável por intermediar o contato da empresa com vários órgãos públicos, fazendo o trabalho de emissão de guias e declarações que são muito importantes para que a situação da companhia se mantenha regularizada.

 

Entenda mais detalhadamente as funções do Departamento Pessoal:

– Representação da empresa junto aos órgãos oficiais:

O DP é responsável por toda rotina fiscal relacionada aos funcionários. Eles emitem e gerenciam documentos como o Guia da Previdência, FGTS, declarações de CIPA e outros registros e informações junto aos Sindicatos, Justiça do Trabalho e outros garantindo que a empresa esteja em situação regular no que diz respeito aos seus funcionários.

 

– Documentação dos funcionários:

No momento em que o funcionário entra na empresa ele assina um contrato e sua carteira de trabalho é assinada. Todo esse mecanismo burocrático e feito pelo Departamento Pessoal. Durante toda a trajetória desse funcionário o setor estará envolvido como, por exemplo, no acampamento de frequências, cumprimento da jornada de trabalho, banco de horas e horas extras também são admiradas pelo Departamento Pessoal, assegurando que a empresa e os seus colaboradores estejam agindo de forma regular. Isso evita possíveis problemas ou fraudes com remuneração.

 

– Folha de Pagamento

Salários, benefícios, taxas, impostos, décimo terceiro, contribuições são algumas das questões que estão relacionadas as folhas de pagamentos dos funcionados. Garantir que a empresa esteja fazendo tudo conforme as leis, gerenciar que os cálculos estejam sendo feitos da forma correta, garantir que os profissionais tenham os seus direitos assegurados e que o desconto feito sobre a remuneração esteja adequado às normas e dentro do que foi definido em contrato também é papel do Departamento Pessoal.

 

– Licenças e férias

Licenças, atestados, afastamentos e acidentes de trabalho também são administrados pelo Departamento Pessoal que recebe esses arquivos, integra com a folha de pagamento e administra o contato com órgãos públicos. Uma outra função é acompanhar as férias dos funcionários documento os registros necessários e tendo o controle de quando cada funcionário deve sair e se os períodos estipulados estão sendo cumpridos.

Por fim, podemos entender como é importante ter um bom Departamento Pessoal dentro de uma empresa. Investir em um setor de qualidade e com bons funcionários é garantir que corporação tenha melhorias constantes em gestão de pessoas, conformidade com as leis e nos recebíveis.

 

Faça as Gestão do seu Departamento Pessoal ser mais fácil com a Xerpa.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *