O recrutamento e seleção é o conjunto de processos adotado pelas empresas para atrair os melhores profissionais do mercado e também reter os talentos.

Um dos principais papéis do RH dentro de uma empresa é selecionar os melhores profissionais no mercado para preencher vagas em aberto. Isso, é claro, de forma rápida e eficiente, com a menor margem de erro possível.

 

O Recrutamento e Seleção no futuro da empresa

Recrutamento e seleção é o conjunto de ferramentas que influenciam nos processos da empresa para selecionar profissionais e atrair talentos.

Até o final da década de 90, o RH era visto como o local onde os funcionários buscavam  e tratavam de questões burocráticas.

Porém, com o acirramento da competição entre as empresas, os RHs passaram a ser considerados essenciais para o sucesso das organizações

O sucesso e o fracasso organizacional são influenciados diretamente pela qualidade dos profissionais que trabalham para a empresa. Por sua vez, a expertise do setor de recursos humanos (RH) em fazer o recrutamento e a seleção é decisivo.

 

Diferença entre Recrutamento e Seleção

Diferente do que muitas pessoas pensam, recrutamento e seleção não são a mesma coisa ou sinônimos para “escolha de novos profissionais”.

 

Recrutamento

De uma forma simples, podemos dizer que o recrutamento é a etapa inicial de busca de candidatos para a vaga. Momento em que os RHs anunciam e tentam atrair pessoas colhendo informações sobre os candidatos à vaga.

 

Seleção

Já a seleção é a etapa que exige uma análise mais aprofundada e detalhada sobre os conhecimentos, experiências e habilidades dos possíveis futuros colaboradores.

 

Processos essenciais para o RH

Recrutamento e seleção fazem parte das atividades dos RHs de empresas que buscam ver seu quadro de funcionários preenchido por profissionais. Buscando sempre encontrar os mais criativos, comprometidos e competentes do mercado.

O avanço nas técnicas e processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais exigentes e focados em atrair novos talentos.

Além de acertar na escolha do profissional, isso acaba poupando tempo em novas contratações e diminuindo o turnover.

 

Como otimizar e melhorar o processo de recrutamento e seleção?

É atribuição dos setores de RH adotar medidas de seleção mais assertivas para a escolha de colaboradores, coordenadores e líderes. Saber contratar o perfil correto e identificar qual função corresponda às suas habilidades é o grande desafio dos recrutadores.

Ao procurar candidatos para uma vaga, o setor de RH precisa avaliar onde e como vai anunciar essa oportunidade de emprego.

Essas duas questões são básicas, mas muito relevantes quando o objetivo é fazer a seleção do profissional correto, otimizar processos e diminuir taxa de turnover. Seja criterioso e dê informações sobre os requisitos básicos e indispensáveis da vaga.

Por isso, não basta anunciar a vaga. Quanto mais criterioso for o seu anúncio, com informações sobre experiência, cursos e conhecimentos desejados, melhor será o filtro de candidatos. E, por sua vez, as chances fazer a seleção do melhor perfil profissional

Além disso, a capacitação dos recrutadores é tão importante quanto a de qualquer outro setor da empresa.

Manter um RH estratégico é trabalhar conceitos e sempre promover debates e reflexões. Discuta com sua equipe a eficiência dos processos, atualização de ferramentas, gestão financeira e tendências de mercado.

 

Principais técnicas de Recrutamento e Seleção

Para ajudar nessa missão, reunimos neste post as 8 principais técnicas de recrutamento e seleção usadas atualmente.

Você aprenderá como melhorar seus resultados desde a busca por candidatos até o momento de decidir quem é o melhor deles. Confira a seguir!

Antes de conferir as principais técnicas, veja como planejar e fazer um Processo de Recrutamento e Seleção perfeito! Baixe o eBook, é gratis:


1. Encontre candidatos no LinkedIn

Uma das técnicas de recrutamento e seleção mais comuns consiste em anunciar a posição em aberto em um site de vagas. Depois disso, são escolhidos os candidatos mais promissores entre centenas de currículos recebidos.

Porém, além de trabalhoso, esse método nem sempre é eficaz, já que não há garantia de que os melhores profissionais ficarão sabendo da oportunidade.

A boa notícia é que hoje em dia as redes sociais podem auxiliar nesse processo. A mais indicada é o LinkedIn, que existe especificamente para conectar pessoas a empresas e colegas de profissão.

Segundo estimativas, cerca de 90% dos profissionais de nível superior utilizam a ferramenta. Ou seja, é um ótimo meio de selecionar os candidatos mais qualificados sem precisar fazer uma extensa triagem de currículos.

 

2. Busque indicações

Outra maneira de encontrar bons profissionais sem precisar divulgar a vaga na internet é buscando indicações dentro da empresa.

Afinal, pessoas que já estão familiarizadas com o ambiente da organização e com as atribuições do cargo são as melhores para recomendar alguém que se encaixe nas características desejadas pela vaga.

No entanto, não é só porque um candidato foi indicado que ele necessariamente deve ser contratado. Caso o RH não avalie positivamente o perfil do profissional, o melhor a se fazer é abrir um processo seletivo completo ou recorrer ao recrutamento interno.

 

3. Invista em softwares de análise comportamental

Conhecer bem o perfil do candidato é fundamental na hora de fechar uma contratação. Por isso, softwares de análise comportamental estão entre as técnicas de recrutamento e seleção mais modernas e úteis da atualidade.

Por meio de gráficos e relatórios detalhados, o RH pode verificar as experiências do profissional, avaliar se suas atitudes estão alinhadas com o cargo e estimar sua capacidade de atingir os objetivos propostos.

É um investimento que vale a pena, pois diminui a margem de erro na hora de contratar, gerando redução de custos.

 

4. Aplique testes nos candidatos

Há dois tipos de testes que podem ser aplicados em um candidato dentro de um processo seletivo: o teste psicológico e o teste de conhecimentos.

Os testes psicológicos são feitos por psicólogos e clínicas especializadas, e servem para analisar aptidões como raciocino lógico, saúde mental, inteligência, controle emocional e personalidade.

Existem também versões online dessas avaliações. Nelas, a metodologia aplicada é a mesma, mas de forma simplificada e adequada ao contexto organizacional.

Já os testes de conhecimentos são aplicados quando a empresa procura por um profissional com bastante experiência ou habilidades muito específicas. Existem em muitas versões, tanto teóricas quanto práticas, e oferecem ao avaliador uma visão muito clara do desempenho do candidato nas competências desejadas.

 

5. Proponha dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são uma ótima maneira de observar como os candidatos interagem com outras pessoas. Nelas, os profissionais são desafiados a tomar decisões considerando situações específicas e seus próprios valores pessoais.

Inevitavelmente, os participantes repetem nas atividades atitudes que costumam ter no dia a dia, o que é muito importante para avaliar o perfil de cada um. Além disso, é uma forma de tirar os candidatos da zona de conforto, por meio de elementos surpresa ou momentos lúdicos.

Vale destacar que é importante sempre escolher dinâmicas que respeitem as individualidades de cada candidato, evitando constrangimentos desnecessários.

 

6. Faça boas entrevistas

Apesar do grande número de novas técnicas de recrutamento e seleção disponíveis, a entrevista continua sendo a principal ferramenta para conhecer um candidato e minimizar as chances de contratar alguém não qualificado.

Ela pode ter vários formatos, como em grupo, padronizada ou por competência, entre outros. Geralmente, a última etapa de um processo seletivo consiste em uma entrevista individual com o gestor da vaga, que é quem toma a decisão final.

Uma boa dica é aproveitar ferramentas como Skype ou Google Hangouts para realizar entrevistas online nas primeiras fases de um processo de seleção. Assim, a empresa e os candidatos economizam tempo e reduzem custos de infraestrutura e deslocamentos. Nas etapas finais, o mais indicado é que as entrevistas sejam presenciais.

 

7. Defina a cultura da empresa

Existem muitos casos de funcionários com currículos impecáveis que são contratados e rendem abaixo do esperado, ou até mesmo decidem sair da empresa em pouquíssimo tempo. Isso acontece porque o profissional não se identificou com a cultura da organização.

Mas o que é isso? A cultura envolve os valores da empresa, o modo como os gestores atuam e o dia a dia no ambiente de trabalho.

As metas são conservadoras ou voltadas para inovação? Qual a missão da empresa na sociedade? Os processos são rígidos ou flexíveis? Há programas de incentivo? Essas e outras questões são fundamentais para definir se o profissional é ou não compatível com a cultura organizacional.

É preciso ter esse conceito bem definido e deixá-lo claro para os candidatos durante as entrevistas. Isso aumenta as chances de o funcionário contratado permanecer na empresa por bastante tempo.

Com menos rotatividade, o andamento de projetos de longo prazo não fica prejudicado, e os custos da organização com processos de recrutamento são muito menores.

 

8. Adapte o candidato à dinâmica de trabalho

A montadora norte-americana Tesla aplica em seus processos seletivos uma ideia inovadora e muito interessante. Em vez de entrevistas em grupo, testes ou dinâmicas, o candidato é convidado a passar um dia inteiro de trabalho com a equipe.

Nessa avaliação, o candidato executa tarefas cotidianas do dia a dia da vaga e responde perguntas sobre o negócio da empresa.

O método traz benefícios para os dois lados. O gestor pode avaliar o desempenho do profissional na prática, e o candidato verifica pessoalmente quais são as condições de trabalho da empresa e o que será esperado dele no cargo. A chance de acerto aumenta consideravelmente!

A aplicação, é claro, não precisa ser tão radical. A ideia pode ser adaptada de acordo com o tamanho, condições e disponibilidade da empresa.

 

A tecnologia a seu favor

Atualmente, a tecnologia tem sido uma grande aliada para dar celeridade ao processo de recrutamento e seleção. Como, por exemplo, para aplicar provas, testes e até mesmo para realizar entrevista.  

Muitas empresas já utilizam softwares de vídeo para fazer parte do processo de seleção desclassificando candidatos que se mostram fora dos critérios estabelecidos para o cargo.

Softwares de recrutamento e seleção são ótimas soluções para deixar as etapas dos processos mais inteligentes, reduzir custos e economizar tempo.

Algumas opções disponíveis no mercado permitem aos gestores avisarem de forma automática ao RH sobre a necessidade de uma nova contratação.

Essas ferramentas divulgam a vaga para sites de busca de emprego, permitem fazer uma triagem de currículos e ajudam a registrar e a organizar as avaliações.

Além de mensurar resultados de testes e ainda servem como plataforma de recebimento de documentos dos novos contratados.

 

Banco de dados e mural de vagas

Se não for possível a um software de recrutamento e seleção, proponha para a chefia a elaboração de um mural de vagas online no site da empresa.

Dessa forma, você cria um banco de dados próprio e minimiza o tempo de procura ativa. Assim é possível  aumentar as chances de encontrar um currículo com as habilidades e experiência que você procura.

Para fazer um filtro ainda maior nos currículos cadastrados nessa parte do site, formule um questionário de pré-avaliação com perguntas que ajudem o RH a se preparar. Isso ajuda na hora de separar, organizar ou dispensar currículos.

Na entrevista, tente manter dois focos na hora de entrevistar um candidato: as experiências anteriores (onde, quando, como e com o que trabalhou) e competências.

Além da parte da entrevista, é essencial fazer testes e/ou dinâmicas de grupo para observar o candidato em ação. Proponha testes e provas de acordo com as aptidões que serão exigidas do profissional em sua futura atividade laboral.

Por exemplo: uma redação, se ele for trabalhar diretamente com isso. Uma apresentação, oral se for trabalhar com o público. Uma dinâmica de grupo, se o trabalho em equipe for essencial para o trabalho a ser executado.

 

Responsabilidades e habilidades do Recrutador

O profissional que atua como recrutador precisa antes de mais nada conhecer bem a empresa para quem está recrutando.

Ter absorvido a cultura organizacional da empresa, estar alinhado com gestores de cada setor, conhecer os departamentos e suas atribuições facilitam o processo. Assim aumentam  as chances de acerto na contratação.

Também é importante que o recrutador, antes de mais nada, domine o organograma, e sempre trabalhe alinhado com o requisitante da vaga.

Assim, ele saberá traçar exatamente como deve ser o perfil profissional de quem vai ocupar a vaga estipulando conhecimentos técnicos, experiências, competências etc.

 

Como saber se o RH está acertando nos processos de recrutamento e seleção?

Muitas organizações, e gestores também, cobram de seus RHs o preenchimento rápido dos cargos em aberto. Porém, sempre é preciso considerar a qualidade dessas contratações uma vez que “escolher errado” atrapalha mais a empresa do que ter uma vaga em aberto.

O índice de turnover é um dos primeiros aspectos avaliados para saber se os processos de recrutamento e seleção estão adequados ou equivocados. Um turnover elevado, em geral, demonstra que há erros na contratação porque mostra que aqueles profissionais não eram as opções mais indicadas.

Os setores de RH devem ficar atentos também a indicadores quantitativos e qualitativos. Confira alguns:

  • Turnover: rotatividade medida pelo número de admissões e demissões;
  • Turnover voluntário: rotatividade medida pela quantidade de pedidos de demissões;
  • Taxa de sucessão: mensuração do índice de talentos “bookados” na linha sucessória das lideranças;
  • Taxa de demissão de contratações recentes: mensuração de quantas contratações recentes não perduraram na empresa;
  • Taxa de atratibilidade: volume de candidaturas para as vagas anunciadas;
  • Time to hire (TTH): tempo entre o início e conclusão do processo de contratação;
  • Personal cost (PECO): total dos custos relacionados às pessoas X faturamento.

 

Recrutamento e seleção no caminho dos resultados

Um bom processo de recrutamento e seleção é o que diferencia a empresa em um mercado que está cada vez mais competitivo.

Escolher o profissional certo, através de um planejamento estratégico nas contratações, pode levar sua empresa ao caminhos dos resultados. Mas para acertar no processo de recrutamento e seleção o setor de RH e os gestores precisam se organizar.

Essa organização e planejamento passa desde a escolha dos perfis, seleção de currículos, automatização dos processos e contratação. Porém, se o setor de RH e os gestores não tem uma rotina de planejamento para o recrutamento e seleção aumentam as chances de erro.

Com base no nosso conteúdo reflita sobre onde a sua empresa vem errando no recrutamento e seleção. Coloque como meta principal atrair os melhores profissionais do mercado e encontrar estratégias para reter esses talentos.

Quer saber mais sobre recrutamento e seleção e a retenção de talentos? Leia o nosso artigo “Confira 12 dicas para reter os talentos da sua empresa!”, clicando aqui.