Atrair talentos: conheça alguns segredos para obter sucesso

Atrair talentos é o grande desafio das empresas no mercado atual, porém isso exige planejamento e ações concretas. Conheça algumas dicas em nosso artigo.

Neste artigo falaremos sobre qual o papel da empresa para conseguir atrair talentos e retê-los. Apresentaremos algumas dicas para os gestores e o setor de RH seguirem, e, que poderão fazer a diferença para motivar e engajar seus profissionais.

 

A importância de atrair talentos para a empresa

Existe uma realidade comum a todas as empresas e que faz da gestão de pessoas uma peça fundamental: conseguir atrair talentos e retê-los.

O funcionamento da empresa só se realiza a partir do empenho, da força de trabalho e do capital intelectual de seus colaboradores. Ou seja, o sucesso e o fracasso organizacional depende diretamente da qualidade e engajamento dos seus talentos.

Atrair talentos e conseguir geri-los faz parte da estratégia do setor de RH das empresas que querem ter um time formado por profissionais mais engajados e motivados.

O avanço nas técnicas e processos de seleção cada vez mais exigentes são resultados de uma necessidade competitiva entre as organizações para atrair talentos no mercado.

Preparamos algumas dicas de planejamento e estratégia que podem ajudar sua empresa a atrair talentos e retê-los.

 

Agora que você entende a importância de atrair talentos, é necessário que você também saiba retê-los. Baixe o nosso Guia Retenção de Talentos. É gratis, responda o formulário e receba:


A valorização dos talentos

Os funcionários não deixam o emprego apenas por remunerações maiores, mas por verem frustrados seus planos e expectativas de melhoria de vida. Sendo assim, é importante que acompanhe de perto o desenvolvimento e os projetos profissionais dos seus colaboradores.

Atrair talentos não é tarefa fácil, por isso as empresas precisam criar boas estratégias para que os profissionais se sintam valorizados e parte importante dos objetivos da empresa. Elogie quando possível, agradeça pelo trabalho feito e mantenha um diálogo aberto.

 

Construa um bom ambiente profissional

Crie um ambiente produtivo e estimulante para sua equipe. Um ambiente saudável estimula os trabalhadores a inovarem e serem mais produtivos no trabalho. Quando uma equipe mantém um diálogo franco e justo entre si, todos se veem mais dispostos e engajados.

Mas existe alguma forma de reconhecer se o ambiente da minha empresa é bom ou não?

Alguns sinais aparentes conseguem determinar e separar um ambiente bom de um ruim. Abaixo separamos alguns itens importantes:

  • Avalie se seus funcionários trabalham bem em equipe;
  • Mensure os resultados individuais para saber o quanto seu colaborador está motivado e envolvido nos processos;
  • Há respeito entre colaborador e gestor? Seu colaborador aceita críticas e acata algumas mudanças para melhorar seu desempenho? Se não há respeito de ambos os lados, toda a equipe pode ser afetada negativamente.

Conhecer a personalidade, as expectativas e o perfil de cada um dos seus colaboradores também pode ser uma forma de criar um ambiente benéfico para todos.

 

Abra oportunidades para os colaboradores

Uma estratégia decisiva para atrair talentos e retê-los é conseguir criar bons incentivos, principalmente com um bom plano de carreira. Para isso, é necessário que gestores e profissionais de RH tenham claramente uma estratégia de evolução profissional.

Avaliar as metas, o desempenho e o tempo de serviço podem ser grandes diferenciais nesse processo de avaliação.

Quando o colaborador sabe o que precisa fazer para crescer na empresa, quais objetivos ele precisa executar para alcançar uma promoção, ele se vê mais engajado e motivado.  

 

Passe uma boa imagem no mercado

Com certeza você já ouviu a frase de que “imagem é tudo”. Embora saibamos que imagem não é tudo, afinal uma empresa precisa ser o que diz que é, a imagem de uma organização é de fato muito importante. Tanto quando pensamos em mercado, quanto para atrair talentos.

Se o seu propósito é atrair talentos, os melhores profissionais do mercado, a sua empresa precisa ser atrativa para essas pessoas. Ela precisa instigar as pessoas a quererem fazer parte desse time.

Nesse caso, um trabalho com o marketing da organização pode ser de grande validade. Por meio de pesquisas de mercado ou internas é possível descobrir como ela é vista no mercado e se os profissionais desejam trabalhar nela.

Após esse mapeamento é hora de ressaltar as qualidades/benefícios que a sua empresa possui. Para assim, trabalhar no que ainda está muito distante daquilo que é valorizado pelos profissionais que você quer atrair.

 

Crie estratégias para atrair talentos no r&s

As empresas têm à disposição algumas ferramentas para atrair talentos. Selecionamos algumas opções para você aplicar na rotina da sua empresa na tentativa de encontrar os melhores profissionais no mercado.

 

Desenvolva um mural de vagas online

Uma parte do site da sua empresa pode funcionar como mural de anúncio de vagas em aberto. Dessa forma, você cria um banco de dados e minimiza o tempo de procura ativa por sua parte.

 

Monte um questionário pré-avaliação de currículo

Coloque um questionário nessa área de “Trabalhe conosco” com perguntas que ajudem o RH a separar, organizar ou dispensar currículos.

 

Seja criterioso com o recrutamento

O trabalho de recrutamento precisa sempre ter um foco bem definido para aumentar as chances de se escolher o candidato ideal para o cargo.

Para isso, não basta anunciar a vaga. Quanto mais criterioso for o seu anúncio, mais assertiva e focada será a sua seleção. Informações sobre experiência necessária, cursos e conhecimentos desejados para o cargo ajudam a fazer um bom filtro de candidatos.

 

Mantenha o seu banco de dados atualizado

É comum o RH receber alguns currículos muito bons, mas não serem o foco da seleção no momento ou não estarem totalmente dentro dos requisitos para a vaga em aberto.

Saiba que manter contato com esses profissionais também é uma forma de atrair talentos uma vez que você mantém aberta uma possível relação de trabalho em um futuro próximo.

Uma forma de manter contato é enviar para esses e-mails newsletters com novidades sobre a empresa, prêmios, criação de novos produtos etc.

 

Atenção na entrevista

Tente manter dois focos na hora de entrevistar um candidato: as experiências anteriores (onde, quando, como e com o que trabalhou) e competências. Além da parte da entrevista, é essencial fazer testes e/ou dinâmicas de grupo para observar o candidato em ação.

Atrair talentos é o grande objetivo das empresas que estão em busca de resultados no mercado. Bons colaboradores são os que realmente fazem a empresa ir para frente, e se tornarem competitivas.

 

Atrair talentos requer planejamento

Atrair talentos e principalmente retê-los não é tarefa fácil e requer estratégias e planos concretos dos profissionais de RH juntamente com os gestores de equipe. Quando o talento da empresa percebe a valorização do seu trabalho aumentam as chances de ele trabalhar mais engajado com os objetivos da empresa.  

Atualmente o mercado está cada vez mais competitivo e empresas que adotam um plano de retenção de talentos se mostram à frente de suas concorrentes. Quando você consegue manter seu colaborador motivado, caem as taxas de turnover e cresce a chance de evolução.Se você quer saber mais sobre como manter seus colaboradores motivados e dispostos no ambiente de trabalho, confira o artigo “Não erre mais no processo de recrutamento e seleção”, clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *