Saiba como apresentar um software de RH ao seu gestor

As empresas precisam mudar e se modernizar cada vez mais.  Por isso, é necessária uma transformação no processo de gestão de RH, construindo uma nova cultura organizacional, mais alinhada com os desafios empresariais. Assim, o departamento de Recursos Humanos se tornará mais moderno e atuante dentro de uma empresa. E, os recursos tecnológicos, como os softwares de RH, têm um papel muito importante nessa mudança.

Os softwares de RH devem ser utilizados para construir uma base mais consistente de dados dentro do setor do RH, colaborando para processos mais simples e otimizados como por exemplo na seleção de pessoal e acompanhamento dos colaboradores pela empresa.

Segundo a empresa americana Humanos Bambo RH, 90% das planilhas de empresas que ainda não utilizam um software de RH contêm erros significativos. A pesquisa aponta ainda que 50% dessas empresas já sofreram algum tipo de processo por questões trabalhistas, oriundas de erros gerados pela não utilização de uma ferramenta confiável.

> Organize os benefícios de toda sua empresa e corte custos!

Para que ocorram essas mudanças e para que as empresas, funcionários e o próprio departamento de RH entendam o quão importante é a implementação de softwares de RH. A maioria das vezes, a primeira barreira é apresentar essas soluções para a liderança quando elas envolvem investimento. Muitas das vezes, os gestores não entendem ou não enxergam valor em um software de RH. Acreditam que uma ferramenta dessas é dispensável.

Abaixo algumas dicas de como escolher o melhor software de RH para a sua empresa e falar com seus gestores. Confira:

 

1. Informações confiáveis

Como já falamos acima, saber que as informações contidas nos documentos são confiáveis traz mais segurança ao setor de RH e à empresa em geral.  A confiabilidade é essencial para que o profissional produza mais em menos tempo. Assim, não haverá a necessidade de retrabalho e esse é o primeiro argumento! Com um software de RH a produtividade dos funcionários irá aumentar e consequentemente um trabalho mais assertivo.

Além disso, as informações corretas de dados geram economia para e empresa visto que os erros irão diminuir probabilidade de erros em cálculos como férias, rescisões e outros. Ou seja, com um software de RH a empresa terá a certeza de que suas atividades estão corretas e poderá se ocupar com ações que geram mais resultados para a empresa a médio ou a longo prazo.

 

2. Apresente números e dados reais

Contra dados não há argumentos! Apresentar dados a favor da implementação de um software de RH na empresa é muito importante no processo de convencimento. Faça uma mensuração de dados de quais impactos o software de RH poderá causar positivamente na empresa. Essas afirmações devem sempre estar acompanhadas de exemplos reais, números e/ou pesquisas sérias que comprovem esses argumentos.

Algumas informações gerais relacionadas ao setor de RH e de outras empresas que já comprovaram a eficácia da implementação de software de RH também são valiosas para provar sua eficácia. Veja.

*Dados retirados do Censo RH Portal 2016.

  • 48,5% das empresas brasileiras têm dificuldade de gerir a equipe;
  • As empresas perdem R$14 mil para cada contratação errada. Uma vez contratado, é um desafio gigante conduzir o time para a alta performance;
  • A taxa média de rotatividade no Brasil é de 43,1% e o maior motivo não é o salarial, mas sim a adaptação do profissional à vaga;
  • O maior desafio do RH atualmente é fugir do operacional e ser mais estratégico.

 

3. Centralização das informações

Quem nunca precisou de uma informação em cima da hora e teve dificuldade para encontrar? Isso é mais comum do que se pensa em diversos departamentos de uma empresa. Sem uma ferramenta adequada para compilar essas informações, pode acontecer que os departamentos se percam no meio do caminho.

Por isso, a centralização das informações se faz necessária. E somente um software de RH pensado e programado para isso será capaz de atender essa necessidade de todos os setores e especialmente a do RH que contém todas as informações da empresa.

Assim, encontrar os dados de dias, meses ou anos anteriores será muito mais ágil. Seu gestor entenderá que até ele poderá acessá-las sem a necessidade do auxílio de um profissional de RH ou da Tecnologia da Informação.

 

4. Pesquise o melhor software de RH para a sua empresa

Depois que você já comprovou o quão importante é a implementação de um software de RH, pesquise qual o melhor sistema se adequa para a sua empresa. Considere apresentar a solução para as questões que já falamos acima e verifique que o sistema a ser escolhido responde com êxito as seguintes questões:

  1. O software de RH escolhido vai automatizar os processos do departamento passando a ser mais estratégico e menos operacional?
  2. O departamento terá relatórios e dados para entregar aos gestores e mostrar os indicadores positivos da gestão de pessoas?
  3. Será possível reduzir custo de gestão pensando em processos, pessoas e decisões mais concretas e seguras?
  4. Esse sistema dará informações e instruções para atuar no ponto produtividade da equipe?

Com essas questões é possível avaliar quais são os softwares de RH que vão atender às principais necessidades do RH. É importante fazer uma busca por uma grande variedade de opções. Isso aumentará as chances de escolher o melhor possível.

 

5. Escolha o melhor software de RH

Depois de todas as pesquisas e análises de dados, é importante decidir qual é o melhor software para o seu RH. Perceba se ele atende às demandas do seu RH e da empresa e avalie detalhadamente cada função.

Embora todo RH possua suas atribuições em comum, cada empresa funciona de uma forma, com seus pontos fortes e fraquezas. Sendo assim, o que funciona bem para uma empresa, nem sempre funcionará para outras.

Foque nos problemas que ele poderá solucionar, analisando como ele trará mais qualidade ao setor. A escolha do melhor software é a última etapa antes de apresentar ao a gestor. Portanto, pense na melhor forma de fazer essa apresentação do software de RH escolhido por você. Abaixo 2 formas de fazer essa apresentação:

  • Apresente o sistema escolhido para o seu gestor juntamente com o especialista da empresa de software que você escolheu. Assim, ele pode te orientar com a parte técnica da solução e você contribui com os benefícios para o seu trabalho.
  • Caso o seu gestor não possa comparecer à apresentação, solicite ao especialista uma apresentação em anexo para que você mesmo fale sobre o sistema, pontuando as vantagens para o seu dia a dia.

Não se esqueça de começar a apresentação com os argumentos sobre os benefícios de implantar um software de RH na empresa.

 

6. Não se preocupe

O setor de Recursos Humanos costuma ter medo de apresentar um software para a diretoria, pois acha que o RH nunca tem orçamento.

Mas, é importante fazer essa apresentação já que você está pensando no negócio da sua empresa e trazendo uma solução para reduzir gastos desnecessários na gestão de pessoas. Você está saindo fora da caixa e transformando o RH em um setor estratégico. Você fugirá de tarefas operacionais.

 

Agora que você já sabe que os softwares de RH são usados para construir uma base mais consistente de dados dentro do setor de Recursos Humano: ajudando a tornar os processos mais simples e otimizados e quais são as dicas para convencer o seu gestor, já está preparado para convencer seu chefe a adquirir um software de RH? Nós acreditamos que sim! Siga os passos acima e tudo vai dar certo!

A Xerpa é uma plataforma online de Recursos Humanos que transforma a maneira como as empresas se relacionam com seus colaboradores, criando ambientes de trabalho mais produtivos e alegres. Descubra como podemos te ajudar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *