Não erre mais no processo de recrutamento e seleção. Confira nossas dicas!

O processo de recrutamento e seleção é o caminho que a empresa percorre para atrair talentos e escolher os melhores profissionais para as vagas que ela oferece.

Neste artigo falaremos sobre a importância do processo de recrutamento e seleção na realidade das empresas. Mostraremos como o planejamento e a organização são pontos decisivos para minimizar os erros de escolha, e, definir os perfis ideias para cada uma das vagas. Confira o artigo e não erre mais na hora de recrutar um profissional no mercado.

 

Um bom processo de recrutamento e seleção é essencial na empresa

Escolher bons profissionais no mercado não é tarefa fácil, mas alguns caminhos podem auxiliar os gestores e o setor de recursos humanos a minimizar os erros em contratações

Acertar no processo de recrutamento e seleção é um dos grandes desafios das empresas no mercado atual.

Selecionar os melhores profissionais, reter esses talentos e diminuir as chances de erro na hora de recrutar é um diferencial de mercado. É o que separa empresas que conquistam bons resultados das que patinam o tempo todo nos erros.

O mercado já mostrou que uma boa equipe é a mina de ouro para que a empresa conquiste bons resultados. O processo de seleção é o garimpo para encontrar esse ouro escondido no mercado. E para encontrá-lo, há a necessidade de gestores e profissionais de recursos humanos preparados.

Não é possível realizar um bom processo de recrutamento e seleção se não há um planejamento e uma estratégia bem alinhada entre os setores.

Se líderes de equipe e o RH não sabem traçar o perfil ideal para as vagas disponíveis é quase zero a chance de realizar uma boa contratação. Por esse motivo, estar organizado e traçar uma linha estratégica que se adeque a sua cultura organizacional em relação ao recrutamento é essencial.

Seguindo um processo mais organizado e planejado, as chances da empresa acertar mais nas contratações aumenta consideravelmente. Podemos dizer aliás, que esse é o grande passo para colocar sua empresa como referência no mercado.

Preparamos algumas dicas essenciais para você não errar mais no processo de recrutamento e seleção. Confira!

Antes de você começar a ler as nossas dicas, vale a pena baixar o eBook O Processo De Recrutamento Perfeito, será um ótimo complemento neste estudo 😉


Trace o perfil ideal

Muitas empresas contratam bons profissionais, mas que em 2 ou 3 meses se demitem ou são demitidos, mas por que isso acontece? Porque o perfil escolhido está errado!

O planejamento estratégico para a contratação foi mal montado e os trabalhos repassados a esse colaborador com certeza não condizem com suas habilidades.

O processo de recrutamento e seleção exige dos gestores e do setor de recursos humanos uma definição sobre o que a empresa procura no mercado.

Traçar um perfil com as habilidades que você busca, quais responsabilidades este profissional precisará assumir e os conhecimentos necessários para a vaga já reduz drasticamente as chances de erro em um processo de recrutamento e seleção.

Os profissionais responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção da empresa precisam definir as características ideais dos profissionais que eles buscam, antes de sair em busca no mercado.

Priorize as descrições dos cargos, pois isso facilita a seleção de currículos e pode ajudar no momento de idealizar o “profissional perfeito” para a vaga.

 

Domine as informações da vaga

Ter claramente a remuneração e os benefícios descritos para a vaga e principalmente os limites de negociação em um processo de recrutamento e seleção pode ser um diferencial para seduzir um profissional.

Por exemplo, se o seu salário inicial proposto é de R$ 2500, mas seu possível contratado quer ganhar R$ 3000, você pode negociar algum benefício para compor esse valor.

Oferecer um plano de carreira, uma cláusula de aumento gradativo de salário, cursos e etc pode influenciar positivamente a decisão do candidato.

Mas uma negociação como essa só é possível se o gestor e os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção sabem exatamente tudo sobre a vaga. Saber qual o teto salarial da empresa, variações de remuneração e até benefícios fazem a diferença na hora de negociar.

Dominar todas essas informações pode transformar seu processo de recrutamento e seleção com escolhas mais assertivas.

Quando você conhece suas necessidades e limites, fica mais fácil negociar e chegar a um acordo com um profissional, se houverem diferenças cabíveis a realidade da empresa.  

 

Divulgue a vaga no lugar certo

Atrair o profissional certo é o grande segredo para realizar um bom processo de recrutamento e seleção. Mas como escolher o talento ideal se você está divulgando sua vaga no lugar errado?

Um ponto fundamental no processo de recrutamento e seleção é escolher o canal certo para divulgar sua vaga no mercado.

Atualmente existem inúmeras ferramentas, de grátis a pagas, mas que oferecem um grande suporte para apoiar gestores e líderes de recursos humanos no processo de recrutamento. O passo para ser mais assertivo nesse ponto é conhecer seu público-alvo. Qual o tipo de profissionais você quer atingir? Quais suas exigências para a vaga?

Quando a empresa consegue traçar esse planejamento fica mais fácil definir o espaço ideal. Seja ele mais popular, como redes sociais, por exemplo, ou plataformas mais profissionais e específicas de processo de recrutamento e seleção.

O grande segredo é saber quem você busca atingir com a vaga, para assim definir qual o melhor caminho ou meio para expor a oportunidade da sua empresa no mercado.

 

Crie pontos eliminatórios

Divulgar uma vaga em qualquer lugar que seja é um sinal de uma enxurrada de currículos chegando a todo momento e muito deles são descartados não é mesmo?

E selecionar alguns no meio de um milhão não é fácil. Por isso, muitas empresas colocam itens eliminatórios principalmente na descrição da vaga.

Muitas já definem obrigatoriedades para o perfil que procuram durante o processo de recrutamento e seleção. Por exemplo, algumas exigem um idioma específico como inglês, espanhol, cursos ou formações específicas e etc.

Dependendo da resposta, uma triagem já é realizada e muitos candidatos já são eliminados. Esses passos podem ser um grande apoio rumo ao “profissional ideal”.

 

Acelere os processos de recrutamento e seleção

Muitas empresas vêm adotando uma pré-entrevista como uma forma de filtrar apenas aqueles profissionais que realmente interessam.

Essa pré-entrevista costuma descartar muitas pessoas, já que é possível checar os dados do currículo enviado e sanar dúvidas que surgiram, com base na experiência profissional do colaborador.

Essa prévia pode ser feita de várias formas como por exemplo através de um Skype, telefone, e-mail e etc. Essa nova filtragem pode ser um grande diferencial na hora de definir o colaborador ideal e assim transformar o processo de recrutamento e seleção em algo mais assertivo.

 

Prepare entrevistas individuais

Após inúmeras etapas, processo de recrutamento e seleção precisa necessariamente passar pela entrevista individual. Esse momento, de ficar cara a cara com o candidato é o momento decisivo para sanar qualquer dúvida que você ainda tem sobre o perfil do colaborador para a vaga.

O momento de entrevista individual depende muito também da preparação do gestor e dos profissionais de recursos humanos. Eles têm um papel fundamental na escolha e por isso precisam estar preparados para a entrevista.

Alguns pontos são essenciais na entrevista individual para que o recrutador minimize as chances de erro na escolha. Confira abaixo alguns deles.

  • Crie um ambiente agradável;
  • Deixe o colaborador à vontade;
  • Ouça mais do que fale;
  • Monte um questionário de perguntas antecipadamente;
  • Anote os pontos que mais chamaram sua atenção;
  • Questione suas experiências anteriores;
  • Pergunte sobre seus objetivos profissionais;
  • Seja claro e objetivo sobre as funções que o profissional irá exercer.

 

Seja transparente

Muitos recrutadores deixam literalmente os candidatos na mão. Um processo de recrutamento e seleção não pode nunca ser obscuro e ter informações ocultadas. Deixar um candidato criar expectativa e nunca dar um retorno, mesmo que ele seja negativo, demonstra um desinteresse da empresa pelo tempo do profissional.

A empresa que verdadeiramente zela pelo seu nome dá retornos aos candidatos mesmo que seja para agradecer sua participação no processo. Além disso, é de suma importância deixar claro na entrevista a data para a definição sobre a escolha e fechamento do processo.

Dessa forma, você não segura o profissional no mercado e demonstra profissionalismo e organização em relação ao seu processo de recrutamento e seleção.

Deixar uma boa impressão em um recrutamento é fundamental, pois nunca se sabe se aquele profissional que você recusou um dia pode vir a ser seu colaborador em outra oportunidade.

 

Recrutamento interno

Já pensou que o maior talento pode estar sentado na sua frente? Muitas empresas quando abrem um processo seletivo acreditam que o funcionário ideal está lá fora, mas muitas vezes se enganam.

Muitos talentos podem estar escondidos na empresa. Em muitos casos até já mostrando grande capacidade para assumir um cargo de maior responsabilidade e disposto.

Porém, as vezes parece mais fácil procurar fora da empresa, quando na realidade promover alguém que já conhece a realidade da empresa é o melhor caminho.

Se você é gestor e profissional de recursos humanos, responsável pelo recrutamento, convidamos você a avaliar seu quadro de funcionários antes de sair igual louco em busca de um novo colaborador.

A partir de hoje quando surgir uma nova vaga, avalie todos os perfis da sua equipe e veja se nenhum deles pode assumir a vaga. Uma promoção além de poder ser menos custosa para a empresa, pode facilitar a adaptação e agilizar os trabalhos, evitando um longo processo de recrutamento e seleção.

 

Indicações são válidas

Em muitos casos de processo de recrutamento e seleção, uma indicação vale muito mais do que tentar encontrar alguém no mercado. Antes de fazer uma busca e divulgar a vaga nas redes por aí, que tal perguntar para outros profissionais se eles possuem indicações para você?

Indicações tendem a otimizar o processo de recrutamento e seleção, já que você não precisará passar pelos processos de procura, recebimento de currículos e etc.

Mas também é importante ter em mente que não é porque você recebeu uma indicação que deve pular as etapas de avaliação para determinar se esse candidato tem o perfil que você procura. Independentemente de ser uma indicação ou não, siga corretamente todo o processo de recrutamento e seleção.

 

Processo de admissão

Se a escolha de um novo colaborador pelo processo de recrutamento de seleção exige planejamento estratégico, o processo de admissão também requer muita atenção.

Essa parte burocrática após a contratação do colaborador precisa um olhar atento para as leis trabalhistas, assim todo o processo de contratação é realizado corretamente. Exames, entrega de documentação e assinatura do contrato são algumas das etapas que os colaboradores devem seguir.

Alguns documentos inclusive são obrigatórios na formalização da admissão, confira:

  • Atestado médico admissional;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira de Inscrição no PIS/PASEP, se o colaborador tiver;
  • Declaração que solicita ou não o vale-transporte;
  • Certidão de nascimento, CPF, RG e Título de eleitor;
  • Certificado de reservista ou outro documento de alistamento militar;
  • Certificado de reservista ou dispensa do serviço militar para colaboradores do sexo masculino.

Se você tem dúvidas sobre o preenchimento da carteira de trabalho de um novo funcionários, nós te ensinamos neste vídeo!

 

Automatize seus processos de RH com a Xerpa

O  mercado está diariamente em busca de um cenário de rapidez e agilidade cada vez maior nos processos de RH. Sair da burocracia é um sonho diário.

E muitas empresas já vêm adotando softwares de gestão de RH para automatizar o setor, eliminando alguns processos burocráticos, como o da admissão dos colaboradores.

A Xerpa oferece um sistema que automatiza os processos de RH e te auxilia no momento de admissão, agilizando os processos e tornando-os mais estratégicos. Transforme hoje seu RH em um setor moderno e tecnológico que oferece processos eficientes e personalizados.

 

Um processo para refletir

Acertar no processo de recrutamento e seleção é o maior desafio das empresas no cenário atual de mercado. Ter os profissionais certos, adequados ao perfil da empresa e engajados com os objetivos é o caminho perfeito para a conquista de resultados.

Ao longo deste artigo pudemos perceber que o planejamento é essencial para minimizar os erros de recrutamento. De nada adianta ter o melhor profissional a sua frente, se você não tem um gestor ou um setor de RH preparado para percebê-lo e recrutá-lo.

Além disso, profissionais despreparados e totalmente fora do perfil que você procura podem ser contratados se a estratégia de recrutamento não for bem planejada.

Pular etapas, acelerar uma contratação, escolher um colaborador que não possui as habilidades que você necessita para apenas preencher a vaga pode trazer graves prejuízos a empresa.

Escolhas erradas não só podem aumentar a taxa de turnover como fazem a empresa perder dinheiro. Contratações e demissões trazem altos gastos para a empresa, agora imagina se entradas e saídas viram rotina, os gastos aumentam e podem até criar um rombo financeiro.

O segredo para um bom processo de recrutamento e seleção é o planejamento. Seguir uma linha estratégica que possa minimizar os erros para encontrar o profissional ideal para a vaga.

Calma, ainda não finalizamos! Se você não assistiu ao nosso webinar sobre Recrutamento e Seleção e Admissão, a hora é agora. Confira:

 

Agilize seus processos de RH e revolucione seu sistema de contratação com a Xerpa, conheça nosso sistema clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *