Benefícios oferecidos pelas empresas: importância e principais tendências

beneficios-oferecidos-pelas-empresas

Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens concedidas aos funcionários como uma forma de complemento ao  salário. Essa remuneração extra fornecida pela empresa pode ser paga de diversas formas e é uma espécie de remuneração dada de forma indireta de caráter econômico e social.

Experimente a comodidade do áudio! Aperte o play e ouça o artigo na íntegra.

Eles podem variar de uma organização para outra, dependendo da cultura organizacional e dos valores da empresa. Além disso, devem levar em consideração o perfil comportamental do público interno.

Os principais benefícios oferecidos pelas empresas atualmente são:

  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Cesta básica;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Auxílio-creche;
  • Participação nos lucros;
  • Vale-transporte.

No entanto, muitas organizações têm percebido a importância de ir além do básico nos benefícios oferecidos pelas empresas. Elas estão buscando entender seus empregados para criar benefícios flexíveis, capazes de atender às novas necessidades e desejos dos profissionais do mercado atual.

Importância dos benefícios oferecidos pelas empresas

Os programas de benefícios para funcionários têm se tornado grandes diferenciais estratégicos para as empresas conseguirem se destacar no mercado.

Os profissionais modernos desejam trabalhos que ofereçam outros tipos de vantagens, além de um bom salário. Os mais qualificados, principalmente, estão em busca de outros tipos de benefícios, como:

  • auxílio-educação;
  • planos de previdência privada;
  • viagens;
  • ações da companhia;
  • vale-cultura, entre outros.

Portanto, se uma empresa visa ter em sua equipe os profissionais mais habilidosos e qualificados, precisam apostar de vez em benefícios empresariais.

Elimine o turnover e absenteísmo

Os benefícios oferecidos pelas empresas são fundamentais para o planejamento da área de Recursos Humanos e tem como objetivo trazer vantagens tanto para a organização quanto para os funcionários.

Essa estratégia tem se mostrado muito útil para as empresas conseguirem reduzir o número de turnover e absenteísmo.

Aumento da produtividade e satisfação

Além disso, os benefícios oferecidos pelas empresas têm ajudado a tornar o ambiente de trabalho mais agradável, contribuindo para o bem-estar no trabalho de todos.

Isso também aumenta a produtividade e satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados.

Atração e retenção de talentos

Tornar seus funcionários motivados. Esse é o grande diferencial das empresas de sucesso atualmente e isso só é possível com um pacote de benefícios oferecidos pelas empresas adequado.

Além de satisfazer os funcionários atuais, ainda cria uma boa imagem da marca no mercado. Dessa forma, profissionais de qualidade se sentirão atraídos a fazer parte de sua equipe. Portanto, é também uma estratégia para atrair e reter talentos.

Valorização de sua equipe

Os benefícios oferecidos pelas empresas também devem ser vistos como uma tática para mostrar a importância que cada colaborador tem para a empresa.

Por se tratar de uma forma indireta de compensação, os profissionais se sentem valorizados pelo trabalho que desenvolvem em seus cargos.

Ao se sentirem valorizados, os colaboradores passam a enxergar os benefícios de uma empresa como facilitadores que podem melhorar sua qualidade de vida e de sua família. Dessa forma, tendem a ser mais produtivos e criativos.

Os profissionais que se sentem valorizados realmente “vestem a camisa da empresa”, passando a dar o seu máximo para desenvolver novas formas de resolver problemas e melhorar os resultados.

Por meio dos benefícios oferecidos pelas empresas, é possível demonstrar o quanto os colaboradores são valorizados, suas carreiras e desenvolvimento pessoal. Dessa forma, ao beneficiar seus funcionários, as empresas também ganham com isso.

Para que essa estratégia dê certo e proporcione as vantagens esperadas, é essencial pensar em um plano de benefícios que seja realmente compatível com  as reais necessidades e desejos dos colaboradores.

Principais tendências de benefícios empresariais

A legislação trabalhista prevê que as empresas ofereçam vale transporte, férias remuneradas, 13º salário e fundo de garantia para seus funcionários.

No entanto, é importante que a empresa consiga ir além dos benefícios básicos para alcançar melhores vantagens competitivas.

Principalmente as grandes empresas, além do “pacote básico”, é necessário analisar os principais desejos de seu time para determinar os benefícios ideais. Entretanto, ainda que a organização queira oferecer as melhores opções, nem sempre é viável financeiramente.

Portanto, é fundamental se preparar para conseguir um equilíbrio da situação. Para ajudar nessa missão, separamos uma lista com os principais benefícios oferecidos pelas empresas que podem agradar seu time interno e gerar grandes resultados.

1. Salário sob demanda

A pesquisa da Career Builder, conduzida em 2017, apontou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos funcionários apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda, o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia o artigo ‘O que é Xerpay: saiba como funciona o app de pagamento sob demanda’. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

2. Vale-refeição

Uma opção ao vale-alimentação, o vale-refeição é aquele utilizado pelos trabalhadores que precisam almoçar em restaurantes. Ele é muito requisitado pelos profissionais por dar maior liberdade de escolha de estabelecimentos no momento de suas refeições.

O vale-refeição costuma agradar muito os profissionais atuais, pois a rotina do trabalhador mudou, muitos não querem “perder tempo” preparando suas refeições em casa, portanto, um vale que é aceito em restaurantes torna-se um diferencial.

3. Vale-combustível

Este benefício oferecido pelas empresas tem se tornado popular graças ao aumento constante dos preços dos combustíveis. É um estímulo a mais para o colaborador se sentir valorizado e motivado a se deslocar até seu ambiente de trabalho sem necessitar de transporte público.

4. Vale-cultura

Os profissionais atuais dão mais valor a questões relacionadas à cultura. Portanto, as empresas que mostram se preocupar com o desenvolvimento cultural de sua equipe, costumam se destacar.

Por meio do vale-cultura, os empregados podem comprar ingressos para teatros, cinemas, shows e outras atividades culturais de forma mais barata e acessível.

5. Farmácia

Além dos habituais planos de saúde, muitas organizações têm oferecido outras alternativas relacionadas ao bem-estar e cuidados de saúde de seus funcionários.

As pessoas estão mais conscientes da importância de se cuidar e ter uma vida saudável, portanto este benefício também ajuda no engajamento de seus funcionários.

Para que os custos não sejam altos para a organização, é possível negociar planos com determinadas farmácias para conseguir descontos.

6. Personalização da carteira

As empresas buscam cada vez mais valorizar seus talentos para que fiquem satisfeitos. Portanto, é necessário entender que, mesmo que haja semelhanças entre os membros da equipe, há diversas necessidades e desejos diferentes.

A personalização da carteira de benefícios oferecidos pelas empresas pode resolver essa situação. Dessa forma, a organização permite que o próprio funcionário escolha quais benefícios quer receber dentre aqueles preestabelecidos pela empresa.

7. Reestruturação periódica

O mercado está em constante transformação, isso implica que as necessidades e vontades dos colaboradores também possam se alterar com o tempo.

Portanto, para mantê-los satisfeitos, a empresa pode criar um programa de benefícios que seja revisado periodicamente. Assim, o pacote pode ser ajustado e validado com os colaboradores.

Ajude seus funcionários a trabalharem melhor

Os benefícios oferecidos pelas empresas nem sempre são os mais desejados pelos colaboradores, mas é possível inovar e agradar os empregados, sem sair no prejuízo.

Há diversas outras opções que agradam os profissionais e que estão se tornando tendência, como planos odontológicos, bolsas de estudo, subsídios para lazer e bem-estar, entre outros.

Cabe a sua organização se preparar para ser capaz de oferecer os melhores benefícios e, assim, se destacar no mercado.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar