Como calcular o seu turnover

turnover

Baixar Planilha de Turnover

O turnover, ou rotatividade, é uma métrica essencial para que a empresa possa entender como a sua força de trabalho variou durante o tempo, servindo como um termômetro de problemas.

Existem duas maneiras principais de calcular o turnover. Vamos falar como cada uma delas pode ajudar você a entender problemas diferentes. Se quiser partir direto pro cálculo, você pode baixar a melhor planilha de cálculo de turnover do mundo aqui neste link.

Turnover Tradicional

A métrica mais comum de turnover usada antigamente era uma que mede o quanto de movimentação você teve no período. Ela é calculada desta maneira:

calculo-turnover-tradicional.jpg

Ela é muito útil para indicar a qualidade das contratações. Quando você precisa constantemente trocar trabalhadores e portanto o volume de entrada e saída de pessoas é alto, isso pode indicar alguma falha de seleção.

A aplicação dessa métrica é ainda mais efetiva se feita por departamento. Como a natureza do trabalho e a habilidade dos trabalhadores pode mudar muito de um departamento para outro, é importante analisar se ela está sendo puxada por algum departamento que naturalmente tem uma rotatividade maior.

Há também uma maneira mais moderna e simples de calcular o turnover:

Turnover Moderno

Hoje, é mais comum não se considerar o número de contratações quando se calcula o Turnover. O objetivo da mudança é focar apenas na saída de funcionários, focando a métrica no dito “descontentamento” dos funcionários em relação à empresa. Este é bem mais simples de calcular:

calculo-turnover-moderno-post.jpg

Esta métrica é muito útil para entender a sua capacidade de reter talentos. Se o número é muito alto, significa que ou você teve que reduzir o time muito, ou tem algum problema muito sério de gestão. Vale analisar mais a fundo e separar por departamentos para entender onde está o problema real.

É claro que estas métricas podem indicar outros problemas além destes! O importante é sempre lembrar que a métrica serve como um termômetro: ela mostra se as coisas estão bem ou não, mas a sua análise estratégica é essencial para saber o que realmente está fazendo ela subir ou descer. Assim como o termômetro do médico, que fala a febre mas não diz a doença.

Pronto para calcular seu turnover? Clique abaixo para fazer o download de uma planilha de cálculo de turnover que faz tudo automaticamente:

Baixar Planilha de Turnover

Ela lê seus dados de Data de Início e Data de Desligamento e calcula seu turnover nos dois formatos, permite que você faça cálculos personalizados com o intervalo de datas que você preferir e ainda tem um gráfico que mostra a tendência de crescimento ou redução do seu turnover. Aproveite!

 

 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *