6 pontos para acertar na descrição de cargo

Um processo de responsabilidade dos recursos humanos, juntamente a diretoria, a descrição de cargo parece algo simples e obrigatório a todas as empresas, mas vocês sabiam que nem todas as organizações têm algo formalizado quando se trata de responsabilidades e atribuições dos profissionais?

Aliás, uma contratação, quando realizada sem a exigência das especificações do cargo pode ser um erro muitas vezes primário, já que a descrição de cargo pode ser a base para alavancar e organizar uma série de erros em processos da instituição.

É preciso também que todos os detalhes em cada cargo sejam descritos de forma organizada, clara e concisa, já que cada descrição de cargo tem sua exigência e especificação. Delimitar os cargos em questão dentro da empresa é uma forma de localizar o local que o profissional pode ocupar.

Não levar em conta um processo como esse, é como deixar de lado o desejo de todas as organizações que é o de conseguir manter funcionários engajados e consequentemente conseguir geri-los.

Quando se especifica um cargo na empresa você precisa levar em conta os requisitos, habilidades, responsabilidades e atribuições que a pessoa necessita para ocupar o cargo em questão. Assim, você pode tanto gerir uma futura vaga e contratação como se atentar na realocação de um funcionário para outro cargo que seja da sua competência, por exemplo.

Existem alguns métodos que podem se adequar a realidade da sua empresa e que podem facilitar as formas de alcançar descrições mais específicas e corretas de cargos.

Quando os profissionais de recursos humanos conseguem manter um bom relacionamento com seus funcionários, as lideranças e os próprios colaboradores podem ser essenciais na hora de preencher corretamente a descrição de cargo.

Para ajudar sua empresa nesse planejamento estratégico, importantíssimo no dia a dia e na construção estrutural do seu negócio, preparamos seis dicas, para você colocar em prática na hora de estruturar a descrição de cargo da sua empresa.

Observação local

Esse método é utilizado apenas com a observação do trabalho. O profissional de recursos humanos observa o trabalho do colaborador e faz a descrição de cargo. Um dos métodos mais básicos utilizados, são comuns quando se fala de cargos operacionais.

Questionário

Elabore um questionário padrão e distribua para os líderes e colaboradores. É sempre bom que o profissional de recursos humanos informe o objetivo do questionário e como essa descrição será utilizada dentro da instituição. Esse método é mais simples e fácil, porém, é importante que se forneça um modelo já preenchido para os erros de descrição de cargo sejam minimizados.

Entrevista

Nesse método o próprio profissional de recursos humanos exerce a função de entrevistador e conduz o bate-papo com seus colaboradores, com uma lista de questões bem estruturadas e preparadas anteriormente, para obter informações consideradas como fundamentais para montar uma descrição de cargo.

Identifique os cargos existentes

A maioria das empresas tenta vislumbrar o futuro sem pensar no presente e já começam errado ao planejar uma descrição de cargo. A primeira dica é: comece pelos cargos já existentes. Comece com um organograma básico, incluindo os cargos já ocupados na empresa, descrição dos mesmos e seus superiores. Após esse ajuste nos cargos que sua empresa já possui, passe para os cargos futuros e quais as atribuições e necessidades do futuro contratado para ocupar o cargo.

Localize o cargo

Se adapte a realidade da sua empresa. Não invente na hora de montar um organograma, coloque apenas os cargos que se adaptem e caibam dentro da sua organização. Seja criterioso e correto para descrever de forma clara e objetiva para conseguir diferenciar as funções. Especifique o setor que o cargo pertence, como por exemplo, Marketing, Financeiro, Administrativo e etc.

Saiba que é necessário separar Auxiliar de Marketing de Diretor de Marketing, por exemplo, pois, mesmo que sejam do mesmo setor, os cargos precisam ser descritos de forma correta para que não haja rupturas e quebras de hierarquia diante dos cargos. Relate apenas a realidade.

Descreva as competências

Do que você precisa? Será que está com profissionais em funções corretas? Nesse ponto será necessário descrever detalhadamente a formação escolar desejável para o cargo descrito, quais as responsabilidades do profissional para exercer a função, quais as habilidades para ele assumir o cargo, tempo de experiência exigido na função para assumir o cargo, e também cursos e conhecimentos desejáveis, como por exemplo, necessário inglês fluente e etc.

Oferecer ferramentas para a descrição de cargo pode contribuir não só com os setores de recursos humanos e a diretoria, mas com a organização como um todo. Um profissional alocado para um cargo correto estará mais engajado para exercer a função que lhe compete.

Imagine um profissional de marketing remanejado para um cargo financeiro, ou vice e versa, não faz o menor sentido não é mesmo? Pois, se houver algo estruturado, sem mais dúvidas sobre quem eu preciso contratar, qual profissional eu preciso procurar, será que ele é bom para a minha empresa, antes disso tudo você precisa se perguntar o que a sua empresa procura e se realmente ela está estruturada o suficiente para receber determinado profissional.

Mais uma vez reiteramos, seja sucinto, objetivo, claro, e conciso na hora da descrição de cargo. Só contrate o que você precisa, não invente cargos. Comece pelo começo, organizando o presente da sua empresa, antes de almejar e planejar o futuro. Coloque ordem na casa, defina bem seus objetivos em um trabalho conjunto entre recursos humanos e diretoria.

Não perca mais tempo, não patine no dia a dia insistindo nos erros e colocando seu organograma de lado, já que ele é “simples” e ao mesmo tempo essencial para o sucesso da sua empresa.

Pegue um papel, desenhe os cargos, defina-os, descreva-os e dê um salto de qualidade com processos de contratação mais formais, eficientes e dinâmicos, sabendo o que você quer de um cargo e principalmente do que você precisa. A descrição de cargo é fundamental e essencial nesse caminho.

Aprenda como fazer uma descrição de cargo com a Xerpa.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *