Motivos para sua empresa apostar na avaliação de desempenho!

Avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas feita pelo RH utilizada para analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários da empresa. Ela realiza a identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaboradores por um período de tempo. Normalmente, acontece a cada três ou seis meses e por meio desse processo, é possível detectar qual a sua postura profissional, conhecimento técnico e relacionamento com os outros parceiros de trabalho.

Ao realizar esse tipo de avaliação, o RH consegue medir o desempenho de toda a organização. Assim, a empresa consegue entender melhor como sua equipe está se desenvolvendo e tomar decisões em relação ao planejamento da carreira das pessoas avaliadas, como dar bonificações, promoções ou até identificar problemas para tentar resolvê-los.

Por meio da avaliação de desempenho, os próprios funcionários passam a entender melhor suas funções, objetivas e expectativas dentro da empresa, o que auxilia-os a melhorar para ter mais sucesso.

 

Por que utilizar a avaliação de desempenho?

Profissionais de RH já perceberam a importância de desenvolver uma avaliação de desempenho bem-sucedida e como ela é fundamental para o sucesso da corporação, pois fornece informações úteis para que seja possível elaborar todo o planejamento estratégico da empresa.

Acompanhar de perto o desempenho e nível de satisfação e motivação de cada funcionário é uma tarefa essencial, não apenas para a empresa, mas como para os próprios colaboradores. Eles passam a poder ter um feedback mais preciso sobre a execução de suas tarefas, o que os permite aprimorar sua postura cada vez mais.

Enquanto isso, a empresa consegue também contar com profissionais mais preparados, podendo auxiliar para desenvolver o potencial de cada um sempre que necessário, o que, consequentemente, gera melhores resultados para os negócios.

A partir da avaliação de desempenho, a organização pode criar planos de motivação para sua equipe, o que irá deixá-los mais satisfeitos e irá incentivá-los a desenvolver ainda mais suas habilidades e talentos.  

Há diferentes formas e métodos de colocar essa avaliação em prática. Ela pode variar de acordo com as necessidades e objetivos da avaliação, assim como o perfil do funcionário e a dinâmica utilizada. Entretanto, independente dos métodos utilizados, a avaliação de desempenho já tem contribuído para o sucesso de grandes organizações. Ela também pode ser o diferencial para sua empresa, por isso, independente do tamanho e setor de sua organização, aplicar essa ferramenta de forma eficiente é fundamental.

Se você ainda não está convencido disso, confira a seguir as 15 razões que mostram a importância desse processo e como ele pode transformar seu negócio.

 

15 motivos para apostar na avaliação de desempenho

 

1. Valorização da equipe

Por meio da avaliação de desempenho, a empresa consegue mostrar que se importa com toda a sua equipe e com a carreira de cada colaborador. Ao conceder bonificações e promoções a partir dos resultados da avaliação, ela demonstra que reconhece o crescimento de cada um e que está disposta a investir nisso.

 

2. Melhora o feedback

A realização de feedbacks com os funcionários é fundamental para o sucesso dos negócios. Por meio deles, a empresa consegue passar para o profissional o que ele está fazendo de bom e o que precisa ser melhorado.

Ao realizar uma efetiva avaliação de desempenho, o RH da empresa terá uma base melhor, com argumentos e dados, para realizar o feedback da melhor forma possível.

E, quando um funcionário recebe um feedback completo, consegue se sentir mais direcionado a seguir o caminho certo para melhorar seu desempenho.

 

3. Identificar perfis profissionais

A avaliação de desempenho permite que a empresa conheça melhor o perfil de seus funcionários, identificando quais são os pontos fracos e fortes de cada um e como isso pode contribuir para o sucesso dos negócios.

Por meio disso, é possível elaborar planos estratégicos em que cada um possa contribuir com suas melhores habilidades.

 

4. Equipes mais fortes

Ao conhecer melhor seus colaboradores e a postura profissional de cada um, o RH consegue montar equipes mais preparadas e motivadas.

Assim, os membros da equipes passam a compartilhar a mesma visão do trabalho, além de ter habilidades complementares, tornando-os mais fortes para trazer os melhores resultados para a empresa.

 

5. Fortalece a imagem da empresa

Ao mostrar que valoriza o desenvolvimento da carreira de seus funcionários, a empresa passa a ser vista com bons olhos, tanto por sua equipe, quanto pela sociedade em geral.

Dessa forma, os melhores profissionais irão desejar trabalhar em sua empresa, o que irá ajudar na retenção de talentos.

 

6. Melhora a comunicação interna

A avaliação de desempenho detecta os pontos positivos e negativos de cada colaborador, os quais serão expostos no feedback. Este processo não deve ser apenas guiado pelos gestores, é o momento do colaborador também se expressar.

Um processo de avaliação bem-sucedido garante que os funcionários se sintam mais à vontade. Dessa forma, eles conseguirão expressar suas dificuldades, falar suas idéias para melhoria no trabalho e qualquer outro assunto que desejem comunicar com seus superiores.

 

7. Identificação de talentos

Por meio da avaliação de desempenho, o RH consegue identificar aqueles profissionais que mais se destacam entre a equipe. Esses talentos fazem a diferença para o trabalho da organização e merecem destaque.

 

8. Amadurecimento próprio

Os próprios funcionários conseguem utilizar as informações de seus feedbacks para evoluir profissionalmente. Quando uma avaliação é bem realizada, permite que cada profissional utilize as informações coletadas sobre si para planejar melhorias e aperfeiçoamentos.

 

9. Desenvolvimento de potenciais

A avaliação de desempenho irá mostrar os pontos fracos de cada funcionário. Por meio disso, os gestores de cada equipe poderão trabalhar junto a cada colaborador esses pontos.

Dessa forma, é possível que os funcionários passem a melhorar naquilo em que não são tão bons, desenvolvendo novas habilidades e potencial.

 

10. Impedir a evolução de problemas

A gestão constante do desempenho de toda a equipe, permite que o RH detecte problemas no trabalho, antes mesmo que alguma coisa pior aconteça. Caso, essas falhas não fossem encontradas, poderiam continuar por meses sem que a empresa soubesse de nada, gerando grandes prejuízos posteriormente.

 

11. Identifica as necessidades da equipe

A avaliação de desempenho pode ainda identificar quando a maioria dos funcionários estão com problemas em comum em determinada situação. Isso, muitas vezes, quer dizer, que eles não possuem a capacitação adequada para realizar tal trabalho.

Assim, a empresa, junto a seu RH, podem desenvolver programas de treinamento para preparar sua equipe e eliminar essas dificuldades.

 

12. Evolução da empresa

Essa avaliação serve ainda para mostrar quais os pontos a empresa teve desenvolvimento ou não. Dessa forma, é possível medir a evolução da empresa ano a ano e traçar melhores metas para o aprimoramento dos negócios.

 

13. Maior produtividade e lucratividade

Quando os colaboradores passam a conhecer seus pontos fortes e fracos e recebem auxílio para aprimorar suas habilidades, passam a trabalhar melhor e ser mais produtivos.

Isso, consequentemente irá impactar nos resultados da organização de modo geral, gerando maiores lucros para os negócios.

 

14. Reafirmação dos valores da empresa

Com a avaliação de desempenho, é possível ainda que os valores da empresa, assim como sua missão e objetivos sejam reforçados conforme as competências avaliadas estejam associadas a eles.

Dessa forma, ao tentar melhorar seu desempenho, os  colaboradores se aproximam ainda mais desses valores, os quais passarão a estar presentes em suas posturas.

 

15. Evita ações trabalhistas

Ao realizar uma efetiva avaliação, o RH está constantemente alertando o colaborador sobre o que ele pode melhorar. Portanto, caso aconteça dele ser desligado, a empresa terá como provar legalmente que fez tudo a seu alcance para alertar e ajudar esse funcionário a aprimorar suas habilidades, evitando futuras ações trabalhistas.

 

A avaliação de desempenho é uma grande aliada das empresas a estimularem seus funcionários para produzirem melhor e cada vez mais. Por meio dela, os funcionários conseguem sair de sua zona de conforto e passam a ser mais receptivos a críticas construtivas. Tudo isso, irá permitir que sua organização se desenvolva constantemente, o que irá gerar lucros tanto para os funcionários, como para a própria organização.

 

Sua empresa está preparada para colocar a avaliação de desempenho dos funcionários em prática? Caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestões, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *