Inscreva-se

Benefícios corporativos: por que ir além do salário para atrair e reter talentos?
Benefícios

Benefícios corporativos: por que ir além do salário para atrair e reter talentos?

Os benefícios corporativos são diferenciais oferecidos pelas empresas para reter seus talentos. Entre os tipos de benefícios estão:

  • assistência médica;
  • participação nos lucros;
  • vale alimentação;
  • vale refeição;
  • parcerias comerciais;
  • vale transporte;
  • horários flexíveis;

Já pensou em criar uma política de benefícios na sua empresa que vai além da remuneração salarial? Neste artigo falaremos sobre os benefícios corporativos como uma estratégia para reter talentos e atrair bons profissionais. Saiba quais os incentivos mais comuns oferecidos no mercado e escolha o que mais se adequa a sua realidade.

 

A importância dos benefícios corporativos

A competição do mercado fez com que os setores de RH se reinventassem, oferecendo diariamente novas alternativas para reter seus talentos e atrair novos profissionais.

Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você aprenderá a criar estratégias efetiva para reter os melhores talentos. Responda o formulário e receba:


Os benefícios corporativos são diferenciais que as empresas oferecem aos seus profissionais para mantê-los motivados e consequentemente reduzir as taxas de turnover. Os chamados benefícios corporativos surgem como um atrativo a mais, além dos salários.

A gestão de RH já enxerga os benefícios corporativos como essenciais para competir de igual para igual com as melhores empresas do mercado.

Os gestores que vislumbram além do que apenas uma proposta salarial, para garantir vantagens aos profissionais, estão um passo à frente!

E, para os colaboradores, um bom plano de benefícios corporativos faz toda a diferença na hora de aceitar ou não uma vaga. Uma pesquisa recente da Catho mostrou que mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo.

Entre os benefícios corporativos mais comuns e valorizados pelos colaboradores estão a assistência médica, participação nos lucros, vale transporte e o vale-refeição.

Neste artigo destacamos as principais opções do mercado em benefícios corporativos para que você possa escolher o que mais se encaixa a sua estrutura organizacional.

 

Tipos de benefícios corporativos

Assistência médica

70% dos brasileiros não possuem um plano de saúde, segundo uma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL. O principal motivo para não terem o convênio é o preço elevado.

E é por esse motivo que a assistência saúde aparece como entre os benefícios corporativos mais desejados pelos colaboradores. A pesquisa da Catho revelou que 74% dos profissionais consideram como o benefício mais importante.

E os RHs das empresas sabem dessa realidade e a assistência saúde aparece como um dos benefícios corporativos mais escolhidos e oferecidos no mercado.

 

Participação nos lucros

Enquanto a assistência saúde lidera entre os benefícios corporativos mais desejados, a participação nos lucros aparece em segundo lugar.

São mais de 64% dos profissionais que acreditam que esse dinheiro extra é o benefício mais atrativo, pela mesma pesquisa da Catho.

A participação nos lucros inclusive é citada na lei nº 10.101. Ela descreve como esse acordo deve ser feito entre empresa e colaborador:

Art. 2º A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo:

I – comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;

II – convenção ou acordo coletivo.

Sem dúvida, esse é um dos benefícios corporativos mais importantes. A empresa torna o colaborador parte do negócio.

Na participação dos lucros, o profissional tem a chance de crescer lado a lado com a empresa, influenciando na sua motivação e busca por objetivos.

 

Vale-alimentação e vale-refeição

Essa remuneração, que faz parte da alimentação dos colaboradores, não é quesito obrigatório perante a lei. Entretanto, as empresas veem como um grande diferencial dentre os benefícios corporativos.

Com esses dois vales, o colaborador tem a possibilidade de economizar seu dinheiro em gastos com alimentação, seja com almoço, jantar ou até com compras no mercado.

Através do vale-alimentação, os profissionais podem ir até o supermercado, e, com o valor depositado pela empresa, tem a possibilidade de comprar alimentos para ele e sua família.

Já com o vale-refeição, ele tem pode comprar suas refeições durante a semana em restaurantes, padarias e etc. Economizar com almoços e jantares de fato é um grande atrativo para o colaborador aceitar uma proposta de trabalho.

 

Parcerias comerciais

Convênios comerciais com lojas de roupas, eletrônicos e escolas de idiomas são uma boa opção em benefícios corporativos. Descontos e vantagens com boas marcas podem ajudar a reter seus talentos e a influenciar em novas contratações. Conheça abaixo alguns deles:

 

Lazer

Parcerias com teatros, cinemas, livrarias podem servir como alternativa para os colaboradores usarem não só para benefício próprio como para o entretenimento da sua família. Esse é um benefício corporativo que se estende para a vida pessoal.

 

Educação

Oferecer descontos em cursos de idioma, graduação, pós-graduação e etc., é uma chance de desenvolver e estimular seu profissional a crescer na carreira. Esses benefícios corporativos são uma demonstração de valorização da empresa para com seu colaborador.

 

Lojas

Roupas, alimentos, eletrônicos e muito mais. Quem não quer sempre estar atento aos melhores descontos para economizar seu dinheiro? Algumas empresas oferecem uma lista com várias lojas parceiras para que o colaborador seja beneficiado de alguma forma.

 

Academia

Descontos em academias podem ser um diferencial, já que nesse caso além dos colaboradores manterem a forma, podem principalmente ficar com a saúde em dia. A atividade física aumenta a autoestima e o rendimento profissional.

 

Vale-transporte

Alguns dos benefícios corporativos são obrigatórios e o vale-transporte se encaixa nessa obrigatoriedade perante a lei. Ele é oferecido para que o colaborador possa se deslocar de casa ao trabalho e vice-versa. Sem ter que desembolsar o valor completo do transporte.

Por esse motivo, o vale-transporte é o benefício mais oferecido pelas empresas que trabalham no regime CLT, de acordo com a pesquisa da Catho.

Dentro da lei, o colaborador arca com 6% de desconto em seu salário e o restante é bancado pelo empregador.  

 

Horários flexíveis

Horários flexíveis, home-office, trabalho meio período, essas alternativas são desejadas pela maioria dos profissionais como benefícios corporativos que a empresa pode oferecer.

É o que revelou o estudo do ManpowerGroup, “Work For Me – Trabalho, para Mim – entendendo a demanda dos candidatos por flexibilidade”. Foram entrevistados mais de 14 mil colaboradores de 19 países que responderam sobre o assunto e sua realidade.

Entre os brasileiros, 51% desejam trabalhar meio período, enquanto a média global chega próximo aos 36%. Além disso, 41% dos brasileiros valoriza o benefício de horários mais flexíveis.

 

Entenda mais sobre os horários flexíveis

Diante desse cenário, algumas empresas adotam dentro dos seus benefícios corporativos a flexibilidade de horários. Na Avon, por exemplo, os colaboradores trabalham entre segunda e quinta um pouco a mais e saem mais cedo na sexta.

Na empresa de bebidas Bacardi os horários são ainda mais flexíveis. O colaborador pode fazer o seu horário, desde que cumpra 8h de trabalho. O profissional pode entrar entre 7h e 11h, a sua escolha, para optar por uma saída entre 16h e 20h.

Se a sua empresa tiver a chance de adotar essa flexibilidade, mesmo que seja para sair 1h mais cedo às sextas, com certeza seus colaboradores ficarão mais felizes e motivados.

 

Analise os riscos

Adotar uma política de benefícios corporativos não é tarefa fácil para as empresas. Por isso, é muito importante possuir profissionais preparados para fazer uma análise estratégica.

Isso porque, se o planejamento for mal executado a empresa pode correr grandes riscos financeiros. Dessa forma, é fundamental fazer uma análise completa dos custos para a implantação de uma política de benefícios.

Em contrapartida, é bom saber que oferecer vantagens que vão além do salário para seus colaboradores e futuros contratados é um grande diferencial. Uma política de benefícios bem planejada agrega valor à empresa no mercado e tem o poder de motivar a equipe.

Todo benefício corporativo incorporado a sua realidade é uma oportunidade de demonstrar uma valorização pelo trabalho executado pelos profissionais da sua equipe.

Gerenciar uma política de benefícios exige uma atenção extra dos profissionais de RH que precisam se atentar a valores e ao controle dos benefícios oferecidos.

Não esqueça de deixar claro aos colaboradores quais são as regras da política de benefícios. Desta forma, eles saberão o que terão direito a receber.

 

E para você qual benefício não pode faltar na empresa? Deixe seu comentário abaixo.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *