Confira 12 dicas para reter os talentos da sua empresa!

A retenção de talentos é um conjunto de estratégias, políticas e práticas que as empresas adotam para manter seus colaboradores engajados com os objetivos da empresa.

Neste artigo explicaremos o conceito da retenção de talentos e qual a importância dela nos resultados da empresa. Traremos importantes dicas e métodos para você conseguir manter seu colaborador engajado e disposto diante dos objetivos da empresa.

 

A Retenção de Talentos

A retenção de talentos pode ser descrita como um conjunto de estratégias, políticas e práticas que as empresas costumam adotar para manter seus colaboradores por mais tempo na empresa.

Inúmeros métodos são utilizados nessa busca incessante para segurar na empresa os colaboradores mais talentosos e que precisam ser lapidados e estimulados constantemente.

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, dar importância na retenção de talentos é o fator fundamental para que as empresas conquistem resultados satisfatórios.

Qual o maior valor da sua empresa? Se você respondeu “meu colaborador”, parabéns, você está no caminho certo para reter seus talentos.

Apesar de todas as empresas colocarem a importância na retenção de talentos como prioridade, muitas não têm a mínima ideia de que caminho devem seguir para que seus funcionários se engajem e queiram ficar por anos e anos na função.

Reter talentos não é fácil e manter a motivação do colaborador em dia requer muita disposição dos gestores e líderes de recursos humanos.

Vivemos uma realidade onde as empresas passam constantemente por processos de troca de colaboradores e manter um talento por anos é objeto de luxo e de comemoração para quem consegue.

Mas será que sua empresa vem tomando as decisões certas? Quais estratégias e metodologias você adotou para manter seus colaboradores motivados com os objetivos da equipe?

Qual foi a última vez que você deu um feedback ou agradeceu seu colaborador por ter executado um belo trabalho?

Selecionamos 12 dicas para você conseguir implantar novos métodos de retenção de talentos na sua empresa e evitar as transições constantes e trocas de funcionários.

 

Como reter talentos?

 

1- Monte um bom plano de carreira

Ter um plano de carreira e objetivos que estimulem o colaborador a se desenvolver dentro da empresa, esse é um dos pontos chaves da importância na retenção de talentos.

Atualmente o mercado vive um momento de grande transição de colaboradores dentro das empresas. Esse fato se dá principalmente porque as empresas não traçam metas e objetivos aos colaboradores.

Se há uma evolução do colaborador na sua função, muitas empresas se perdem e não sabem o que fazer com aquele talento.

Não conseguem capacitar, formar e principalmente reter aquele profissional de qualidade.

Traçar um plano de carreira, mostrando concretamente quais degraus o profissional pode atingir na empresa é uma forma de mantê-lo engajado para alcançar os objetivos.  

 

2- Preze pela segurança profissional

A segurança no emprego sempre foi um assunto de grande importância na retenção de talentos.

Colaboradores que se sentem seguros nos seus empregos, tendem a render mais e principalmente a conseguir desenvolver suas funções com mais qualidade.

Quem não quer dormir diariamente e saber que seu trabalho está garantido na manhã seguinte, sem sustos por decisões precipitadas de mudanças, demissões e etc.

Um bom ambiente de trabalho e a valorização profissional oferece estabilidade ao colaborador e em contrapartida dá a própria empresa colaboradores mais engajados e dispostos.

 

3- O ambiente e a importância na retenção de talentos

Um ambiente propício e que oferece boas oportunidade de trabalho e de troca de experiência é o que a maioria dos colaboradores busca.

Ninguém aguenta um ambiente minado por excessivas cobranças, muitas regadas de ignorância e intolerância.

Colaboradores que vivenciam esse ambiente, além de não se engajarem, desistem do emprego brevemente e procuram novas oportunidades no mercado.

Gestores e líderes de recursos humanos tem papel fundamental para criar um clima favorável e positivo para seus colaboradores dando maior importância na retenção de talentos.

Uma equipe que trabalha unida, tem maior facilidade para trabalhar pelos mesmos objetivos e principalmente para vestir a camisa da empresa para alcançar resultados, se desdobrando diariamente na sua função.

 

4- Avalie os benefícios financeiros

Dinheiro não é tudo quando um colaborador se sente reconhecido profissionalmente e importante para a empresa.

Porém, ainda é um mecanismo considerado importante pelos gestores e líderes do setor de recursos humanos na realidade das empresas.

A importância na retenção de talentos faz com que algumas empresas busquem e acreditem nos benefícios financeiros como o grande diferencial para manter seus bons funcionários.

Comissões, aumentos de salário, bônus e qualquer tipo de recompensa monetária são definidos por alguns gestores como um motivador de peso na retenção dos talentos.

 

5- Invista na carreira dos colaboradores

Com certeza você já pensou em valorizar seu colaborador, mas que atitudes ou que passos você deu para demonstrar isso ao seu talento?

Muitos colaboradores estão em rica ascensão profissional e estão totalmente dispostos a aprender intensamente, mais a cada dia.

Mas se a sua empresa não oferece sequer uma formação, curso ou treinamento, a importância na retenção de talentos não está sendo devidamente valorizada.  

Dê um passo adiante com seus talentos, proporcione a eles novos aprendizados e capacitações para que eles cresçam cada vez mais profissionalmente e porque não pessoalmente.

 

6- Reconheça os resultados do colaborador

“Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem, e como você as lidera” (Steve Jobs).

Muitos colaboradores dizem não querer ter status, mas no fundo quem não gosta de ser reconhecido, elogiado ou ter o seu trabalho valorizado?

Alguns colaboradores se importam e até trabalham melhor se recebem reconhecimento, com elogios em público, e principalmente quando se sentem como peça fundamental para a equipe e para a empresa como um todo.

Tendo uma visão ampla da individualidade do seu colaborador e da importância na retenção de talentos, você consegue valorizar o seu trabalho e assim motivá-lo no dia a dia.

 

7- A gestão dos colaboradores como diferencial

Conseguir gerir as individualidades dos seus colaboradores é um dos grandes desafios dos gestores no dia a dia das empresas.

A importância na retenção de talentos vai muito além do que um trabalho de agradar a todos e precisa ser menos generalizado e mais individualizado.

Entender o que cada colaborador precisa e de forma ele pode ser estimulado para render mais não é tarefa fácil, mas é fundamental para otimizar o desempenho das equipes.

Mapear o perfil comportamental dos colaboradores, conhecendo seus pontos fortes e fracos, pode ajudar o setor de recursos humanos e os gestores a traçar estratégias mais eficazes na retenção de talentos.

Quer saber como mapear o perfil comportamental dos colaboradores? Clique aqui e aprenda a fazer isso 😉 

 

8- Aplique uma pesquisa organizacional

Quer saber como está o clima na sua empresa? Aplique uma pesquisa organizacional e avalie a satisfação dos colaboradores na relação com gestores e com os outros membros da equipe.

Mas é bom que fique claro que importância na retenção de talentos não pode parar apenas em uma pesquisa, é preciso ir além com o resultado em mãos.

Você como gestor ou líder de recursos humanos precisa se dispor a estimular a equipe, para inverter situações desfavoráveis e propor caminhos estratégicos de sucesso.

Quando você aplica uma pesquisa organizacional, é possível ter uma visão macro do ambiente da sua empresa e da disposição e objetivos pessoais e profissionais de seus colaboradores.

Conhecendo os desejos da sua equipe é mais fácil ter controle sobre quais métodos e estratégias aplicar e quais os talentos escondidos e colaboradores mais dispostos e engajados para você investir. 

Quer saber como fazer uma pesquisa organizacional? Clique aqui e confira!

 

9- Seja um bom gestor

“Boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas, que todos irão querer trabalhar e lidar com eles” (Paul Hawken).

O autor e ambientalista Paul Hawken descreve bem a chamada “arte da gestão”. Um bom gestor arrasta sua equipe no mesmo caminho, na busca pelos mesmos objetivos.

O gestor tem total importância na retenção de talentos. Conseguir entender o que realmente o colaborador busca na carreira dá as cartas para que a empresa tome decisões eficazes.

Seja próximo do seu colaborador, demonstre uma atitude positiva em relação a ele e principalmente valorize o que ele faz, demonstrando a importância dele como peça-chave da equipe.

Um bom gestor, um bom líder de recursos humanos conhece seus colaboradores e principalmente sabe quem merece uma promoção, uma capacitação e não hesita em tomar decisões para que o colaborador evolua e consequentemente a empresa.

 

10- Faça do seu colaborador uma peça fundamental

Todo colaborador quer se sentir importante, fazer parte de algo maior do que simplesmente executar trabalhos diários.

Quando falamos da importância na retenção de talentos obrigatoriamente tratamos de motivar o colaborador envolvendo-o em planejamentos estratégicos e em projetos de departamento.

O colaborador que sente fundamental para a empresa e inserido em coisas importantes, se sente mais engajado e disposto a lutar pelos objetivos da empresa.

 

11- Feedback é parte do trabalho

A importância na retenção de talentos também depende dos feedbacks que o gestor passa aos seus colaboradores.

Bons líderes são aqueles que dão feedbacks constantes e justos aos membros da sua equipe.

Os maiores talentos de uma empresa são os que possuem a capacidade de receber uma crítica construtiva para se desenvolver ainda mais, buscando se superar nos seus limites.

É preciso sempre deixar em aberto um relacionamento franco e verdadeiro com seu “talento”.

Lapidar pedras preciosas não é tarefa fácil, mas quanto mais sincero e justo você for com seu colaborador, mais chances de mantê-lo motivado e engajado você tem.  

 

12- Valorize a sua equipe

Já ouviu aquele velho ditado “em time que está ganhando não se mexe”? Pois é, isso pode não se aplicar tanto na realidade da sua empresa na retenção de talentos, já que algumas mudanças são um caminho para a evolução.  

Muitas empresas continuam buscando novos colaboradores fora da própria realidade, quando na verdade ainda não abriram os olhos para os próprios colaboradores.

Por que não transformar aquele colaborador que há anos exerce um bom trabalho em um líder?

É melhor se arriscar com alguém que conhece a realidade da sua empresa, do que trazer um profissional novo, que não conhece sua realidade e levará tempo para se adaptar.

A importância na retenção de talentos exige dos gestores uma disposição para olhar pela própria equipe, sem medo de arriscar uma promoção ou uma mudança de função.

 

A importância na retenção de talentos transforma o mercado

O mercado empresarial está cada vez mais competitivo. Gestores vem se especializando a cada dia para conseguir interpretar e atender as necessidades dos seus colaboradores.

Nada é mais importante na retenção de talentos do que conhecer profundamente os próprios colaboradores, mensurando seus pontos fortes e fracos e principalmente investindo em capacitações profissionais que os tornem melhores e mais preparados para enfrentar os desafios.

Afinal, o colaborador é a peça-chave para que sua empresa caminhe na busca incessante por resultados.

Se o seu funcionário caminha junto com a equipe, engajado, o árduo processo na conquista por grandes objetivos se torna mais eficaz.

Mas qual a importância na retenção de talentos dentro desse universo de luta pelos melhores profissionais? Total!

As empresas que conseguem manter seus colaboradores por mais tempo, dedicados e dispostos a desempenharem um papel de destaque dentro da empresa, saem na frente.

Dia a dia fica mais claro que líderes de recursos humanos e gestores de equipe precisam se reinventar com novas metodologias, técnicas e táticas para conseguir manter um colaborador engajado.

E a peça-chave para conquistar esse sonho de reter talentos está principalmente no conhecer o que você tem em mãos.

Saber quais as forças e fraquezas do seu colaborador é um grande passo para entender suas necessidades e principalmente conseguir mantê-lo motivado, independente das situações que se apresentam.

Reter um talento no mercado atual é como ganhar na loteria. É conseguir manter-se a frente na incessante corrida por resultados satisfatórios.

 

E você o que tem feito para a retenção de talentos dentro da sua empresa? Se você quer saber mais sobre as melhores práticas para a gestão de pessoas clique aqui.  Aprenda as técnicas para a retenção de talentos com a Xerpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *