Inscreva-se

Os 10 testes para recrutamento e seleção que todo RH precisa conhecer
Estratégia

Os 10 testes para recrutamento e seleção que todo RH precisa conhecer

Os testes para recrutamento e seleção são ferramentas utilizadas pelos recrutadores para conhecer mais a fundo as habilidades e competências dos colaboradores para a vaga.

Neste artigo abordaremos a importância dos testes de recrutamento e seleção para auxiliar os recrutadores na escolha dos candidatos para a vaga. Utilizando algumas técnicas é possível alcançar maior efetividade nas contratações.

 

A eficácia dos testes para recrutamento e seleção

Contratar o candidato ideal para sua empresa é o grande objeto de desejo dos recrutadores. Ser assertivo em um processo de recrutamento e seleção proporciona maior eficácia para formar uma equipe de sucesso.

E a consequência das boas escolhas está diretamente ligada à conquista de resultados. Por esse motivo, os profissionais de RH estão indo além da análise dos currículos e estão apostando em testes para recrutamento e seleção.

Com os testes para recrutamento e seleção é possível levantar mais informações sobre o profissional. Desta forma, elas contribuirão para que o recrutador faça a melhor escolha.

Muitos recrutadores porém, ainda não têm em mente os impactos de uma escolha errada no processo seletivo. Se equivocar na hora de contratar pode gerar gastos desnecessários com processos demissionais, abertura de novas seleções e contratações.

Por esse motivo, para se fazer contratações mais precisas é ideal que se aposte em ferramentas que ofereçam informações mais exatas sobre as qualidades do candidato. Os testes para recrutamento e seleção contribuem com esse processo.

Sendo assim, confira alguns dos principais testes para recrutamento e seleção utilizados pelos recrutadores e escolha os que mais se encaixam a sua realidade.

Após a leitura, recomendamos que você baixe esse ebook gratuito. Nele você entenderá todos os passos e estratégias para um processo de recrutamento. Responda o formulário e receba:


Os testes para recrutamento e seleção

Os testes para recrutamento e seleção são ferramentas utilizadas pelo RH para medir as habilidades dos candidatos. Dessa forma, fica mais fácil escolher o profissional com o perfil ideal para a vaga, conforme suas competências.

Existem inúmeros testes para recrutamento e seleção para apoiar os recrutadores na hora de escolherem o melhor candidato. Confira os principais:

 

1. Teste de escrita

Ter o mínimo de noção sobre ortografia e gramática e escrever corretamente é essencial em qualquer função. A grande maioria das vagas exige que profissionais mandem e-mails, produzam relatórios de resultados e etc.

Por isso, é importante que o candidato saiba escrever. Erros de português podem não só gerar uma situação desagradável entre o colaborador e seus superiores, como também diminuir a credibilidade da empresa.  

Os testes para recrutamento e seleção focados na escrita tem como principal objetivo avaliar justamente a capacidade de comunicação do seu candidato.

 

Como aplicá-lo

Uma boa opção é aplicar uma redação para que o candidato fale sobre suas habilidades, conhecimento da área, rotinas e etc. Delimite o tamanho do conteúdo, pensando sempre em um material que lhe dê a possibilidade de avaliar a coerência e vocabulário dele.

 

2. Teste de trabalho em equipe

Trabalhar bem em equipe é essencial na conquista de resultados. Essa habilidade do candidato é um grande diferencial, já que em muitos momentos ele precisará lidar com exigências dos clientes e de seus gestores.

Saber trabalhar em equipe pode criar também um ambiente favorável. Todos caminham na mesma direção, evitando possíveis conflitos.

E para saber com clareza se o candidato possui essa habilidade, é possível tirar a prova com testes para recrutamento e seleção focados na relação profissional.

 

Como aplicá-lo

Para testar essa habilidade dos seus candidatos, proponha dinâmicas em grupo. Existem inúmeras opções nessa área.  Em uma das alternativas, reúna duplas e peça que eles troquem informações entre si, como se estivessem entrevistando um ao outro.

Logo após, os candidatos vão a frente e fazem uma apresentação sobre seu novo colega.

Por fim, o candidato apresentado faz uma avaliação do que seu companheiro apresentou ao grupo.

Essa é uma maneira de gerar interação e consequentemente medir as habilidades dos candidatos quando o assunto é trabalhar em equipe.

 

3. Testes técnicos

Ter a certeza de que o candidato realmente possui as habilidades expostas no currículo é importante para minimizar os erros nos processos de seleção.

Para isso, testes para recrutamento e seleção focados na parte técnica da vaga contribuem com a escolha do candidato ideal.

Esse tipo de teste pode auxiliar o recrutador a saber se o candidato mostra com clareza seus conhecimentos e se está apto para executar as tarefas da vaga em questão.

 

Como aplicá-lo

Se uma vaga exige que o candidato tenha inglês fluente, por exemplo, aplique um teste em que o conteúdo esteja nesse idioma e que exija que ele use seu conhecimento.

O recrutador pode também fazer um bate-papo rápido com perguntas em inglês referentes a sua trajetória profissional, metas, objetivos e etc.

 

4. Teste palográfico

Esse tipo de teste é focado na análise da personalidade do candidato e é muito utilizado nos processos de recrutamento e seleção. Normalmente é aplicado por um psicólogo que avalia pontos como:

O teste palográfico se apoia na expressão gráfica para avaliar a personalidade do candidato.

 

Como aplicá-lo

O candidato precisa fazer traços paralelos em um papel em branco. A partir desses traços o profissional da empresa irá avaliar a personalidade do candidato, considerando a inclinação das marcas, força do traço, distância entre as linhas, entre outros aspectos.

Cada particularidade do traço define uma personalidade desse profissional.

 

5. Teste de atenção concentrada

Se a vaga em questão na sua empresa exigirá muita atenção do seu colaborador, o teste AC (Atenção Concentrada) é o ideal para medir o nível de concentração do candidato.

A ideia do teste é avaliar a capacidade do profissional em manter o foco por um tempo determinado. Diante de um grande número de tarefas e a pressão das entregas dos trabalhos, a concentração é objeto essencial no mercado de trabalho.

Dessa forma, entre os testes para recrutamento e seleção com foco na concentração esse é bastante utilizado pelos recrutadores.

 

Como aplicá-lo

O candidato recebe uma folha composta por inúmeros símbolos e três modelos acima da folha. A partir daí, ele precisa, com um tempo delimitado pelo recrutador, localizar os três modelos em meio as várias imagens.

Ao final do tempo determinado, os recrutadores fazem uma contagem quantitativa e qualitativa do total de acertos do candidato. Com isso, podem medir o nível de atenção e concentração do profissional.

 

6. Teste DISC

Um dos testes de maior sucesso para avaliação comportamental e de perfil é o da Metodologia DISC. Desenvolvido por William Moulton Marston, criador da Mulher-Maravilha, consegue definir o estilo que predomina no profissional.

A palavra DISC abrevia Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

A ideia é que através desses testes para recrutamento e seleção o recrutador avalie precisamente o perfil do profissional. Seja para lidar com desafios, regras, mudanças e no poder de influenciar as pessoas.

 

Como aplicá-lo

O Teste DISC possui um questionário onde o próprio candidato responde sobre como ele se definiria. Competitivo, objetivo, metódico e etc. Ao todo são 16 perguntas que podem contribuir na análise e na construção do perfil profissional do candidato.

 

7. Teste ADT (Inventário de Administração de Tempo)

Esse teste é aplicado pelos recrutadores para analisar as habilidades do candidato quando o assunto é conseguir administrar o próprio tempo no trabalho.

Com o teste ADT é possível analisar questões como:

Em um mercado tão imediatista, conseguir otimizar o tempo na execução das tarefas é uma grande vantagem para alcançar os objetivos com maior eficácia e rapidez.

 

Como aplicá-lo

A aplicação desse teste é feito por questionário de 96 perguntas diretas e objetivas sobre como cada profissional utiliza seu tempo no ambiente de trabalho. Normalmente esse teste  tem duração de 15 a 25 minutos e pode ser aplicado por psicólogos ou profissionais de RH.

 

8. Testes de QI

Entre os testes para recrutamento e seleção mais utilizados em vagas que exigem raciocínio lógico, como tarefas que envolvem cálculos e códigos, o de QI é o mais comum.

QI quer dizer quociente de inteligência e com a aplicação desse teste o recrutador tem a possibilidade de avaliar qual a velocidade de raciocínio do candidato. Sendo assim, é possível mensurar sua rapidez para analisar problemas e resolvê-los.

 

Como aplicá-lo

Esse teste ainda é dos mais conhecidos no meio empresarial e podem ser aplicados exercícios que exigem raciocínio lógico do candidato. Entre os mais comuns estão aqueles onde se apresentam figuras e o candidato precisa saber qual a diferente.

Outro bastante utilizado traz figuras espaciais que são originadas de uma figura plana e o candidato precisa marcas quais são provenientes da original. Assim é possível medir a rapidez de raciocínio lógico e a reação para resolver um problema.

 

9. Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI)

O QUATI permite aos recrutadores medir quais as principais inclinações comportamentais do indivíduo.

Ou seja, é possível analisar questões como atitude (extrovertido e introvertido), julgamento (pensamento e sentimento) e percepção (sensação e intuição).

Esse teste tem como base os tipos psicológicos de Carl Jung, um dos maiores nomes da área de psicologia.  

Como aplicá-lo

O teste contém 6 situações hipotéticas, com 15 diferentes pares de afirmações, onde o candidato precisa escolher aquelas que mais se adequam ao seu comportamento. Após as respostas se faz uma análise qualitativa e quantitativa das escolhas.

Chegando assim a um perfil mais acertado do comportamento do seu candidato. Esse perfil fará a diferença para você saber se ele se encaixa a cultura interna da empresa.

 

10. Teste para medir o talento para apresentações

Muitos cargos exigem do profissional competência para lidar com os clientes em reuniões, eventos e etc. Inclusive, alguns têm a responsabilidade de apresentar relatórios de resultados e de execução das tarefas.

Mas nem todos os profissionais possuem essa capacidade e escolher a pessoa errada para essa vaga pode comprometer a imagem da empresa para com seus clientes.

Por isso testes para recrutamento e seleção que medem as habilidades do profissional em se expor em público são tão importantes. Conhecer o carisma do candidato, seu senso de confiança e desenvolvimento para improvisar é fundamental antes de contratá-lo.

Sendo assim, os testes permitem que essa avaliação seja feita na práticas para que não apareçam surpresas negativas no futuro sobre habilidades e competências do profissional.

 

Como aplicá-lo

Você pode criar uma simulação de apresentação, onde é apresentado um problema e o candidato precisa encontrar a solução e apresentá-la para você. Exigindo dele uma argumentação dos porquês daquele resultado encontrado.

Pois assim, você consegue medir o nível de capacidade do profissional para interagir com as pessoas e de suportar o estresse diante de uma situação onde é testado.

 

Testes para recrutamento e seleção: o apoio do RH

Mapear o perfil dos candidatos com testes para recrutamento e seleção se tornou essencial para que as empresas reduzam os impactos negativos de uma contratação equivocada.

Sanar todas as dúvidas em relação às habilidades e competências dos seus candidatos, oferece maior assertividade nas contratações. Além de possibilitar maior eficácia na formação de equipes de sucesso.

Com um bom planejamento por parte da empresa é possível construir testes para recrutamento e seleção que contribuam com as escolhas dos recrutadores.

Por meio deles, as empresas vão além da análise superficial das qualificações dos candidatos e tem concretamente em mãos suas habilidades e conhecimentos.

Ou seja, todo tipo de acréscimo para conhecer seu candidato e suas capacidades para ocupar a vaga são válidos e fazem a diferença.

 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário sobre qual teste você já utilizou na sua empresa.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *