Como usar o Décimo Terceiro Salário estratégico no RH

Como usar o Décimo Terceiro Salário estratégico no RH

Aplicar o Décimo Terceiro Salário estratégico dentro uma empresa é uma forma de garantir vantagens tanto para o negócio quanto para os colaboradores. Frequentemente, esse valor costuma ser pago aos trabalhadores só no final do ano. Porém, oferecer opções de pagamento antes da data geral pode ajudar na vida financeira dos trabalhadores e até mesmo no aumento da produtividade da empresa.

Para mostrar como usar o Décimo Terceiro Salário em estratégias de RH, separamos algumas dicas que mostra como é possível influenciar outras áreas da empresa dependendo de como esse pagamento é feito.

Continue a leitura a seguir!

1. Adiantamento com férias

Uma das formas de aplicar o Décimo Terceiro Salário estratégico é através do adiantamento feito junto às férias dos colaboradores. A técnica ajuda especialmente quando a empresa apresenta muitas férias vencidas e alguma dificuldade em manter o registro de tudo. 

Assim, ao pagar o adiantamento do 13º sempre que os funcionários saírem de férias o gestor dilui o custo desses adiantamentos por todo o ano e garante que os seus funcionários tenham um incentivo extra para não deixarem as férias vencerem.

2. Adiantamento na metade do ano

A maioria das empresas costuma pagar o 13º em duas parcelas, a primeira feita em novembro, e a segunda parcela em dezembro. Pensando em aplicar o Décimo Terceiro Salário estratégico, essa é uma maneira que pode acabar pesando muito no caixa da empresa. 

Uma alternativa para essa divisão em duas parcelas, então, é pagar a primeira parte na metade do ano, (junho ou julho). Essa técnica ajuda a equilibrar as contas do empreendimento e ainda fornece uma ajuda financeira aos colaboradores com uma quantia em dinheiro entrando na conta mais cedo!

3. Adiantamento em caso de emergência

Outra forma de aderir ao Décimo Terceiro Salário estratégico é adiantar esse pagamento em caso de alguma emergência sofrida por um funcionário, ou seja, quando ele precise de uma dinheiro extra.

Lembre-se que, de acordo com a CLT, a sua empresa não é obrigada a pagar o décimo terceiro a todos os empregados ao mesmo tempo, e isso permite que você faça essa flexibilização do pagamento de acordo com a necessidade dos colaboradores.

4. Pagamento feito em fases

O fluxo de caixa da sua empresa anda muito apertado? Uma boa alternativa para equilibrar as coisas é adotar o pagamento do 13º por departamento, alternando os meses. Assim, é possível aliviar o pagamento e deixar o seu financeiro mais tranquilo.

Vale ressaltar aqui, a importância de tomar cuidado em como esse pagamento será dividido entre os colaboradores, pois alguns sindicatos obrigam o pagamento de todos no mesmo mês.

5. Usando a ferramenta Xerpay para o 13º

O aplicativo Xerpay permite a antecipação de salários com o pagamento feito pelos dias já trabalhados no mês, porém, muitas pessoas não sabem que a plataforma também disponibiliza a opção de liberação do 13°. 

Sendo assim, aderir à plataforma ajuda e muito na implantação de um Décimo Terceiro Salário estratégico no seu negócio. Vale ressaltar que, assim como a opção de pagamento do salário, o cálculo do 13º a ser recebido pelo colaborador também é feito referente aos meses em que ele trabalhou no ano.

 

Agora que você conferiu como aplicar o Décimo Terceiro Salário estratégico em sua empresa, aproveite para compartilhar essa informação em suas redes sociais e deixe nos comentários como este artigo te ajudou!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.