tipos de perfil profissional

7 tipos de perfil profissional: Conheça os mais comuns e saiba como identificá-los

Os tipos de perfil profissional são características presentes nos colaboradores que podem influenciar na execução das tarefas. 

Neste artigo apresentaremos os sete tipos de perfil profissional presentes nas organizações. Falaremos sobre a importância de identificá-los para que seja possível extrair o melhor dos colaboradores. Confira!

 

O conhecimento do perfil profissional como estratégia de negócio

Conhecer seus profissionais a fundo, esse é o grande segredo para conseguir lidar com as diferenças da sua equipe e liderá-los com eficiência. Todas as empresas possuem diferentes tipos de perfil profissional e os gestores têm a obrigação de conhecê-los.

Uma pesquisa do grupo Hay revelou que profissionais engajados possuem 50% mais chances de ter um alto desempenho para cumprir suas tarefas. Manter profissionais motivados, no entanto, não é tarefa fácil e é o principal desafio do setor de RH.

Conseguir gerenciar os mais variados tipos de perfil profissional exige muita dedicação dos gestores. Eles precisam conhecer os membros da sua equipe em suas particularidades.

Saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos dá a possibilidade de extrair sempre o melhor deles.

Mas você sabe como traçar uma linha com os tipos de perfil profissional que você possui? Ou até mesmo identificá-los para saber como lidar com cada um de forma diferente?

Selecionamos abaixo os sete tipos de perfil profissional mais comuns na atualidade e que podem influenciar positivamente ou negativamente na sua empresa. Confira!

 

A importância de avaliar os tipos de perfil profissional

Conseguir identificar as diferenças dentro da sua equipe pode gerar alternativas para alcançar maior produtividade e motivação. Avaliar os profissionais que você tem em mãos facilita inclusive a ser mais assertivo em promoções e realocações de cargos.

Além disso, pode ajudar na hora de realizar uma nova contratação, já que com uma análise de perfil fica mais fácil contratar o profissional ideal para a vaga.

Uma avaliação dos tipos de perfil profissional pode:

Quer conhecer a taxa de turnover da sua empresa? Baixe essa planilha de cálculo de turnover gratuita! Responda o formulário e receba:

Tipos de perfil profissional

Toda a empresa possui diferentes tipos de perfil profissional, mas nem todas sabem como identificá-los ou sabe quais as principais características de cada um. Por isso, selecionamos sete perfis de profissionais que toda empresa possui. Confira:

  • Perfil Planejador;
  • Perfil Comunicador;
  • Perfil Executor;
  • Perfil Analista;
  • Perfil Procrastinador;
  • Perfil Explosivo;
  • Perfil Competitivo.

Agora que você sabe, por nome, cada um dos perfis, conheça detalhadamente cada um deles!

 

Perfil Planejador

Esse é o colaborador que possui um alto grau de conservadorismo e prefere uma rotina mais clara e definida de suas tarefas. Costuma agir com tranquilidade nas mais variadas situações, já que costumeiramente seu trabalho está sempre organizado e planejado.

Planeja tudo antes de executar e gosta de manter o equilíbrio em sua função. Em contrapartida, esse tipo de profissional não sabe lidar bem com a mudança ou com improviso.

Além disso, não costuma se dar bem em empresas com alta taxa de turnover, por gostar de estabilidade. O desafio do RH nesse caso, é o de passar feedbacks constantes ao profissional, dando maior segurança sobre o seu cargo.   

 

Perfil Comunicador

Entre os tipos de perfil profissional, o comunicador é aquele que tem um grande poder de persuasão. Seu entusiasmo costuma motivar quem está ao seu redor, principalmente em função da sua dedicação em colocar os projetos em prática.

O comunicador por outro lado não se preocupa tanto com o planejamento ou organização do projeto, já que sua motivação coloca como se tudo fosse extremamente viável. Isso, inclusive pode causar atrasos em execução e entrega de tarefas.

Os gestores precisam costumeiramente agir de forma mais objetiva e consciente com esses profissionais, para que muitas vezes eles retornem ao senso de realidade dos projetos.

 

Perfil Executor

Autoconfiante e que se dispõe a enfrentar qualquer tipo de problema e dificuldade por se sentir capaz para resolvê-los. O executor bate de frente com os desafios. Defende com unhas e dentes suas opiniões, devido a sua imensa competitividade.

Porém, em alguns casos, dentre os tipos de perfil profissional, o executor pode se tornar uma pessoa difícil, autoritária e ditatorial. Ele costuma ouvir pouco e só se preocupa com a própria opinião.

Por confiarem extremamente em si próprios possuem dificuldade para trabalhar em conjunto.

 

Perfil Analista

Altamente conservador em suas tarefas, o analista é o mais detalhista dos tipos de perfil profissional. Ele prefere agir de maneira meticulosa e tem um profundo conhecimento das suas tarefas.

É preciso na execução do seu trabalho e autodisciplinado para não cometer erros. Desta forma, equipes com muitos analistas podem não ser tão práticas e a indecisão dos profissionais pode ser predominante, já que prezam sempre pela perfeição.

A sua criticidade em alguns momentos pode gerar um grande estresse. Os analistas são muito críticos ao próprio trabalho e raramente enxergam uma execução perfeita.

 

Perfil Procrastinador

Saber lidar com inúmeros tipos de perfil profissional não é tarefa fácil para o RH, principalmente quando se está diante de um procrastinador. Com esse tipo de profissional é preciso que o gestor fique o tempo todo em cima, com cobranças individuais constantes.

Normalmente as tarefas entregues a esse tipo de perfil são finalizadas as pressas ou com atrasos.

Os procrastinadores são os grandes responsáveis pela improdutividade organizacional, atrapalhando não só a empresa, mas barrando seu próprio crescimento profissional.

 

Perfil Explosivo

Em tempos que os projetos vão bem e a empresa está alcançando resultados, o perfil explosivo está no caminho da tranquilidade. Contudo, é só aparecer um problema que a bomba explode.

A partir daí se inicia uma fase de nervosismo, descontrole e perda de produtividade.

Em muitos casos, o gestor precisa ser duro com esses tipos de perfil profissional, já que o limite do respeito é ultrapassado, gerando mal estar dentro da equipe.

É necessário que os gestores conversem individualmente com esses colaboradores para não tolerar o desrespeito.

 

Perfil Competitivo

Competição dentro do trabalho pode trazer diversos benefícios. Dentre eles temos: maior dedicação, empenho e engajamento dos colaboradores.

Profissionais competitivos tendem a ser mais autoconfiantes. Além disso, trabalham mais horas e são capazes de assumir inúmeras tarefas sem sofrimento.

Porém, quando a competição se torna excessiva, o ambiente de trabalho se torna pesado, desagradável, com pessoas que só pensam em si próprios e não como equipe.

Uma dica para os gestores lidarem com esse perfil é evitar elogios individuais e tentar enaltecer o trabalho em equipe.

 

O desafio de identificar os tipos de perfil profissional

O RH tem o desafio diário de manter seus profissionais engajados e motivados para assim conseguir construir uma equipe que ofereça resultados constantes.

O mercado atual oferece uma grande diversidade em seu ambiente de trabalho. Isso exige do RH e dos gestores a expertise de lidar com tipos de perfil profissional diferentes.

Reconhecer as facilidades e dificuldades da sua equipe ajuda a criar estratégias para atingir as individualidades dos seus profissionais.

Em um cenário extremamente competitivo, onde o resultado é o principal objetivo, adequar as tarefas para os profissionais certos faz a diferença.

 

Quer saber tudo sobre o RH? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do setor.

Comentários Facebook

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.