Mudanças comportamentais no ambiente de trabalho: fique atento!

Sua empresa realiza mudanças constantes? Será que esse é o caminho certo? Mudar, mudar e mudar? A resposta é: depende do ponto de vista. Realizar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho pode ser um caminho que te leva tanto a bons resultados, como para perdas irreparáveis.

Por esse motivo é preciso ficar bem atento a realidade que sua empresa está para que mudanças não sejam sempre traumáticas na vida dos colaboradores influenciando-os negativamente.

 

O maior desafio das empresas

Se você perguntar hoje para uma empresa quais seus maiores desafios, a grande maioria delas vai responder que é a dificuldade de manter os colaboradores felizes e engajados diante das influências que as mudanças comportamentais no ambiente de trabalho trazem.

Não é simples tornar colaboradores mais efetivos, produtivos e aptos para encarar os desafios que as empresas enfrentam diariamente. Mas é possível mudar sem traumas! E essa percepção das atitudes do colaborador diante das funções que lhe são propostas é uma responsabilidade do setor de RH e dos gestores que estão ao lado desse colaborador diariamente.

O grande desafio fica por conta de realizar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho para que sua empresa alcance resultados satisfatórios. Mas como fazer isso? Tratando da individualidade de cada um dos seus colaboradores, traçando objetivos e metas que se encaixem nas suas habilidades e que de alguma forma influenciem na sua capacidade produtiva.

 

Como promover mudanças?

O psicólogo organizacional, Shlomo Ben-Hur, é especialista em cultura organizacional e também no gerenciamento e retenção de talentos na empresa e diz sobre as mudanças comportamentais no ambiente de trabalho:

“O ambiente e o contexto são fundamentais para que haja mudança comportamental no ambiente corporativo. Eles são o suporte para que haja transformação. Por isso, é necessário que o gestor aja de maneira diferente”.

E é exatamente essa base que as empresas devem seguir no seu dia a dia, preparando um ambiente favorável à mudança e que estimule os colaboradores a seguirem esse caminho.

Quando estimulados por seus gestores e líderes, os colaboradores tendem a realizar uma mudança comportamental no ambiente corporativo de maneira mais natural e com uma disposição maior para alcançar resultados para a empresa.

 

Qual o segredo para realizar as mudanças?

O segredo para realizar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho é reconhecer o trabalho do colaborador, demonstrar satisfação com o seu trabalho e principalmente fazer com que ele se sinta único e útil.

O estudioso Abraham Maslow, responsável pela Teoria da Hierarquia e das Necessidades Humanas, dá grande destaque ao “estímulo” como base para as mudanças comportamentais no ambiente de trabalho. Segundo ele todo e qualquer tipo de aspecto emocional está completamente ligado ao entendimento de todas as necessidades humanas. Isso quer dizer que a motivação leva as pessoas a ação, através de estímulos que estão agindo sobre elas.

 

Diminua as tensões no seu ambiente de trabalho

Dominar as tensões da equipe é parte decisiva para realizar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho. O ser humano vive em um turbilhão de emoções todos os dias e se não conseguir realizar uma mudança profunda em seu sistema emocional, vai ser dominado pelo estresse e consequentemente viverá um desequilíbrio emocional que terá total influência em seu desempenho.

Porém, o setor de RH e os gestores de equipe podem de alguma forma encontrar meios para dar estrutura e favorecer o desempenho do colaborador, potencializando suas habilidades e submetê-lo mais facilmente a possíveis mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, sem deixar os famosos traumas das mudanças.

 

4 pilares das mudanças comportamentais no ambiente de trabalho

Referência em processos administrativos, Idalberto Chiavenato criou um modelo com quatro tipos de mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, com base no treinamento, e que podem ser de fato decisivo nos processos diários das empresas.

  • Transmissão de informações

Pode parecer pouco, mas uma simples abertura da realidade da empresa aos seus colaboradores, como informações relevantes sobre o planejamento geral, produtos da empresa, políticas e etc., pode facilitar as mudanças comportamentais no ambiente de trabalho.

O trabalhador que conhece a empresa e sente importante ao saber a realidade de onde está trabalhando está mais disposto a aceitar as mudanças e a lutar pelos objetivos e metas da sua equipe, de forma mais engajada.

  • Desenvolvimento de habilidades

Desenvolver as habilidades do seu colaborador, mas principalmente ter conhecimento sobre o perfil de cada membro da sua equipe, para ser mais assertivo no momento de traçar estratégias individuais de execução de tarefas e influenciá-los em mudanças comportamentais no ambiente de trabalho.

  • Desenvolvimento ou modificação de atitudes

Tornar os colaboradores mais motivados e dispostos é o sonho de todas as empresas e a modificação de atitude, como realizar pequenos ajustes em pensamentos negativos para positivos, pode trazer maior ânimo para o colaborador alcançar resultados em suas tarefas.

Imagina um ambiente em que o gestor é pessimista o tempo todo, com certeza a equipe será também influenciada por esse negativismo e o trabalho será um peso para o colaborador que está inserido nesse ambiente. Mudanças comportamentais no ambiente de trabalho são necessárias e um simples ajuste com pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.

  • Desenvolvimento de conceitos

Nesse tópico relacionado ao treinamento e as mudanças comportamentais no ambiente de trabalho ocorre na busca de permitir a conceituação das ideias e filosofias, facilitando dessa forma a aplicação dos conceitos de forma prática e dando aos gestores uma visão mais ampla sobre a atuação de seus colaboradores.

A realidade das empresas é de uma constante mudança, seja porque algo não está funcionando, seja por um ajuste para maximizar e potencializar os resultados. Mudar é inevitável e mudanças comportamentais no ambiente de trabalho vêm a uma velocidade grande nas mais diversas áreas em vários momentos.

 

A importância das mudanças comportamentais

Diante de tantos ajustes necessários em relação a mudanças comportamentais no ambiente de trabalho fica evidente a necessidade das empresas em investir no planejamento estratégico e na construção dos perfis de seus colaboradores, para conseguir de alguma forma mensurar os que estão mais adaptáveis a possíveis mudanças e aos que sofrerão um pouco mais.

Falar sobre mudanças comportamentais no ambiente de trabalho é tratar sobre a obrigação das empresas de proporcionar estrutura e treinamentos de aperfeiçoamento aos seus colaboradores, para que estarem aptos e dispostos a enfrentar tudo pela empresa. O velho ditado “ele precisa vestir a camisa” só se tornará real se você se organizar e flexibilizar sua equipe para todos estejam abertos para aceitar as constantes mudanças que o mundo empresarial apresenta todos os dias.

 

Quer divulgar e repassar ainda mais o seu aprendizado sobre mudanças comportamentais no ambiente de trabalho com esse artigo? Compartilhe ele em suas redes sociais e ajude muitas pessoas que ainda não sabem como realizar mudanças dentro da própria empresa.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *