Inscreva-se

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio
Cultura da Empresa

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio

Você provavelmente já ouviu falar, mas pode estar em dúvida sobre o que é organograma da empresa, qual sua função e como construí-lo.

O organograma é uma maneira de representar a estrutura organizacional de uma empresa.

Sua função é justamente ilustrar e apresentar de forma objetiva e direta a hierarquia empresarial.

Porque usar organograma empresarial?

O organograma é uma ferramenta é muito utilizada no meio corporativo para auxiliar na estruturação dos negócios, tornando os processos e funções desempenhados pelos funcionários, mais claros.

Uma das vantagens de um organograma é a possibilidade das empresas conseguirem ilustrar todos os cargos e setores internos, além de apresentar como funciona seu negócio.

O que mostra um organograma?

Essa estrutura apresenta desde o presidente da corporação, até os funcionários de menor nível operacional. Todos eles estarão dispostos por meio de uma cadeia hierárquica.

Leia também: Senso de dono: como despertar o engajamento nos colaboradores?

Para os grandes negócios, aprender como fazer um organograma de uma empresa é fundamental. Ele pode evitar diversos problemas, como:

  • falhas ou interferências de comunicação;
  • conflitos em projetos;
  • desavenças por causa de funções e cargos.

Entre as vantagens de um organograma, o método ainda pode ajudar pessoas externas a identificarem a função de cada colaborador dentro da empresa. Assim, o stakeholder sabe facilmente quem deve contactar para resolver determinado problema, fechar negócios ou solicitar algum tipo de serviço.

O organograma ainda auxilia os profissionais recém-contratados. Por meio dele, os novatos conseguem entender melhor qual a sua posição e identificar quem são seus superiores. Ou seja, ele entenderá todo o esquema global da empresa facilmente.

Então, entendeu as vantagens de um organograma?

Sua empresa já trabalha com um esquema como este?

Neste artigo, explicamos melhor o que é organograma empresarial e listamos um passo a passo que pode auxiliar sua equipe na estruturação do seu. Boa leitura!

O que é organograma da empresa?

O organograma é uma ferramenta que promove uma melhor visualização de toda a estrutura da corporação e de todos os colaboradores que trabalham nela.

Entre o que mostra um organograma está a delimitação de responsabilidades e limites, deixando evidente a cadeia hierárquica geral.

Existem variados tipos de organogramas, mas normalmente, eles possuem o formato de gráficos, quadrados ou retângulos e cada figura representa um cargo dentro da empresa.

As linhas usadas representam a separação entre os níveis hierárquicos na corporação. Isso torna mais fácil entender quais são os cargos de liderança e seus subordinados.

No organograma, não é costume utilizar os nomes específicos de cada colaborador, mas sim os cargos que ocupam dentro da estrutura administrativa.

Por meio dele, a empresa, independente de seu tamanho e setor, pode organizar sua equipe e promover transparência de seus negócios para todos os seus clientes, fornecedores e parceiros.

Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você saberá como estruturar um planejamento de RH eficaz. Responda o formulário e receba:


As vantagens de aprender como fazer um organograma de uma empresa

Uma das principais vantagens de um organograma é justamente garantir a agilidade na percepção de suas várias áreas de negócio. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar:

  • quem é o responsável por cada projeto;
  • quais departamentos podem crescer;
  • com o que cada colaborador pode contribuir.

Entender o que é organograma da empresa ajuda a simplificar o funcionamento da rotina interna do negócio, fazendo com que todos saibam a quem devem se reportar diante de problemas.

Além disso, auxilia a empresa a criar um plano de carreira para colaboradores e ajuda os funcionários a entenderem para onde podem crescer e quais cargos podem almejar.

Dessa forma, o organograma é também uma ação motivacional no trabalho, contribuindo para que os colaboradores se mantenham satisfeitos e motivados a subir de posição na empresa.

Por último, ainda podemos considerar o organograma um facilitador das tomadas de decisões relacionadas à gestão empresarial e comunicação interna de todos os departamentos da empresa.

Para que o método seja realmente útil para a empresa, ele deve ser objetivo e adaptado para a estrutura da organização.

É fundamental saber qual o melhor tipo de organograma aplicar, para atender as necessidades de sua empresa, representando com fidelidade a estrutura de seu negócio.

Os tipos de organograma

Agora que você já entendeu o que é organograma empresarial, é importante saber que existem diferentes tipos de organogramas que sua empresa pode se basear.

Para determinar qual deles é o melhor para seu negócio é necessário entender a forma como ele é administrado.

Os modelos existentes podem ser adaptados para cada tipo de administração, possibilitando sua aplicação conforme a necessidade da empresa.

Confira a seguir alguns dos modelos existentes:

1. Modelo Vertical (ou Clássico)

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio

Modelo de organograma vertical ou clássico

Essa opção é a mais comum entre as empresas, pois mostra a hierarquia administrativa de cima para baixo.

Nesse organograma, a diretoria está no nível mais alto, enquanto os subordinados estão abaixo, seguindo a ordem de subordinação.

Leia também: Diferenças entre Empregado, Funcionário e Colaborador

Normalmente, se encaixa em empresas com modelos de administração mais tradicionais e rígidas. Assim, aqueles cargos que representam maior poder irão ocupar o topo, pois possuem as maiores responsabilidades.

A ordem costuma ser:

  1. o presidente da organização;
  2. seguido dos diretores comercial, administrativo e de produção;
  3. gerentes e assim por diante.

2. Modelo Circular (ou Radial)

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio

Modelo de organograma circular ou radial

Na imagem acima você pode visualizar um exemplo de organograma de uma empresa, na qual o modelo escolhido foi o circular.

A hierarquia representada nesse modelo é apresentada de forma mais branda. Os cargos são colocados lado a lado, formando um círculo.

Esse radial começa no centro, com a gerência e diretoria (cargos mais altos) e vai se espalhando pelos lados com os cargos ligados diretamente.

Como nos demais modelos, o organograma circular tem vantagens e desvantagens. Entretanto, ele é um excelente modelo para empresas com cultura organizacional inovadora.

As empresas que apostam no organograma circular não visam estruturar ou mostrar quem são os chefes e quais pessoas são subordinadas. Esse modelo sugere uma ideia de colaboração entre todos.

Ele é usado por colaborações mais modernas, que possuem como lema ressaltar a importância do trabalho em equipe.

3. Modelo em Barras

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio

Modelo de Organograma em barras

Utilizando retângulos a partir de uma base vertical, o tipo de organograma em barras foca na importância da autoridade representada por cada cargo.

Assim, cada retângulo é diretamente proporcional ao nível de autoridade de cada cargo.

4. Modelo Linear de Responsabilidade (OLR)

O que é organograma da empresa? 5 modelos para seu negócio

Modelo de Organograma Linear de Responsabilidade

Esse organograma possui um diferencial dos demais. Ele é focado em relacionar e integrar as diferentes atividades desenvolvidas na empresa e nos colaboradores que as executam. Assim, não são estruturados para apresentar o posicionamento hierárquico.

5. Modelo Informativo

O último exemplo de organograma de uma empresa é o informativo. Ele apresenta o máximo de informações úteis sobre cada unidade organizacional da empresa.

Você pode conferir esse modelo neste link aqui. Ele está no slide 27.

Como fazer um organograma de uma empresa: passo a passo

Não basta entender o que é um organograma empresarial, é preciso aprender como criar um, que atenda as necessidades de seu negócio.

A seguir, separamos dicas básicas que servirão para qualquer tipo de organograma escolhido.

Siga os 3 passos a seguir para ter sucesso no projeto final:

1º Passo

O primeiro passo de como fazer um organograma de uma empresa é separar as funções e cargos de sua corporação.

É importante se atentar que pode acontecer de uma mesma pessoa ocupar mais de uma posição na empresa. Por isso, os retângulos do organograma não devem ser nomeados.

Insira, então, apenas o cargo.

2º Passo

Depois, indique, de forma clara, quem está no comando das áreas, de acordo com seu nível hierárquico.

A forma mais comum de diferenciar cada retângulo é por meio da utilização de cores diferentes.

3º Passo

Finalmente, torne oficial o organograma de sua empresa.

Todos os funcionários devem conhecê-lo.

Coloque-o em algum lugar visível para que todos tenham acesso e entendam como ele foi estruturado.

Concluindo

Entender o que é organograma da empresa é um grande passo para a organização de sua estrutura.

Ele pode ser considerado uma ferramenta inteligente para representar a gestão administrativa de sua empresa.

O organograma é capaz de proporcionar grandes benefícios para os negócios, consolidando a estrutura de sua organização, tanto na mente de sua equipe interna, quanto para os clientes e fornecedores externos. Aplique essa estratégia na sua empresa agora mesmo!

Já sabe como aprimorar o organograma de sua empresa? Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui e deixe sua opinião sobre o assunto.

Para te ajudar a organizar sua gestão e equipe, você pode contar com um acompanhamento ainda mais profissional.

A Xerpa é um software para RH, com um sistema que atua na otimização de processos como overview, admissão e demissão, contratação, holeries, controle de férias e mais. Além de ser uma forma de como melhorar a produtividade no trabalho, ainda reduz 30% dos custos do seu RH.

Conheças as demais funcionalidades do aplicativo e fale já com um especialista!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *