As 6 melhores práticas de gestão de pessoas que você deve adotar

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores, aplicando técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da sua empresa.

Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente, já que os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.

A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade – o que consequente resulta no crescimento saudável da empresa.

Neste post, separamos as seis melhores práticas de gestão de pessoas para você começar a montar a sua estratégia agora mesmo. Confira!

 

Melhores práticas de Gestão de Pessoas

1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com o os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.

Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo. Você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.

Procure desenvolver um relacionamento que permita aos seus colaboradores opinarem e serem ouvidos em suas reivindicações e sugestões. Além disso, crie condições para que essas comunicações não se percam no meio do caminho. Neste caso, o feedback pode ser uma ótima alternativa.

Uma estratégia de gestão de pessoas começa ouvindo os colaboradores. Através de uma comunicação eficiente é mais fácil encontrar soluções, entender a forma de pensar de toda uma equipe e, consequentemente, obter sucesso na resolução de possíveis conflitos ou dificuldades.

2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa

Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo como um todo, até mesmo para evitar a temida “rádio-peão”.

Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.

Como já citamos, o primeiro passo para a satisfação de um colaborador é que ele se sinta parte importante da empresa. Ao estimular a comunicação e o diálogo, você está trabalhando para desenvolver esse sentimento no seu colaborador.

Por isso, uma boa gestão de pessoas deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo.

O compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias de empresa.

3. Invista no processo de atração de talentos

Ao mesmo tempo em que as estratégias de retenção de colaborares deve qualificar seus colaboradores, o processo de atração de talentos é essencial para que a sua empresa se destaque no mercado.

Para aperfeiçoá-lo, sua empresa deve avaliar todo o processo de recrutamento e seleção e identificar como a sua marca pode se tornar atraente aos olhos dos novos talentos que estão buscando colocação no mercado de trabalho.

Para isso, identifique os seus benefícios e mostre ao mercado que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar, já que oferece um ambiente desafiador e investe e no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time, por exemplo.

É claro que essas informações devem ser reais, ou seja, a empresa deve efetivamente se preocupar com o seu capital humano para que o discurso vá além da teoria.

Para ajudar a construir essa imagem, sua empresa pode estar presente nas redes sociais, criar uma página específica para apresentar as oportunidades disponíveis e informações gerais sobre a empresa, inclusive com depoimento de atuais colaboradores.

Por exemplo, oferecer feedbacks aos candidatos, mesmo que negativos, pode ser uma maneira de se destacar no mercado, além de mostrar às pessoas que elas podem vir a tentar uma nova oportunidade no futuro.

4. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação

Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes dentro das práticas internas de qualquer organização. Isso porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.

Para isso, você deve saber falar tanto dos pontos positivos quanto dos pontos negativos – lembrando sempre, claro, de que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente, enquanto os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente particulares. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.

Quando você investe no desenvolvimento de uma cultura de feedback, é possível colher diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores. Essa ação mantém o clima organizacional saudável e melhora os resultados como um todo.

5. Realize treinamentos e capacite suas equipes

Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários, melhorando não só o seu desempenho nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.

A realização dessas atividades de desenvolvimento é traz duas vantagens que estão intimamente ligadas: você demonstra ao colaborador que está preocupado com sua evolução e o oferece ferramentas para melhorar o seu trabalho.

Lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.

6. Invista em tecnologias de gestão de pessoas

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas na automação dos seus processos de recursos humanos.

Atividades burocráticas, como admissões, desligamentos, controle de férias e folhas de pagamento, podem ser realizadas por softwares online, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com tarefas administrativas e garantindo a segurança das informações.

Ao optar por soluções desse tipo, você ganha tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e que exigem foco, como a atração e a retenção de talentos.

 

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