Inscreva-se

Aprenda agora como disseminar a cultura da empresa!
Cultura da Empresa

Aprenda agora como disseminar a cultura da empresa!

Toda organização tem a sua cultura, mas que nem sempre é vivida — ou trabalhada — de fato. Esses valores, crenças, hábitos e etc. ajudam a construir uma base forte e uma rotina eficaz. No entanto, a cultura da empresa pode facilmente se perder na azáfama da jornada de trabalho.

A chave para colocar os valores organizacionais em primeiro plano é convertê-los em exemplos comportamentais específicos. Ao modelar e recompensar comportamentos que demonstram tais atitudes, os gestores e donos incentivam os funcionários a agirem sobre os princípios culturais da instituição.

Confira o nosso texto e conheça outras dicas para disseminar a cultura da sua empresa entre todos. Boa leitura!

 

Coloque a cultura da empresa em primeiro plano

Pode ser fácil perder de vista os valores culturais da empresa quando o trabalho desenvolvido não é feito baseado neles. A cultura deve orientar todos os aspectos do negócio, desde as tomadas de decisões, passando pela contratação de novos talentos, até a maneira que a empresa interage com os clientes.

Por isso, é importante manter o “código cultural” da instituição na vanguarda, tornando-o proeminente no local de trabalho. Além disso, para a completa disseminação da mensagem, você pode:

  • apresentar as informações no site da empresa;
  • colocar no manual do funcionário;
  • colar cartazes de mensagens em locais de grande circulação na instituição (salas de conferência, refeitório etc.).

 

Contrate com base na cultura da empresa

Construir uma equipe que trabalha a partir da cultura da empresa começa com um sistema de seleção baseado em valores.

Avaliar o conjunto de habilidades de um candidato é importante, mas para acertar em termos culturais, você precisa adicionar os valores centrais da sua organização ao processo de contratação final.

As organizações com as melhores culturas otimizam suas entrevistas e seleções para uma adaptação completa. Assim, elas conseguem encontrar profissionais que:

  • tenham a capacidade e a habilidade para produzir os resultados esperados;
  • estejam naturalmente preparados para trabalhar de acordo com os valores centrais da empresa;
  • vislumbrem um crescimento na carreira seguindo os conceitos culturais da instituição.

Para determinar se um candidato está conectado com os valores centrais da organização, crie perguntas para serem aplicadas durante a entrevista e que girem em torno da cultura corporativa do seu negócio.

Usar o processo de seleção para identificar talentos com princípios semelhantes é crucial para montar uma força de trabalho que aplique com sucesso a ética da empresa.

Para entender mais sobre como recrutar talentos que se enquadram com a cultura da empresa, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele, você verá dicas para ser mais assertivo nessa estratégia. Responda o formulário e receba:


 

Trabalhe os líderes

Criar uma cultura que prospere dentro da empresa requer líderes que trabalhem e foquem nesse intuito. Muitas vezes, os gestores só se concentram no que não está dando certo, criando resultados mais do mesmo. Essa é uma forma equivocada de agir.

Se o objetivo é disseminar os valores da empresa, é importante também se concentrar e celebrar o que está funcionando. Essa simples mudança de mentalidade permitirá que todos entendam qual é a missão que guia o empreendimento.

É essencial garantir que a mensagem e os objetivos da organização ressoem por todos os departamentos. Trabalhar os líderes para cumprir essa etapa é vital para obter o resultado desejado.

Ao fazer isso, você terá “embaixadores” da cultura dentro da empresa, incentivando os funcionários e gerenciando diferentes pontos da rotina de trabalho.

 

Invista em treinamentos de funcionários

A cultura da sua empresa é um reflexo do que a sua organização representa. Como vozes do negócio, os seus funcionários são fundamentais para garantir que ela seja bem-sucedida. Quando você fornece um ambiente de trabalho e um sistema que contemplam a melhoria da capacidade dos colaboradores, isso pode fazer muita diferença.

As oportunidades de desenvolvimento ajudam a garantir que a sua organização seja um local desejável para se trabalhar. Além disso, é claro, os treinamentos têm um impacto positivo no desempenho dos colaboradores.

Programas de treinamento e capacitação também ajudam na retenção de funcionários.  Isso é até de fácil entendimento: trabalhar com bons profissionais, realizar tarefas desafiadoras e obter oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira estão entre as principais razões para um colaborador permanecer em uma empresa.

Os benefícios de treinamentos internos incluem:

  • funcionários mais bem preparados para ajudar a organização a atingir suas metas;
  • equipe mais produtiva;
  • colaboradores mais motivados e engajados com os valores da empresa;
  • profissionais mais capazes de enfrentar os desafios;
  • retenção de talentos.

 

Recompense as pessoas que contribuem para a cultura da empresa

Como dito anteriormente, a melhor maneira de difundir a cultura empresarial é por meio de exemplos práticos. Por isso, nada mais justo e inteligente do que destacar aqueles que já fazem isso normalmente.

Quem são as pessoas da sua organização que estão contribuindo positivamente para a cultura geral? Identifique esses profissionais pelo nome e crie planos para reconhecê-los e recompensá-los.

Quando você premia os colaboradores que privilegiam os valores da empresa, a sua cultura se fortalece.  Além disso, você obtém melhores resultados à medida que os profissionais se tornam mais comprometidos com a organização e seus objetivos.

Em suma, analise o impacto positivo que esses funcionários estão tendo para a cultura corporativa. Quando você opta por destacá-los e premiá-los, mostra para todos que vale a pena seguir os valores culturais da instituição.

 

Identifique os pontos fracos e fortes

Tão importante quanto espalhar a cultura organizacional, é mantê-la vívida na mente e na ação de todos. Um dos caminhos efetivos nesse sentido é identificar os pontos fortes e os de melhoria.

É sempre importante analisar os seus pontos fracos e fortes, além das oportunidades que o seu trabalho proporciona. Somado a isso, é interessante seguir algumas estratégias específicas, por exemplo:

  • identificar quem são os colaboradores que possuem maior influência sobre os colegas;
  • diminuir a distância entre a cultura organizacional formal, aquela estabelecida pela empresa, e a informal, que é, de fato, o comportamento real das pessoas;
  • providenciar e permitir uma comunicação de mão dupla (sendo imprescindível um trabalho de feedback para com os funcionários).

 

Enfim, ainda que não seja uma tarefa simples, é possível disseminar a cultura da empresa sem grandes complexidades. Porém, é sempre necessário um acompanhamento por parte dos gestores e líderes para garantir que a mensagem passada esteja sendo interpretada da maneira correta. Sendo assim, analise as informações apresentadas e também seja eficaz no seu negócio.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou informação a acrescentar? Deixe o seu comentário neste post!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *