Inscreva-se

Reunião motivacional: a solução para um dia a dia mais produtivo
Cultura da Empresa

Reunião motivacional: a solução para um dia a dia mais produtivo

A reunião motivacional é um encontro organizado pelos gestores e o RH para elevar os níveis de motivação dos profissionais e contribuir com os resultados da empresa.

Este artigo destaca a importância da reunião motivacional como ponto de influência no desempenho dos colaboradores. Apresentaremos dicas de como planejar e executar um bom planejamento para que a reunião motivacional atinja positivamente seus colaboradores.

Antes de iniciarmos, uma dica essencial para motivar os colaboradores e gerar um ótimo clima organizacional, é a retenção de talentos. Se você quer entender como fazer isso na prática, sugerimos que você baixe esse eBook gratuito. Responda o formulário e receba:


 

O papel da reunião motivacional no engajamento dos colaboradores

A motivação pode ser entendida como o impulso que faz as pessoas agirem para atingir seus objetivos. Os gestores e o setor de RH estão utilizando a reunião motivacional como uma ferramenta para contribuir com os resultados.  

Para as empresas, esse componente é essencial para alcançar bons resultados e tornar-se cada vez mais competitiva dentro do mercado em que atua.

Os setores de Recursos Humanos sabem o quanto esse “impulso” é importante e atuam de diversas formas para manter as equipes sempre motivadas. Fazer com que o dia a dia seja mais produtivo e agradável possível é o grande objetivo.

Mas quais são as ferramentas que os RHs podem utilizar para manter suas equipes motivadas? A reunião motivacional tem se mostrado como uma das técnicas mais eficientes.

Com diversos formatos (expositiva, debate, dinâmica etc.) a reunião motivacional pode ser elaborada de acordo com a necessidade final e com o público que estará na ocasião. Mas, como fazer isso? Veja dicas que preparamos para organizar uma boa reunião motivacional.

 

O clima da reunião motivacional

Diferente das reuniões clássicas em que o clima é quase sempre sério e formal, a reunião motivacional pode ser conduzida de maneira mais descontraída.

Nesse caso, o RH precisa ter muita criatividade e, dependendo, se aliar a outros setores da empresa como o marketing e até os próprios gestores.

 

Atente-se ao tempo

A reunião motivacional normalmente é uma forma de contagiar os colaboradores, mas cuidado com o tempo de duração. Se você se planeja para falar horas, esqueça da ideia. Normalmente essas reuniões tendem a ser rápidas, com cerca de 30 minutos.

 

Trace as estratégias e objetivos

Mostrar as metas da empresa é fundamental para situar os colaboradores. Eles precisam saber aonde se quer chegar e de que forma isso será feito.

Se possível, mostre o que mudará para melhor e como o trabalho diário de cada profissional fará que, ao final, o sucesso chegue. Convide-os para fazer parte dessa jornada.

 

Apresente os feedback

Apresentar os resultados, mostrar erros e acertos é um bom jeito de também situar a equipe e fazer com que eles próprios possam refletir sobre sua atuação individual e em grupo. Dessa forma, com um bom feedback é possível dar novas orientações e corrigir os problemas.

Mas, lembre-se: sempre ressalte o bom desempenho em detrimento do que não deu tão certo. Destaque a relevância de cada indivíduo nos processos.

Defina os objetivos

A reunião motivacional deve conter todos os objetivos e metas da empresa. Essa é uma oportunidade de engajar e motivar os colaboradores com novas ideias, objetivos, desafios e metas da empresa.

Assim todos ficam sabendo quais caminhos precisarão seguir para contribuir com os resultados da empresa.

 

Ofereça treinamentos e formações

Se você busca uma evolução profissional do seu colaborador e quer vê-lo motivado ofereça algum tipo de benefício para seu crescimento de carreira. A reunião motivacional é um ótimo espaço para oferecer e disponibilizar cursos, treinamentos, workshops e etc.

Tudo que valorize o profissional, pode ser definitivamente um ponto fundamental para motivá-lo e mantê-lo engajado com os objetivos da empresa.

 

Planeje sua reunião

Antes de executar a ideia de uma reunião motivacional, gestores e líderes de RH precisam alinhar todo o processo. Essas pré-reuniões podem ajudar a analisar o desempenho dos profissionais e mensurar seus erros e acertos.

Nunca, em hipótese alguma, assuma uma reunião dessa, se você não sabe o que falar na frente de seus colaboradores. E o mais importante, coloque seu colaborador dentro do seu plano de ação, é exatamente ele que você quer motivar.

Valorize seus profissionais

Como dissemos acima, os colaboradores trabalham e agem de acordo com aspectos emocionais e sociais.

Fazer com que o colaborador sinta-se valorizado é tão importante quanto remunerá-lo bem. O financeiro tem sua relevância, mas a autorrealização pessoal é essencial para se manter motivado e disposto.

 

Abra espaço para o diálogo

Ouvir a equipe é sempre uma forma de aparar as arestas, ouvir sugestões e opiniões e descobrir novas soluções a partir da experiência de quem executa o trabalho.

Além disso, os colaboradores sentem-se valorizados e por consequência mais motivados a realizar o que ajudaram e definir como estratégias.

 

Utilize recursos visuais e modelos diferentes de apresentação

Utilize a tecnologia a seu favor. Hoje em dia existem milhares de vídeos, GIFs, imagens e produtos multimídias que podem ser usados para passar a mensagem da forma mais eficaz.

Impactar o emocional das pessoas (alegria, orgulho, surpresa etc.) e mostrar visualmente as metas pode ser um diferencial motivacional.

 

Evite improvisos

Uma reunião motivacional exige de um planejamento por parte dos líderes e profissionais de RH. Falar de forma improvisada pode desmotivar o colaborador e criar desinteresse por parte dos profissionais.

Se a reunião não for para gerar um impacto na equipe e criar um cenário diferente, é melhor nem fazer.

 

A influência positiva da reunião motivacional

A reunião motivacional se bem planejada e organizada pelos gestores e profissionais de RH pode ser uma boa forma de influenciar positivamente os colaboradores.

Com o objetivo principal que é motivar os colaboradores, esse encontro pode contribuir com a busca diária das empresas por resultados. Com uma dinâmica que pode ser mais despojada, essa reunião pode quebrar a rotina e engajar a equipe.

Sabendo dessa realidade, em que profissionais motivados estão engajados com os objetivos da empresa, a reunião motivacional pode ser um grande diferencial. Adotar esse encontro como rotineiro pode melhorar a motivação e desempenho dos profissionais.

 

Saiba mais sobre gestão de RH em nosso artigo: “Comunicação Interna: segredos para uma comunicação eficiente!”, clicando aqui.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *