Inscreva-se

Feedback Positivo: demonstre a importância dos colaboradores!
Cultura da Empresa

Feedback Positivo: demonstre a importância dos colaboradores!

O feedback positivo é uma ferramenta utilizada para motivar e engajar os colaboradores, demonstrando a importância do trabalho deles para a conquista de resultados.

Neste artigo abordaremos a importância do feedback positivo para motivar e engajar o colaborador com os objetivos da empresa. Com essa ferramenta é possível contribuir com o desenvolvimento profissional da equipe. Mas como dar o feedback perfeito? Confira as dicas em nosso artigo.

 

O feedback positivo motiva os colaboradores

Feedback é uma ferramenta utilizada pelos gestores e líderes para criar um laço de confiança com seus profissionais. Um feedback positivo pode motivar, engajar e ser um grande apoio no desenvolvimento dos colaboradores.

Com um feedback positivo, fica mais fácil corrigir os defeitos e principalmente reforçar as habilidades e competências do colaborador. Isso demonstra valorização profissional e respeito.

Através do feedback positivo os gestores e líderes criam uma oportunidade do colaborador se desenvolver e principalmente demonstram o quanto eles são importantes nos resultados.

Além disso, é possível alinhar as metas e objetivos da empresa com os do colaborador.

Colaboradores motivados aumentam a Retenção de Talentos da sua empresa! Se você quiser entender mais sobre o assunto, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Responda o formulário e receba:


Quer saber qual a melhor forma para dar um feedback positivo? Preparamos um guia com as melhores dicas para você se planejar antes de conversar com seus profissionais.

 

Planeje seu feedback

Improvisar durante um feedback positivo é um grande erro, mas é mais comum do que se imagina. Vários gestores criam expectativas em seus colaboradores, mas despreparados não conseguem repassar exatamente o que eles pensam do desempenho do profissional.

O ideal é que o líder ou gestor tenha em mãos anotações constantes, onde destacam os pontos a serem repassados aos profissionais. Preparar-se para um feedback positivo pode engajar ainda mais seu profissional e motivá-lo a seguir desempenhando um bom papel.

 

Crie a situação ideal

Começar um feedback positivo ou negativo já pressionando o colaborador sobre os pontos em que ele deve melhorar, pode gerar estresse e uma pressão desnecessária. Tente deixar o colaborador à vontade.

Tente envolvê-lo perguntando sobre questões pessoais ou assuntos descontraídos. Crie esse clima favorável, para que ele se sinta bem para ouvir e falar.

Quando sentir o envolvimento do colaborador passe para sua avaliação e os planos para o futuro dele na empresa.

 

Repasse o briefing

Ser franco com seu colaborador é fundamental para o sucesso de um feedback positivo. Dessa forma, introduzir o que vai ser falado pode deixar seu colaborador mais relaxado para a conversa.

Tente expor de início os pontos em que ele se destacou e elogie citando exemplos.

 

Reconheça o trabalho do seu colaborador

O feedback positivo é o momento ideal para reconhecer o bom trabalho do colaborador. Portanto, não poupe esforços para elogiá-lo, já que assim, você poderá criar um laço de confiança entre você e ele.

Mostrar o quanto as habilidades e competências do profissional fazem a diferença para a empresa, pode estimular o colaborador a manter um bom nível. Quando a notícia boa vem, pelo feedback positivo, a chance dele trabalhar mais disposto é maior.

 

Apresente exemplos concretos

O exemplo vale mais que mil palavras. Assim, quando o gestor ou o líder apresenta um feedback positivo com exemplos concretos, faz o colaborador ter uma visão melhor sobre o seu trabalho. Além disso, demonstra uma valorização da empresa com o profissional.

Justifique os porquês e suas opiniões. Desta forma, você consegue mostrar que sabe do que está falando e seu profissional passa a confiar mais nas suas diretrizes para melhorias.

 

Trace um plano de melhorias

Mesmo em feedbacks positivos é necessário planejar e construir um plano para traçar os objetivos seguintes. Trace objetivos, aponte soluções e dê dicas sobre como seu profissional pode evoluir para crescer ainda mais na empresa.

Dar um feedback positivo sem um plano de melhorias pode frustrar a ideia de evolução constante dos seus colaboradores em relação aos objetivos da empresa.

 

Não exponha o seu colaborador

Definir o ambiente ideal é fundamental para dar o feedback que você planejou. Feedbacks devem ser dados individualmente, de preferência com olho no olho. Sendo assim, não exponha seu colaborador em frente à equipe, principalmente se o feedback for negativo.

Em alguns casos de feedbacks positivos, você pode até elogiar seu profissional na frente da equipe, pois, assim ele pode se sentir valorizado. Inclusive, essa exposição pode servir de exemplo para outros colaboradores.

Nesse caso, é bom se atentar sempre ao perfil do seu colaborador. Esse detalhe é importante, pois, não é sempre que um colaborador gosta de ser exposto a equipe, mesmo que seja para receber um elogio.

Conhecendo a individualidade dos seus profissionais fica mais fácil achar a forma correta para elogiá-lo, seja em grupo ou individualmente.

 

Ouça mais seus colaboradores

Muitos gestores e líderes acham que durante o feedback, só eles devem falar enquanto o colaborador fica em silêncio. Mas não é assim que funciona.

Mesmo no feedback positivo você precisa dar voz ao seu profissional, para que ele exponha suas necessidades e objetivos.

Ter uma visão sobre o que o profissional acha em relação a empresa, possibilita um debate sadio e oferece soluções para melhorias. Descobrir o que ele acha sobre o ambiente, a relação de trabalho, as cobranças, os benefícios e etc., auxilia no crescimento da organização.  

Quando você passa a ouvir mais o seu colaborador, fica mais fácil ter a competência para passar bons feedbacks.

 

Crie um ambiente propício

Criar uma rotina de constantes feedbacks na sua empresa pode influenciar positivamente nos resultados. Quando se cria um equilíbrio entre feedbacks positivos e negativos é possível atingir o objetivo principal de desenvolver e capacitar seu colaborador.

 

Feedback positivo não é fazer elogios ao seu colaborador apenas. Ele exige planejamento e organização. Assim, é necessário que o gestor ou líder tenha exemplos concretos sobre o que gostou no desempenho do seu colaborador, apontando exatamente essas ações.

Elogiar gratuitamente, sem ter em mãos algo que justifique aquilo, não ajuda o seu colaborador a enxergar seus pontos fortes e fracos e só dificulta seu desenvolvimento.

O feedback positivo é uma grande arma para se criar um caminho de confiança entre o líder e colaborador.

Quer avaliar se está oferecendo bons feedbacks a sua equipe? Mensure os resultados e mudanças logo após as suas conversas, se algo mudou e influenciou na execução das tarefas, certamente eles têm sido efetivos, se nada mudou é hora de rever seu modelo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais profissionais a montarem um planejamento ideal para dar um feedback positivo.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *