Inscreva-se

Entrevista estruturada: como ter maior precisão no recrutamento de novos funcionários?
Recrutamento

Entrevista estruturada: como ter maior precisão no recrutamento de novos funcionários?

A entrevista estruturada é uma estratégia de recrutamento e seleção baseada em um roteiro de perguntas estabelecidas previamente pela empresa.

Os processos de recrutamento e seleção de funcionários são fundamentais para as empresas atualmente. Elas precisam, cada vez mais, acertar na escolha de novos profissionais para serem capazes de alcançar os melhores resultados e atender as exigências do mercado. Isso apenas é possível ao selecionar os melhores candidatos, o que aumenta a necessidade de se investir nas melhores estratégias de seleção.

Para que a empresa consiga encontrar opções de qualidade devem realizar entrevistas presenciais no recrutamento. O processo deve ser claro e seguir os objetivos da empresa. Por isso, o recrutador deve se atentar às necessidades de cada etapa exigida e conduzi-la da melhor forma possível.

 

Planejamento é tudo!

A melhor forma de se ter sucesso nesse processo, seguindo o foco da organização, é realizando-o de forma planejada. A entrevista estruturada é uma grande aliada para a situação. Ela consiste em um roteiro de perguntas estabelecidas previamente e que deve ser aplicada a todos os candidatos.

Entrevista estruturada é uma estratégia que auxilia o processo de recrutamento e seleção de novos funcionários. Graças a ela, as empresas conseguem ter maior objetividade e imparcialidade na avaliação das respostas de cada candidato.

Para estruturar uma entrevista elaborada, é necessário que o entrevistador tenha clareza sobre o foco do processo e saiba analisar cada questão. Para isso, ele deve organizar alguns tópicos, seguindo o passo a passo:

 

Passo a Passo

  • Primeiro, ele deve redigir as perguntas. Elas devem ser baseadas nas necessidades da empresa e nas habilidades desejáveis no novo colaborador;
  • Em seguida, é necessário testar as perguntas;
  • Na entrevista, é crucial fazer com que os entrevistados sigam-nas à risca;
  • Realize atualizações. É preciso perceber como cada candidato responde às questões. As perguntas podem ser previsíveis a ele, fazendo com que ele dê respostas artificiais.

Utilizar a estratégia de entrevista estruturada pode ser decisivo para que sua empresa consiga contratar novos talentos para o time. Por isso, trouxemos tudo que você precisa saber sobre esse método. Confira!

Um bom planejamento de entrevista estruturada não é nada sem um ótimo processo de Recrutamento e Seleção. Baixe o nosso eBook Recrutamento e Seleção Perfeito e planeje agora mesmo o seu:


 

A Entrevista Estruturada

Há diversos métodos utilizados no mercado para se conduzir uma entrevista de seleção de candidatos. No entanto, muitas vezes o processo não é realizado de forma adequada. Isso pode prejudicar, tanto a organização, quanto o entrevistado. Por isso, sua importância é crucial e uma entrevista bem sucedida faz toda a diferença na contratação de profissionais adequados.

O objetivo de qualquer entrevista, independente do método, é coletar informações úteis sobre os candidatos. Além de analisar e identificar as habilidades e capacidades de cada profissional, o que só é possível por meio da entrevista presencial.

É por meio desse processo, que o recrutador irá decidir qual candidato é mais capaz para assumir as responsabilidades do cargo. Por isso, é fundamental que haja planejamento.

A entrevista estruturada é realizada por meio de um roteiro de perguntas específicas e genéricas. Ela se destaca entre as outras opções, pois encoraja os candidatos a ficarem mais à vontade, falando e se expressando mais facilmente.

Dessa forma, consegue trazer maiores resultados para o recrutador, que consegue um maior número de informações.

 

As principais vantagens do método

O principal benefício da entrevista estruturada é justamente sua padronização de perguntas. O processo segue um único direcionamento e tem uma duração predeterminada. Assim, dificilmente a seleção perderá o foco e todos os candidatos terão a mesma oportunidade de se expressar, sem que ninguém seja prejudicado.

Além da padronização de aplicação, a entrevista estruturada conta com diversos outros diferenciais. Confira a seguir quais são eles:

 

1. Maior precisão na hora da seleção

Para que haja compatibilidade entre o profissional escolhido e a vaga oferecida, é necessário que o recrutador tenha um conhecimento antecipado e profundo do que é buscado pela empresa.

Ao utilizar a entrevista estruturada, a empresa tem maior controle sobre isso, conseguindo identificar aquele profissional que melhor se adequa às habilidades do cargo e à cultura organizacional da corporação.

 

2. Melhor quantificação e classificação das informações

A padronização da entrevista estruturada possibilita uma melhor classificação dos dados coletados no processo. Dessa forma, a análise dos candidatos e a comparação entre eles tornam-se muito mais fáceis de serem realizadas.

Ao realizar a comparação entre os profissionais, o processo de decisão é mais preciso, sendo pautado na identificação das características mais relevantes para a empresa. Assim, as chances de se escolher o candidato errado são menores.

 

3. Redução de erros

Quando a entrevista é conduzida de forma não estruturada as chances do recrutador se equivocar em sua escolha são muito maiores. No método estruturado, há um maior controle por parte do entrevistador para evitar que possíveis erros aconteçam.

Além disso, o fato da entrevista estruturada seguir um roteiro ajuda o trabalho do recrutador. Caso ele não esteja preparado para a entrevista no momento, há menos chances do  processo ser prejudicado.

 

4. Menor intersubjetividade entre entrevistado e entrevistador

O resultado do processo pode ser prejudicado por causa da intersubjetividade entre o recrutador e os candidatos. Ao seguir um planejamento, o avaliador consegue realizar suas análises de forma mais clara e objetiva. Assim, o impacto no processo é menor.

 

Como o RH deve realizar o processo

É fundamental que o RH, além de estabelecer o roteiro para guiar a entrevista,   prepare os funcionários recrutadores para realizarem esse processo corretamente. Devido a isso, o treinamento do time  é fundamental.

Portanto, invista um tempo para treinar quem irá participar da entrevista para que consiga conduzi-la dentro dos padrões determinados. Garanta que os entrevistadores tenham um amplo repertório de perguntas para aprofundar as respostas dos candidatos.

Além disso, é necessário prepará-los para serem imparciais e não julgarem nenhuma resposta dada pelos candidatos. Aconselhe, também, que eles façam notas ao longo da entrevista para auxiliar as análises posteriores.

Para tornar o processo o mais assertivo possível, é possível considerar algumas etapas da entrevista que podem ajudar. Acompanhe:

 

1. Análise do cargo

A entrevista deve ser pensada de acordo com as necessidades da vaga. Portanto, o primeiro passo para elaborar uma entrevista estruturada é fazer uma análise da vaga a ser preenchida e das habilidades e competências necessárias.

É necessário responder algumas perguntas, tais como: Quais são os conhecimentos e atitudes relevantes para que um novo colaborador seja capaz de ocupar esse cargo? Ao esclarecer essa questão, torna-se mais fácil definir o roteiro da entrevista.

 

2. Objetivos da entrevista

Ao definir os critérios exigidos na vaga, é possível definir o objetivo da entrevista. Portanto, comece buscando por aqueles que sejam mais difíceis de serem avaliados, como a capacidade argumentativa do entrevistado.

Além disso, classifique em escalas as respostas dadas pelos candidatos, como por meio de notas de 1 a 5. Os critérios são fundamentais para o processo e a pontuação dada a cada um determinará o seu desempenho na entrevista.

 

3. Crie tópicos

Para facilitar a condução da entrevista, é possível estruturá-la em blocos. Assim, o entrevistador consegue ter uma maior clareza sobre o foco de análise para cada resposta.

Alguns tópicos importantes a serem levantados são: investigação das experiências passadas do candidato; avaliação das habilidades apresentadas em relação às exigências do cargo; esclarecimento sobre os próximos passos do processo.

Todos esses tópicos são fundamentais para uma entrevista e não podem ser esquecidos pelo recrutador.

 

4. Formulação das perguntas

O passo fundamental do processo. É por meio das perguntas que as informações dos candidatos serão coletadas. Portanto, devem ser estruturadas com eficiência.

Para isso, baseie as perguntas em todos passos listados anteriormente. É importante que elas sejam feitas de forma aberta para não conduzir o candidato em sua resposta. Assim, é possível ter respostas mais verdadeiras e precisas.

Algumas perguntas não podem faltar na entrevista estruturada. São elas:

  • Quais são os principais pontos fortes e fracos do candidato?
  • Qual foi a situação mais difícil que ela já enfrentou no trabalho e como saiu dela?
  • Quais os hobbies do profissional?
  • Quais são os objetivos em curto prazo?
  • Por que escolheu aquela carreira?

 

Passo a passo para elaborar a entrevista estruturada

Há entrevista estruturada deve seguir uma ordem predeterminada. Confira a seguir o melhor passo a passo para realizá-la com sucesso:

  • Cumprimentos e um bate-papo inicial para deixar o candidato à vontade;
  • Introdução do processo;
  • Perguntas sobre experiência de trabalho;
  • Formação escolar;
  • Atividades e interesses;
  • Descrição de pontos fortes e fracos;
  • Descrição do cargo, perguntas do candidato;
  • Encerramento.

Para conduzir uma entrevista estruturada, o recrutador deve ter em mente ainda as seguintes questões:

  • As perguntas gerais devem ser concentradas nas experiências passadas do avaliado;
  • É necessário encorajá-lo a falar, pelo menos 70%-80% do tempo da entrevista;
  • Não se deve dar muitas informações ao profissional sobre o cargo, até certificar-se das qualificações do candidato, pois isso pode direcionar suas respostas;
  • É preciso manter contato visual;
  • Busque deixar o candidato à vontade mesmo com silêncios. É importante dar tempo para que ele pense, antes de começar a falar;
  • Não realizar perguntas pessoais ou comprometedoras.

Esses cuidados são fundamentais para que a entrevista estruturada de sua empresa seja bem-sucedida. Ao estabelecer todos os critérios necessários, sua equipe de RH conseguirá analisar da melhor forma todos os candidatos e selecionar aqueles que realmente serão um diferencial para seus negócios.

 

Gostou das dicas? Aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e LinkedIn, além de assinar nossa newsletter e receber novas dicas!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *