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Integração entre departamentos: como aumentar a produtividade

A integração entre departamentos de uma empresa é um conjunto de ações planejadas que tem como objetivo promover um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional altamente produtiva.

Manter uma comunicação interna e competente ajuda a aumentar a produtividade, mas pode não ser suficiente. Para garantir o máximo de eficiência nessa caminhada, a união entre setores é uma estratégia indispensável.

Descubra agora mesmo os benefícios da integração entre departamentos e saiba como criar esse vínculo de maneira estratégica e eficaz. Acompanhe!

Benefícios da integração entre departamentos

Envolver os funcionários, promovendo o bom relacionamento dentro da própria equipe e com as demais, é peça chave para que haja sinergia dentro do ambiente de trabalho.

Os benefícios da integração entre departamentos de uma empresa não se resumem apenas ao alcance das metas gerais da empresa. Veja outras vantagens de adotar essa prática são:

– Aproximar funcionários

Muitas empresas têm problemas na relação entre o setor financeiro e os demais departamentos. Isso costuma ocorrer pois os profissionais que cuidam do dinheiro entendem algumas ações apenas como um gasto que não dá retorno.

Atividades que promovem o alinhamento entre os líderes dos setores tornam o ambiente mais agradável e as relações mais profissionais.

Aqueles que cuidam dos caixas e das verbas sentem-se incluídos nos projetos, sabem o que está acontecendo e o que os diretores esperam daquele investimento.

Contudo, não é um problema exclusivo do departamento financeiro. O ideal é que haja reuniões periódicas entre a gestão de todos os setores com o intuito de promover o engajamento.

– Reduzir e agilizar processos

A aproximação de funcionários também reduz e agiliza os processos. Programas de integração entre departamentos que visam reunir os colaboradores periodicamente elimina o retrabalho, pois todos saem das reuniões cientes do que a empresa irá realizar.

Assim, cada setor pode desenvolver seu trabalho de maneira quase automática, pois não precisam esperar para receber informações.

– Produtividade dos colaboradores

É indiscutível que esse seja o maior pacote de benefício da integração de departamentos. Agregar os setores de uma companhia aumenta – e muito – a produtividade dos funcionários.

Quando estão bem integrados e informados sobre as ações que estão sendo realizadas no presente e o que virá para o futuro, possuem plenas condições de auxiliar os colegas de trabalho em situações onde há um grande fluxo de consumidores ou de trabalho.

Também podem solucionar dúvidas, evitando ruídos na relação entre o cliente e a empresa.

A integração entre departamentos ainda evita distorções na comunicação interna da empresa e interferências no trabalho alheio.

Quando um departamento está ciente do momento atribulado que o outro está passando, consegue se programar para realizar suas atividades sem prejudicar o seu planejamento, mesmo que necessite do apoio de quem está com a agenda cheia.

É muito importante que haja esse equilíbrio, pois uma demanda mal executada pode prejudicar todo o andamento de uma empresa.

O RH tem um importante papel nessa jornada. A adoção de estratégias de endomarketing no ambiente corporativo aumentam o interesse dos colaboradores, impactando diretamente nos resultados obtidos.

Como iniciar a integração entre departamentos

É importante saber que existem várias formas de realizar a integração entre departamentos que são benéficas para a empresa.

Separamos algumas para que você possa analisar o que mais se encaixa nas políticas da sua empresa, e colocá-las em prática o quanto antes. Confira:

1) Adote estratégias de endomarketing

Você viu no parágrafo anterior que as ferramentas de endomarketing são capazes de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Estabeleça programas de incentivos aos funcionários. Empresas que fornecem benefícios interessantes diminuem a rotatividade dos empregados, geram satisfação e, consequentemente, criam um ambiente mais produtivo.

2) Defina metas em conjunto

É natural que, ao elaborar as metas a serem alcançadas, o planejamento seja feito de forma abrangente e visando os objetivos da empresa como um todo. Contudo, metas a curto prazo são tão importantes quanto as de longo prazo.

Ao definir as estratégias, o ideal é que também sejam estipuladas a forma como cada setor contribui individualmente para alcançar esses propósitos. A união dos trabalhos resultará nos efeitos esperados pelos gestores.

Entretanto, deve ser tomado o devido cuidado para não transformar as finalidades individuais em competição com os outros departamentos.

Um modo simples de integração entre departamentos, ainda que de maneira individual, é oferecer os mesmos bônus a todos que fizerem parte da caminhada rumo à meta geral. De quebra, você ganha mais um artifício para aumentar a produtividade e incentivar os funcionários.

Leia mais: Programas de incentivo: um guia para motivar seus colaboradores.

3) Incentive a confraternização entre setores

O ambiente de trabalho e as ações realizadas nas organizações campeãs em títulos de “melhor empresa para trabalhar” estão cada vez mais longe da formalidade. Isso pode ser facilmente aplicado em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Organize confraternizações entre os setores dentro e fora do expediente, mas longe dos compromissos de trabalho.

Aproveite para organizar festas de fim de ano e outras datas comemorativas e festas típicas brasileiras ou estrangeiras para realizar eventos descontraídos.

Não esqueça de incentivar a participação dos colaboradores e a integração entre departamentos por meio de jogos, brincadeiras e até mesmo premiações.

4) Utilize uma solução tecnológica

Iniciamos o artigo falando sobre o fato de a comunicação interna ser uma porta para o aumento da produtividade, quando aliada à integração entre departamentos.

Na realidade, o sucesso da integração entre departamentos depende de uma comunicação interna bem alinhada. A maneira mais simples de fazer isso é utilizando um software de gestão.

Ao longo do texto, você aprendeu como as relações podem se tornar harmoniosas quando são tomadas medidas que envolvam todas as equipes em prol de um mesmo objetivo.

O uso das ferramentas tecnológicas auxilia em toda a criação do processo de integração de departamentos, pois elas são capazes de automatizar processos, centralizar informações e ainda auxiliam nos processos de recrutamento e seleção.

Não podemos deixar de salientar que é uma ótima maneira de manter os novos funcionários a par das ações que estão em andamento e das notícias da empresa, reduzindo o tempo de adaptação.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da integração entre departamentos, baixe o e-book ‘Como unir o RH e o Marketing para ser mais estratégico’. Até breve!

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