Endomarketing: o que é, como implementar e cases de sucesso!

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltado para ações internas nas empresas. Conhecido como marketing interno, seu objetivo é melhorar a imagem da empresa diante de seus colaboradores com a finalidade de se criar equipes mais motivadas e engajadas.

Como seus funcionários se sentem trabalhando em sua empresa? Você já se fez essa pergunta? Ou melhor, já perguntou isso a eles? Construir um bom relacionamento com os colaboradores é fundamental para o desenvolvimento da organização. E é justamente nisso que o endomarketing irá ajudar sua empresa

Quem nunca ouviu falar que antes de tentar vender um produto para o público, primeiro é preciso convencer seus funcionários a comprá-lo?

O endomarketing é um grande aliado estratégico das empresas para evitar a insatisfação dos funcionários, reduzindo o turnover e atraindo profissionais talentosos.

O marketing interno tem como missão demonstrar para as organizações a importância de conhecer o perfil de seus funcionários. Isso deve ser parte da estratégia de empresários de qualquer segmento do mercado.

No entanto, devido a atual preocupação do mercado em entender o consumidor final, acabou distanciando gestores de seus clientes internos, os quais deixaram de lado a aplicação das estratégias do endomarketing.

Portanto, é importante que as organizações não se esqueçam: saber quem compra seus produtos e serviços é fundamental, mas conhecer seus funcionários também é primordial.

E “vender” um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para os funcionários é tão significativo quanto para os clientes. Isso faz com que eles se tornem aliados de seu negócio e igualmente preocupados com o desempenho da empresa no mercado.

 

A importância de se investir em endomarketing

A importância de investir nessa estratégia está no fato de se perceber o papel dos colaboradores dentro da empresa. São eles que desenvolvem e têm contato diário com todos os processos e serviços da organização.

Portanto, são os principais transmissores de opinião sobre a empresa, com capacidade de influenciar outras pessoas a respeito da marca. Quando estão satisfeitos com suas atividades e com as condições no ambiente de trabalho, os colaboradores tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para a família e amigos, que também passarão a ter uma visão positiva, enxergando a empresa de uma forma mais humana.

Os empreendedores que percebem a importância do endomarketing acabam se destacando no mercado. Essa estratégia ajuda a desenvolver uma imagem de ótimo lugar para se trabalhar, o que permite que a empresa se torne o “emprego dos sonhos” de muitos profissionais no mercado.

 

Principais melhorias para as empresas

Se sua empresa ainda não possui um marketing interno forte, confira a seguir 5 motivos que irão fazer com que sua equipe passe a desenvolver essa estratégia agora.

As melhorias que a prática pode trazer para seu negócio:

 

1. Colaboradores mais motivados

Ter um ambiente de trabalho inspirador, em que os superiores demonstram preocupação com seu time é o desejo da maioria dos profissionais do mercado.

Portanto, é fundamental que a empresa tenha atenção com seus funcionários. As ações de endomarketing são exatamente esse cuidado e demonstração de reconhecimento que a empresa deve ter.

Esse reconhecimento irá fazer com que os colaboradores se sintam uma parte importante dentro da empresa. A motivação dos funcionários aumenta quando eles percebem que sua qualidade de trabalho e bem-estar são levados a sério.

Funcionários motivados são inspirados a defender e elogiar a empresa e seus serviços. Nada melhor do que contar com o auxílio voluntário de seu próprio time para defender e divulgar seus conteúdos e produtos nas redes sociais, não é mesmo?

 

2. Aumento da produtividade

A produtividade também se torna uma constante em empresas que apostam no endomarketing, pois funcionários motivados tendem a produzir mais e de uma forma melhor.

Ao estarem satisfeitos, os colaboradores se preocupam mais com a qualidade de seus serviços e com seu desempenho. Tornam-se mais proativos e buscam sempre formas de melhorar seus resultados.

Além disso, por meio das ações de endomarketing, os colaboradores passam a vivenciar mais profundamente, os objetivos, missões e valores da organização. Isso os ajuda a caminhar na mesma direção, buscando junto à empresa atingir as mesmas metas.

 

3. Redução da rotatividade de funcionários

Quando os colaboradores estão satisfeitos, passam a valorizar ainda mais seus cargos, não pensando somente em seus salários. Eles visam se manter em seus trabalhos e aumentam sua dedicação para evitar serem dispensados.

Isso reduz o turnover da empresa, além de torná-la uma verdadeira atração de talentos. Ao se criar uma imagem positiva no mercado, grandes talentos irão buscar uma oportunidade de fazer parte de sua equipe.

Contar com profissionais verdadeiramente capacitados e especializados é um grande diferencial de mercado. É importante entender que apenas oferecer bons salários não é suficiente. Portanto, é fundamental investir em ações de endomarketing para mantê-los.

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4. Colaboradores leais

Quando se sente parte importante da empresa, a equipe desenvolve um compromisso maior com o negócio e com a qualidade do produto/serviço, o que impacta diretamente na relação com os clientes.

Para torná-los engajados assim, a empresa deve estar aberta a ouvir sugestões e incentivar que todos os profissionais façam parte de todos os processos da empresa e contribuam com suas ideias.

Assim, passarão a ser mais alinhados com os objetivos e visões da empresa, além de tratar melhor os consumidores e oferecer o melhor atendimento possível.

 

5. Clima organizacional

Manter um clima organizacional favorável é fundamental para ter funcionários trabalhando satisfeitos. As ações de endomarketing podem contribuir para isso. Elas são capazes de evitar fofocas, intrigas entre funcionários e outros problemas que possam atrapalhar o ambiente de trabalho.

Dessa forma, a empresa consegue manter um bom relacionamento entre a equipe, aumentar a harmonia entre todos, gerando empatia e respeito de todos os departamentos da organização.

Percebeu quantos benefícios o endomarketing pode trazer para sua empresa? Por isso, se sua empresa ainda não apostou na melhoria da estratégia de marketing interno, essa é a hora!  

Mas como fazer isso? Qual o departamento responsável por desenvolver as ações de marketing interno? Esclarecemos essas e outras dúvidas a seguir para você, acompanhe:

 

O RH e o Marketing

O principal objetivo do Endomarketing é justamente integrar as relações entre a empresa e todos os seus funcionários por meio de uma comunicação uniforme e do compartilhamento da cultura da empresa. Portanto, essa estratégia pode ser aliada da gestão estratégica do Departamento de Recursos Humanos, já que o seu papel é de fundamental importância para o público interno.

Para desenvolver as ações do endomarketing, o RH trabalhará, então, aliado à equipe de marketing. O RH deve buscar formas para atender a todas as necessidades dos funcionários, transformando problemas em possibilidades de melhoria para garantir um melhor ambiente de trabalho.

Para tornar isso possível, é necessário contar com a ajuda do time de marketing. Ao aliarem forças, esses dois departamentos devem trabalhar juntos para otimizar a interação dos colaboradores com a empresa, colocando em prática ações que resultem em maior engajamento da equipe.

O RH deve criar ações de endomarketing que estimulem a participação de todos em atividades de capacitação para os funcionários, tornando-os mais hábeis e preparados. Essas ações auxiliam as equipes a estarem prontas para encarar os desafios do dia a dia, além de facilitar a troca de experiência entre os profissionais.

 

Ferramentas de endomarketing para o RH

Confira a seguir quais são as práticas de uma boa gestão de pessoas feita pelo RH e como elas estão diretamente relacionadas ao endomarketing:

 

1. Política de cargos e salários transparentes

Como já vimos até aqui, manter uma boa visão da empresa entre os funcionários é fundamental. Um erro muito comum cometido pelas empresas pode justamente prejudicar drasticamente a concepção dos colaboradores. É a aplicação inadequada da tabela de salários.

As empresas devem ter uma política salarial que promova o desenvolvimento e a promoção regular de seu capital humano, sempre com base no desempenho individual e nos resultados das equipes.

Portanto, assim que um novo funcionário entra na empresa, o RH deve mostrar a ele como será o roteiro de sua carreira dentro da organização. É papel do RH manter todos os colaboradores em desenvolvimento e garantir que todos sigam o plano de carreira de acordo com as políticas da empresa.

Com boas ações de endomarketing, o RH pode evitar que os funcionários fiquem desmotivados e não melhorem seu desempenho. Assim, é possível acompanhar cada profissional e garantir que todos os acordos salariais feitos na contratação sejam cumpridos.

 

2. Treinamentos para capacitação

A realização de cursos, treinamentos e palestras para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores são efetivas ações de endomarketing utilizadas pelo RH. O oferecimento de oportunidades de aprimoramento do conhecimento e de melhorar as habilidades dos funcionários são fundamentais para um bom marketing interno.

Atualmente, oferecer benefícios complementares relacionados a oportunidades de ensino, como bolsas de estudo, descontos em cursos de idiomas, graduação e treinamentos são ferramentas estratégicas para atrair e satisfazer profissionais talentosos na empresa.

Portanto, o RH deve levar em conta em suas ações que investir na capacitação e carreira de seus funcionários é fundamental para demonstrar o reconhecimento da organização com seu time.

 

3. Canais de comunicação

Outra importante ferramenta do RH deve ser a criação de canais internos de atendimento ao público interno. Essa ferramenta de endomarketing pode ser muito útil para os colaboradores se sentirem ouvidos e parte da empresa.

Portanto, o RH deve criar canais para que todos possam se expressar, falando suas dúvidas, reclamações e sugestões. A criação de uma espaço interno que dê voz para os funcionários contribui para a melhoria das atividades da empresa.

Uma boa forma de desenvolver o endomarketing com sucesso é organizar uma equipe de profissionais do RH para ficar responsável pelas ações. Ele deve envolver representantes de cada setor da empresa em reuniões periódicas para trocar ideias e traçar planos de ação mais direcionados.

Quanto maior o envolvimento de todos, maiores são as chances das suas ações serem disseminadas e trazerem resultados positivos para o ambiente de trabalho.

 

Mas, como implementar o endomarketing?

Há diferentes formas de se trabalhar o endomarketing em sua organização. Agora que já sabe que o RH é indispensável para essa missão, o próximo passo é conhecer o perfil de sua equipe.

É importante identificar o que os funcionários preferem e valorizam, assim é possível criar uma boa estratégia de ação. Além disso, estar atento às necessidades de seus colaboradores ajuda a identificar quais as melhores ações a serem tomadas para suprir todas essas necessidades.

Para traçar o perfil de seus funcionários, realize uma pesquisa de clima organizacional, que contenha informações, como faixa etária, gênero, questões socioeconômicas, religião, entre outras. Crie formas de apoiar e motivar o comprometimento dos colaboradores com palestras, gratificações para os melhores do mês, estimular a iniciativa, a criatividade e o envolvimento deles no planejamento e tomada de decisões, etc. Isso pode ser uma ótima opção para colocar em prática medidas de endomarketing.

É importante ainda, determinar quais os objetivos buscados para planejar todas as ações que serão desenvolvidas. O endomarketing é um instrumento eficaz de mudança e motivação para alcançar todas as metas da empresa.

Além de conhecer seus colaboradores, é necessário realizar algumas ações para implementar o endomarketing com sucesso:

 

Desenvolva eventos para seu público interno

Palestras, cafés da manhã e outros encontros motivacionais periódicos voltados para seu time são importantes. Por meio deles, os funcionários passam a interagir mais entre si e a compartilhar conhecimento. Além disso, todos passam a se sentir mais à vontade, estimulando a criatividade.

 

Ações de integração

Para adotar o endomarketing com sucesso, é fundamental investir nesse tipo de ação. São elas que irão aproximar e fortalecer o laço de equipe. Para isso, crie momentos de descontração, como Happy Hour, comemoração de aniversariantes do mês, entre outros.

Dar prêmios e fazer comemorações de conquistas dos colaboradores também são importantes. Reúna a equipe e comemore com todos que ajudaram, direta ou indiretamente, a alcançar determinada conquista.

 

Política de benefícios

Desenvolva uma política de benefícios em sua empresa que vá além dos benefícios tradicionais, como vales transporte e alimentação. Busque criar um pacote de benefícios flexíveis com as opções que mais agradam e atendem às necessidades de seu time.

Se há muitas mães em sua equipe por que não oferecer auxílio creche, por exemplo? Outras opções que costumam agradar são dias de folga, descontos em academias e atividades culturais.

 

Vídeos institucionais

A maioria de seus colaboradores são ativos nas redes sociais, portanto, é fundamental interagir e engajar seu time por lá. Os vídeos institucionais são ótimas opções para colocar em prática o endomarketing de sua empresa.

Por meio deles, é possível contar a história e visão da empresa, engajar a equipe e atrair novos talentos. Motive seus funcionários a participarem e interagirem com os vídeos. Grave depoimentos para que cada colaborador possa contar suas ideias e contribuições para que o produto final fique com a cara da empresa.

 

Ambiente inovador

O ambiente de trabalho é fundamental para que todos os colaboradores se sintam motivados e desenvolvam sua criatividade. Portanto, para desenvolver o endomarketing é preciso criar um ambiente inspirador.

Faça um bom planejamento dos espaços da empresa, leve em consideração a decoração e crie um lugar aconchegante e motivador. Por exemplo, sua empresa pode criar espaços de descanso e lazer, salas de treinamento, refeitórios, entre outros.

Além disso, busque deixar a identidade visual de sua marca expressa em todo o ambiente de trabalho. Isso é fundamental para que os funcionários absorvam a forma como a empresa costuma se comunicar.

 

Cultura organizacional inovadora

Estabelecer uma cultura organizacional inovadora ajuda a atrair, reter e motivar talentos. Os funcionários precisam perceber que a empresa está em constante evolução e aprimoramento.

Portanto, busque formas de atualização e inovação, implemente novos processos e adote novas ferramentas e tecnologias que possam modernizar e melhorar as tarefas dos colaboradores. Adotar novos produtos fortalecem a cultura inovadora da empresa e o endomarketing.

 

Exemplos para se inspirar!

Muitas empresas perceberam cedo a importância de desenvolver o endomarketing com sua equipe para melhorar seus resultados. São as grandes empresas, principalmente, que se destacam em suas ações. Elas cuidam atentamente do relacionamento com seus funcionários para melhorar o seu desenvolvimento.

Ao utilizarem o endomarketing para melhorar seus negócios, conseguem se sobressair diante dos concorrentes. Há diversos exemplos de sucesso no mercado que podem servir de exemplo para sua empresa se inspirar:

 

Toyota

A grande multinacional é destaque em seu endomarketing e é considerada uma referência mundial no quesito marketing interno, justamente por entender como construir e aplicar relacionamentos fortes e motivadores com seu time interno.

Ela realizou a implementação de seu endomarketing de forma única por meio de ações individuais. A estratégia adotada pela montadora de veículos é motivar seus clientes internos, apostando na criatividade no trabalho em equipe.

A cultura de estímulo para que todos os colaboradores deem suas opiniões e sugestões é muito forte, o que permite que, todos os anos, milhares de novas ideias vindas diretamente dos colaboradores sejam colocadas em prática.

Antes mesmo de um novo funcionário começar a desenvolver suas funções, ele passa por um treinamento de aproximadamente cinco meses, sendo um mês dedicado apenas à cultura Toyota, outros dois meses em fábrica para ver como são produzidos os carros e os outros dois meses diretamente na concessionária para entender as necessidades e desejos dos clientes.

A Toyota visa preparar todos os seus colaboradores para que conheçam todas as etapas e procedimentos da organização. Dessa forma, ele é capacitado e instigado a ter novas ideias que possam complementar os projetos de melhorias da empresa, sentindo-se assim, cada vez mais útil e engajado com os propósitos da companhia.

 

Fiat

A Fiat também merece destaque quando o assunto é endomarketing. Ela desenvolveu a cultura de que seus colaboradores devem ser tratados da mesma forma que os clientes externos.

Para isso, a organização desenvolve e promove diversas ações internas que mostram a valorização de seus funcionários.  Por exemplo, os funcionários são os primeiros clientes a fazerem testes-drive nos lançamentos da empresa.

Outra ação muito comum praticada pela empresa é a aproximação da família de seus colaboradores com a organização. Ela oferece festas de aniversário, bodas de casamento e outros eventos para seus colaboradores e família.

Além disso, seus canais de comunicação interna são bem desenvolvidos. Por meio deles, os profissionais podem saber das vagas disponíveis e promoções, além de terem a praticidade de falar com outros membros da empresa.

A Fiat busca mostrar que não há distância entre a diretoria e seus colaboradores, oferecendo um canal “Fale com o Presidente”, o qual possibilita que qualquer funcionário se comunique diretamente com o chefe.

 

Golden Cross

Pioneira no mercado de planos de saúde, a Golden Cross, já chegou a investir cerca de R$750 mil em campanhas de endomarketing para incentivar as vendas nas suas filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A campanha em questão oferecia prêmios de R$ 40 mil a R$ 70 mil para serem usados na compra ou reforma da casa própria para os corretores de cada filial que obtivessem o melhor resultado em um período de tempo estipulado. Além disso, a corretora distribuiu eletrodomésticos para os melhores corretores.

No final dessa ação, a companhia ainda ofereceu uma remuneração extra diferenciada conforme o desempenho dos corretores nas vendas.

Por meio desse tipo de ação, a empresa percebeu uma importante ferramenta para motivar seus colaboradores. Sua equipe passou, assim, a se empenhar mais, o que resultou em aumentos consideráveis nos resultados.

 

Cada passo dado pela empresa para aprimorar seu endomarketing é importante para que todos os setores da companhia estejam em harmonia. Quando os desejos dos funcionários são levados em conta pelos superiores, o olhar sobre a estrutura de toda a empresa se transforma. Isso irá interferir na percepção do cliente final e aumentar a empatia com sua marca. Não é à toa que grandes empresas investem pesado em seu pessoal, pois conhecem os efeitos positivos que essas práticas podem trazer. E agora, sua empresa está preparada para desenvolver seu marketing interno?

 

Ainda tem alguma dúvida sobre colocar o endomarketing em prática? Deixe-a nos comentários e vamos ajudar você!

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