5 dicas para montar um pacote de benefícios incrível

Um novo método para motivar funcionários tem ganhado espaço entre as empresas: o programa de benefícios flexíveis. Ele consiste na criação de pacotes com diversas opções de benefícios para os funcionários, que passam a poder optar por aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Diferente dos modelos tradicionais que ofereciam apenas itens básicos, como plano de saúde, seguro de vida e outras vantagens limitadas, o pacote de benefícios flexíveis inclui uma ampla gama de opções, como: auxílio-creche, cursos de inglês e outros idiomas, serviço de telefonia, extensão de planos de saúde, atividades de lazer, pacotes de viagem e outras oportunidades vantajosas.

Nesse modelo, é necessário levantar o que seus colaboradores querem por meio de pesquisas e descobrir os perfis existente, além de levar em conta informações como idade, sexo, estado civil, entre outros dados.

Assim, para implementar um bom sistema de benefícios flexíveis todas as informações coletadas devem ser analisadas para se encontrar preferências em comum em grupos de funcionários. Ao separar grupos com necessidades e gostos equivalentes será possível montar pacotes que agradem a todos.

Ele tem apresentado grandes vantagens, tanto para os funcionários que podem usufruir benefícios personalizados e, assim passam a ter uma maior satisfação e motivação em seu trabalho, como também para as corporações que contarão com colaboradores mais produtivos e comprometidos com as metas e objetivos dos negócios.

 

Quais as vantagens para as empresas?

Essa tendência têm se consolidado por ser uma estratégia eficiente para aquelas empresas que buscam aumentar seu faturamento e expandir os negócios em um cenário altamente competitivo.

A necessidade de se ter um time capacitado, que consiga atender a todas as demandas com excelência já não é suprida apenas com bons salários. Manter profissionais de alto nível exige que as empresas ofereçam condições ideais de trabalho, plano de carreira e ofertas de benefícios.

Por esse motivo, os setores de Recursos Humanos deve ir além para identificar os novos perfis de profissionais que estão surgindo e, assim, ser capaz de oferecer vantagens que conquistem essa nova força de trabalho.

Para os grandes negócios, oferecer pacotes variados pode representar altas vantagens, a empresa passará a ser reconhecida no mercado por seu bom relacionamento com seus funcionários e, assim, atrair profissionais talentos. Além disso, ao fechar pacotes pré-determinados, é possível negociar com as prestadoras de serviços e conseguir os melhores preços. Por exemplo, para um grupo interessado em benefícios relacionados ao bem-estar, a empresa pode fechar pacotes com academias de musculação, pilates e esportes para um número grande de pessoas e, assim conseguir descontos nas mensalidades.

A oferta de benefícios também pode ser uma alternativa para pequenas e médias empresas. Muitas vezes, essas empresas não conseguem oferecer uma gama de opções, mas ao definir com sua equipe quais benefícios ela prefere, é possível, por exemplo, dispensar as alternativas tradicionais e negociar aquelas que irão motivar seus funcionários.

Elas ainda podem estabelecer outras estratégias para reconhecer o valor de seus colaboradores e motivar a produtividade, como criar premiações para melhores do mês ou metas a serem atingidas e ainda oferecer a participação nos lucros dos negócios.

 

Como montar pacotes de sucesso?

Não há uma fórmula mágica para definir quais benefícios devem ser oferecidos a seus funcionários. Isso dependerá da cultura organizacional de sua empresa e do perfil de seu time. Mas, é possível manter satisfeitos os colaboradores existente e ainda atrair novos talentos com algumas dicas:

 

1 –  Modernizar os planos de saúde

Normalmente, o acesso a um plano de saúde é um dos principais benefícios oferecidos pelas organizações. Quando o plano dá cobertura para todos os membros da família, os valores se tornam muito altos para a empresa.

Por isso, ela pode oferecer opções flexíveis, como por exemplo, permitir que o benefício seja estendido aos seus familiares por uma taxa adicional ou para aqueles que não querem o benefícios, ser oferecido outros serviços relacionados ao bem-estar.  

 

2 – Flexibilizar horários

Uma vantagem muito buscada pelos profissionais é a possibilidade de não depender de horários fixos de trabalho. Poder trabalhar como home office algumas horas na semana, muitas vezes, pode trazer grandes vantagens para os funcionários e ainda melhorar seu desempenho e motivação.

Além disso, a flexibilidade pode permitir que o profissional compre dias extras ou acumule suas férias por meio de horas extras.

 

3 – Desenvolvimento da carreira

Essa opção apresenta vantagens claras para os funcionários como para a empresa, possibilitar o avanço na carreira dos profissionais, com cursos e treinamentos irá torná-los mais eficientes e preparados para nos novos desafios do mercado.

Por isso, é importante facilitar o aprendizado de seu time, oferecendo programas de empréstimos para a realização de cursos técnicos e de ensino superior, realizar avaliações internas regulares e outras formas de estimular o aprimoramento profissional.

 

4 – Vales de transporte

Para os colaboradores que precisam de transporte público para irem trabalhar, uma opção mais viável para reduzir gastos é oferecer um bilhete anual de transporte. Outra opção que pode atrair sua equipe é disponibilizar uma alternativa para aqueles que não utilizam o transporte público, como o vale-combustível ou o transporte fretado.

 

5 – Vantagens no ambiente de trabalho

Além das opções já listadas que são para os funcionários desfrutarem em seus horários livres, é importante também considerar métodos para mantê-los engajados internamente.

Pequenas ações para que eles se sintam parte importante da empresa, como oferecer premiações para quando um profissional se destaca, realizar happy hour e outras festas, como as de finais de ano, oferecer um dia de descanso no dia de seu aniversário, entre outras opções podem garantir um melhor ambiente de trabalho.

Como podemos perceber, os benefícios para os colaboradores são verdadeiros investimentos para os negócios. Portanto, busque sempre por opções atraentes que, claro, sejam viáveis financeiramente para os negócios, mas que sejam capazes de atender às demandas de sua equipe.

É importante ter sempre em mente quais sãos as dificuldades, necessidades e preferências de seu time. A qualidade dos benefícios que sua empresa pode oferecer depende disso.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *