5 estratégias poderosas para melhorar seus resultados com IBP

O Integrate Business Planning (IBP), ou Planejamento Integrado de Negócios, é um processo de planejamento que integra dois ou mais setores/departamentos dentro de uma empresa, com o objetivo de maximizar o seu lucro. Isso significa que a sua função é de aumentar os lucros da empresa com base na adoção de estratégias de alinhamento dos planos empresariais.

O IBP permite que a organização alcance as suas metas incorporando insights de diversos profissionais e departamentos envolvidos no processo. De forma geral, essa é uma estratégia aplicada mensalmente e que leva em consideração as demandas de suprimentos, desenvolvimento de produtos, planos financeiros e projetos estratégicos.

Quando aplicado de forma correta, se destaca por se tornar um dos principais processos gerenciais para a execução do negócio. Neste artigo, preparamos uma lista com estratégias incríveis de aplicação do IBP com foco na excelência dos resultados. Confira!

1. Domínio do conhecimento sobre a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos envolve todas as atividades relacionadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção (aquisição de insumos, elaboração de projetos, planejamento de fabricação) até a entrega final. Ou seja, trata da cadeia que relaciona transporte, estoques, custos, produção, logística, financeiro, pós-vendas, entre outros.

Conhecer toda a cadeia de suprimentos que integra a realidade do negócio é imprescindível para que o gestor tenha condições de mapear a realidade da sua empresa, identificando pontos fortes e pontos fracos e visualizando de que forma é possível aplicar o IBP com o objetivo de melhorar os seus resultados.

Entender como funciona a rede de produção e aplicar uma gestão adequada, reduz custos ao longo do processo, garante eficiência para o negócio e agrega qualidade ao produto ou serviço produzido.

Como a cadeia de suprimentos envolve diversos setores e profissionais com diferentes conhecimentos técnicos e rotinas distintas de trabalho, é imprescindível dominar as informações sobre todo o processo. Dessa forma, é possível empreender uma busca por soluções mais interessantes dentro das características do negócio.

2. Desenvolvimento de um plano de IBP personalizado

Os adjetivos de um negócio são individuais, isso quer dizer que cada empresa tem diferentes processos e técnicas peculiares que são aplicadas na sua cadeia de suprimentos.

Dessa maneira, para melhorar os resultados com o Planejamento Integrado de Negócios, é necessário desenvolver um plano personalizado que leve em consideração questões como:

  • rotina de trabalho da cadeia de suprimentos;
  • resultados alcançados pelo negócio;
  • objetivos a serem alcançados com o Plano de Negócios Integrado;
  • perfil da empresa e dos colaboradores;
  • perfil da carteira de clientes atendidos;
  • projeções do mercado.

O desenvolvimento de um plano personalizado permite que o negócio esteja mais inclinado ao atendimento das expectativas, o que proporciona maior eficiência no alcance dos resultados buscados por meio do processo de planejamento integrado.

Vale mencionar que a individualização da empresa, e o investimento em um plano personalizado, fazem toda diferença no momento em que se avalia os resultados obtidos. Ou seja, é muito mais fácil maximizar o lucro se a sua empresa alinhar suas estratégias ao perfil empresarial do negócio.

3. Alinhamento das expectativas e objetivos

Outra estratégia poderosa para melhorar os resultados com IBP é a realização do alinhamento das expectativas e objetivos da empresa.

Muitas vezes, o Planejamento Integrado de Negócios não alcança os seus resultados em razão da divergência de conceitos e expectativas entre os profissionais e setores envolvidos.

Dessa forma, para melhores resultados, é imperativo que os profissionais envolvidos tenham pleno conhecimento a respeito do objetivo comum a ser alcançado com a estratégia. Também é importante que todos compreendam quais expectativas devem ser consideradas durante a execução do plano.

As metas precisam ser realistas para motivar os envolvidos e devem refletir um objetivo comum.

As equipes devem atuar em sintonia, compreendendo claramente a função da IBP para o negócio e dedicando esforços para alcançar o objetivo do projeto de integração.

4. Alinhamento dos projetos entre as equipes

Uma das palavras-chave do IBP é alinhamento. Para alcançar resultados interessantes para o negócio, é necessário que as equipes e departamentos tenham em mente que o trabalho deve ser realizado conjunta e harmonicamente.

Isso quer dizer que os projetos dos departamentos devem estar em comunhão e devem integrar esforços, visando alcançar uma série de resultados, que podem ser:

  • rentabilidade dos produtos desenvolvidos;
  • aperfeiçoamento das operações de fabricação;
  • otimização dos processos na cadeia de suprimentos;
  • valorização do capital empresarial;
  • aprimoramento dos processos de negócios;
  • melhora na curva de demanda/oferta no mercado;
  • desenvolvimento da estratégia competitiva.

Quando as equipes e os gestores responsáveis compreendem que todos tem o mesmo grau de importância no resultado a ser alcançado, fica mais fácil otimizar os processos e a visualização dos resultados se torna mais rápida.

5. Colaboração com os fornecedores

O IBP permite que a empresa envolva toda a sua cadeia de suprimentos nas decisões que impactam os resultados do negócio, incluindo os fornecedores. Isso quer dizer que, em vez de pensar apenas nos dados gerados dentro da própria empresa e seus respectivos processos, é possível aproveitar informações e experiências externas para agregar conhecimento aos procedimentos internos de planejamento.

Para exemplificar, basta pensar na realidade da sua empresa e nas informações de negócios que os seus clientes detêm. O compartilhamento dessas informações aumenta a possibilidade de fornecer um serviço ou produto ainda mais excelente aos seus parceiros e, também, ajuda a sua empresa a obter mais informações que podem ser aplicadas na estratégia interna de negócios.

O Integrated Business Planning é um processo focado no alinhamento de ações da empresa. Os processos de aplicação dessa estratégia seguem uma linha padronizada, mas podem — e devem — ser adaptados às características individuais de cada negócio.

Ao longo do processo, as equipes envolvidas devem avaliar os resultados e garantir a constante análise e mudança de estratégias, caso seja necessário. Dessa maneira, é possível desenvolver um plano conjunto que auxilie na previsão de resultados e permita melhor controle da gestão empresarial. Um trabalho bem feito inclui planejamento, análise, controle e empenho.

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