O conceito de clima organizacional consiste em um indicador de satisfação dos colaboradores e membros  gerais de uma empresa, em relação a diferentes aspectos que compõem a sua cultura organizacional, principalmente, as que afetam diretamente a qualidade do seu ambiente de trabalho.

Esse termo vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro de empresas, que buscam entender como o conceito de clima organizacional e o ambiente de trabalho pode afetar significativamente o desempenho dos colaboradores.

Determinar o que é clima organizacional não é uma tarefa tão simples, pois se trata de algo subjetivo. Cada empresa possui um clima organizacional diferente, que é percebido de formas distintas por cada colaborador. Isso porque possuem:

  • ambientes diferentes;
  • perspectivas distintas;
  • aspirações e expectativas individuais.

Por isso, ferramentas como pesquisas de clima organizacional são aplicadas para fazer um levantamento e identificar as principais características que definem essa atmosfera.

Acompanhe, no post a seguir, o conceito de clima organizacional e entenda como um clima coerente ao planejamento estratégico e cultura da empresa, pode contemplar essas variáveis organizacionais e transformar a satisfação e o rendimento dos colaboradores.

Qual é o conceito de clima organizacional?

Clima organizacional é a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho, e, consequentemente, a satisfação e rendimento dos colaboradores.

Por meio de experiências diversas, o empregado cria uma impressão que pode favorecer ou não o clima do ambiente compartilhado. Entre essas variáveis estão:

Como a organização é composta por pessoas com interesses diversos, modos de vida particular, posturas pessoais e profissionais diferentes, é improvável que todos eles tenham as mesmas interpretações e opiniões sobre o conceito de clima organizacional. Por isso, trabalhar sua aplicação é tão importante para:

Exemplos de clima organizacional

Empresas como o Google e o Facebook são exemplos de clima organizacional. Seguindo suas respectivas culturas, as empresas criaram:

  • ambientes mais agradáveis;
  • ofereceram espaços alternativos de descanso e lazer;
  • disponibilizaram horários flexível de trabalho;
  • disponibilizaram autonomia e mais liberdade.

Obviamente a solução não é tão simples. Não basta colorir o ambiente e comprar um playstation para relaxar. A dinâmica do clima organizacional é bem mais complexa e precisa estar alinhada aos componentes da cultura organizacional.

Atualmente, as empresas que não estão trabalhando o conceito de clima organizacional já amargam desvantagens competitivas, e, em longo prazo, a sustentabilidade da empresa pode ser comprometida.

Como definir o clima organizacional e montar uma Pesquisa de Clima?

Definir o que é clima organizacional e avalia-lo é buscar conhecer quais são os sentimentos, anseios e pensamentos dos funcionários sobre a empresa.

A ferramenta mais usada e confiável para tal tarefa é a Pesquisa de Clima Organizacional.

>> Neste livro digital nós oferecemos um passo a passo para aplicar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Clique aqui e baixe agora mesmo!

O que é pesquisa de clima organizacional?

Trata-se de uma ferramenta valiosa para a gestão de clima organizacional, pois permite:

  • fazer uma análise interna e externa da organização;
  • medir o estado de satisfação dos colaboradores;
  • analisar em quais condições o rendimento influenciará a produtividade final.

Conhecendo tais características, a pesquisa é capaz de traçar com inteligência ações que visem o máximo contentamento da força de trabalho da empresa, oferecendo condições de melhoria contínua dos resultados.

Objetivo da pesquisa de clima organizacional

Sem dúvidas, o objetivo máximo da pesquisa de clima organizacional é estreitar relações com o colaborador. Desta forma, proporcionar de forma assertiva oportunidades de desenvolvimento ou reparações que levem a um ambiente de trabalho adequado e saudável.

Análise da pesquisa de clima organizacional

Uma pesquisa de clima avalia, dentre outros:

  • se a empresa é vista como um local bom para trabalhar na opinião dos funcionários;
  • quais são os fatores que levam os colaboradores a se sentirem motivados ou desmotivados;
  • se existe sentimento de pertencimento e partilhamento de objetivos comuns;
  • a opinião dos colaboradores sobre práticas de gestão de pessoas na empresa;
  • a existência ou não da prática correta de delegação de tarefas pelos gestores;
  • se todos conhecem e compartilham a missão, visão e valores da empresa;
  • se os gestores são capacitados para as suas funções;
  • se há equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • como ocorrem os relacionamentos dentro da empresa;
  • como está a comunicação interna da empresa.

O que a pesquisa de clima organizacional evita?

Uma pesquisa de clima bem aplicada pode identificar uma série de reações adversas, consequentes de um clima organizacional ruim, como:

  • perda de talentos;
  • aumento do turnover;
  • queda no engajamento e, consequentemente, da produtividade;
  • alto índice de desperdício de materiais;
  • queda na frequência ao trabalho e aumento de atrasos;
  • queda da criatividade e, consequentemente, de soluções inovadoras;
  • aumento de fofocas e mal-entendimentos.

Com esse conhecimento em mãos o RH é capaz de prevenir que essas reações aconteçam e prejudiquem a organização como um todo.

Vale ressaltar a importância de contar com uma equipe de departamento pessoal e RH capacitados para realizar uma pesquisa de alto padrão, qualidade e assertividade.

Quais os benefícios de aplicar o conceito de clima organizacional?

O conceito de clima organizacional, quando bem aplicado, gera grandes benefícios para qualquer tipo de empresa, pois existe a valorização da sua força de trabalho, promovendo reconhecimento e satisfação em via dupla.

Um funcionário feliz vende uma imagem de qualidade da empresa, busca soluções inovadoras para os processos de gestão, oferece motivação para gerar mais resultados.

Consequentemente, a qualidade de vida no trabalho é otimizada, levando a uma melhora significativa na produtividade final da organização.

Benefícios de um clima organizacional saudável

Confira alguns dos principais pontos de melhora por aplicar o conceito de clima organizacional com louvor:

Comunicação

A comunicação é o pilar do relacionamento, por isso é o principal agente transformador do clima organizacional. Com uma comunicação interna limpa, objetiva e saudável, as ações corporativas são realizadas de maneira mais rápida e compreensível.

Feedback

Um clima organizacional saudável valoriza a força de trabalho da empresa, por isso os feedbacks são essenciais. Quanto mais o líder participar dos processos, for transparente, conhecer de perto sua equipe e motivá-los a excelência, mais o funcionário desenvolverá o sentimento de:

  • pertencimento;
  • respeito;
  • confiança.

Além disso, ele se sentirá respeitado pelo gestor, reconhecido e, consequentemente, oferecerá motivações para melhorar cada vez mais.

Redução de absenteísmo

Quando a empresa entender o que é clima organizacional e atinge uma estrutura saudável, a diminuição de faltas e atrasos do colaborador é uma certeza. Por isso, é inegável que a produtividade aumente por consequência.

Ter uma equipe feliz é sinônimo de resultados otimizados. Investir nas pessoas é o segredo para potencializar os ganhos e a competitividade da organização.

Como vimos ao longo deste post, o conceito de clima organizacional é uma aplicação essencial para promover resultados lucrativos. O intuito é melhorar a qualidade do ambiente de trabalho para que os funcionários estejam cada vez mais felizes e comprometidos a atingirem a missão (objetivo) e a visão (meta) da organização.

Antes de encerrarmos, é importante que o departamento de Recursos Humanos tenha tempo para se concentrar na análise e identificação de problemas com seus funcionários. Para isso é importante que algumas tarefas do setor sejam otimizadas com a ajuda da tecnologia.

Conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos, que vai transformar a maneira como sua empresa faz a gestão de pessoas.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos que vão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa, aproveite para seguir os nossos perfis noFacebookInstagramLinkedin e Twitter.