Existe mesmo alguma diferença entre o Departamento Pessoal e RH? Sim, e muitas! Na prática, eles até podem ter funções semelhantes e que se interligam, entretanto, não são iguais. E nem possuem as mesmas atribuições dentro de uma empresa.
Os dois setores desempenham papéis de extrema importância no relacionamento e satisfação dos colaboradores e são vitais na estrutura organizacional de uma companhia. Contudo, por falta de conhecimento ou mesmo de conceitos desatualizados, de funcionários e gestores, ainda há muitas dúvidas em relação às tarefas e metas destes setores.
E para acabar com essa incerteza e tirar todas as suas dúvidas, nós preparamos este conteúdo! Ele vai abordar as diferenças das atividades entre departamento pessoal e RH e a importância deles para uma empresa.
Mas antes de falarmos claramente sobre a diferença entre os dois departamentos, vamos definir, separadamente, o que é e quais as atividades desenvolvidas por cada um. Então, vem com a gente na leitura e entenda melhor do que estamos falando!
O que é o setor de RH?
O setor de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é o responsável por estabelecer uma relação sadia entre empresa e funcionários, garantindo a motivação e o bem-estar de todos e assim elevar a qualidade no clima organizacional.
Também é de responsabilidade do RH promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Para cumprir esta meta, são desenvolvidos palestras e treinamentos de aperfeiçoamento e atualização profissional. Assim, os funcionários ficam mais bem preparados e com capacidade elevada para cumprir suas atividades com o máximo de qualidade.
Fazer com que os funcionários se sintam bem na empresa, a valorização e retenção de profissionais capacitados são fatores importantíssimos para alcançar resultados de excelência. E estes são os principais desafios do RH.
Atividades ligadas ao RH
- Recrutamento e seleção de colaboradores;
- Análise da aptidão do profissional para a vaga em questão;
- Integração de novos colaboradores;
- Atividades psicológicas com as equipes;
- Realização de palestras motivacionais;
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
- Incentivo à qualificação profissional;
- Reconhecimento e premiação por metas alcançadas;
- Controle de comportamentos internos;
- Avaliação de desempenho;
- Avaliação da qualidade do ambiente de trabalho e execução de melhorias;
- Alinhamento de políticas de RH com a estratégia da organização;
- Definição de plano de carreira e salários.
O que é departamento pessoal?
Enquanto o RH tem relação com a parte humana da empresa, o departamento pessoal cuida da burocracia que envolve os colaboradores.
São atividades mais específicas, práticas e objetivas para garantir que a empresa esteja de acordo com as leis trabalhistas e não tenha nenhum problema com a Justiça do Trabalho.
Quem trabalha no DP precisa estar por dentro dos processos de admissão e demissão, saber lidar com guias de INSS, FGTS, tributos e organizar itens como carteiras de trabalho e contratos.
Além disso, o DP também é responsável por representar a empresa em ações trabalhistas movidas por funcionários ou ex-funcionários.
Atividades ligadas ao DP
- Admissão de colaboradores;
- Registro de carteira;
- Pagamento de salários e benefícios, com vale transporte e alimentação;
- Definição de horário de trabalho e controle de frequência;
- Pagamento de taxas, impostos e contribuições
- Realização de Contratos;
- Aposentadoria;
- Férias;
- Cálculos de indenização;
- Licença maternidade;
- Licença médica;
- 13º salário;
- FGTS e INSS;
- Desligamento de funcionários.
Qual a diferença entre departamento pessoal e RH?
Agora que já demos uma perspectiva individual de cada um dos setores e suas principais funções na empresa, ficou mais evidente a diferença entre eles. Mas vamos colocar aqui de forma ainda mais clara o que difere departamento pessoal e RH:
Departamento Pessoal
Tem como meta principal cuidar das questões burocráticas que envolvem os colaboradores. São os funcionários deste setor que realizam os trâmites administrativos desde a contratação ao desligamento de um colaborador.
Também faz o controle da folha de pagamento de salário e benefícios, controla o cumprimento da carga horária de trabalho, realiza a concessão de licença médica entre outras atividades burocráticas.
Recursos Humanos
Está diretamente ligado ao desenvolvimento do capital humano, que além de sua principal meta, também é o grande desafio do setor.
Neste contexto, o RH tem a missão de motivar, engajar e desenvolver a capacidade produtiva dos colaboradores, fazendo com que eles possam exercer todo o seu potencial em favor da organização.
Para tanto, exerce em diversas frentes como:
- organização de treinamentos;
- elaboração de plano de carreira e salário;
- retenção de talentos;
- desenvolvimento de novos líderes;
- entre outras ações.
Confusão entre os dois departamentos e falhas administrativas
A falta de conhecimento desses diferenciais é o principal motivo que leva à confusão entre as atividades do departamento pessoal e RH. Entretanto, a terceirização de atividades do DP e equipes enxutas, com funcionários exercendo atividades de ambos setores são outros fatores que aumentam ainda mais esta confusão e diminuem a eficiência de uma companhia.
Em empresas menores, o Departamento Pessoal é um setor que, muitas vezes, não existe na estrutura organizacional. Nestes casos, a parte burocrática fica por conta do contador, seja ele funcionário da própria empresa ou terceirizado.
Entretanto, para aumentar ainda mais a confusão, existem muitas empresas que nem contam com o auxílio de contadores. Elas possuem um único setor que engloba departamento pessoal e RH, atrelando as tarefas dos dois setores aos funcionários.
Infelizmente são as raras as empresas de pequeno ou médio porte que possuem a diferenciação entre estes setores bem definida.
Ao contrário, as empresas de grande porte já contam com uma separação clara dos departamentos. E é possível identificar com exatidão as responsabilidades de cada setor. Fica à cargo do Departamento Pessoal todas as questões burocráticas e para o RH tudo que envolve o desenvolvimento profissional e o desempenho dos colaboradores.
Como esses dois setores se complementam?
A setorização e divisão de tarefas entre departamentos proporcionam serviços mais ágeis, precisos e com mais resultados positivos. É tudo uma questão de estratégia que deve ser sustentada por uma gestão participativa, para assim se alcançar metas com mais facilidade.
E quando falamos em gestão participativa queremos dizer que mesmo que os departamentos sejam objetivamente setorizados, eles precisam interagir entre si. Principalmente os que têm atividades que estão interligadas, como é o caso do departamento pessoal e RH.
Ambos têm suas ações voltadas para os colaboradores, cada um com suas particularidades e funções. E por isso, se complementam nas atividades diárias.
Um exemplo disso é a admissão de novos funcionários. É o setor de RH o responsável por realizar o processo de recrutamento, análise das aptidões e seleção. Entretanto, é o funcionário do DP que irá realizar a admissão, tomando as devidas providências para que o processo ocorra de acordo com o previsto em lei.
Portanto, para maior agilidade e melhor eficiência da empresa, é fundamental que a comunicação entre os dois departamentos seja muito boa e os funcionários tenham conhecimento de ambas as áreas.
Ficou claro aqui que os dois setores têm atribuições bem específicas. Mas não podemos esquecer que ambos são vitais no desenvolvimento da empresa e interferem, diretamente, no bem-estar dos funcionários e logo, na saúde do negócio. Assim, devem ser trabalhadas em conjunto para que todo o processo funcione de maneira eficiente.
E para tornar este relacionamento inacreditavelmente fácil e moderno a Xerpa desenvolve soluções práticas para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e diminuir a burocracia. Afinal, nossa meta é melhorar a qualidade de vida através de experiências incríveis de trabalho!
Agora que você já sabe a diferença entre departamento pessoal e RH, cadastre-se na nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos para a sua empresa. Boa leitura!