Existe mesmo alguma diferença entre o Departamento Pessoal e RH? Sim, e muitas! Na prática, eles até podem ter funções semelhantes e que se interligam, entretanto, não são iguais. E nem possuem as mesmas atribuições dentro de uma empresa.

Os dois setores desempenham papéis de extrema importância no relacionamento e satisfação dos colaboradores e são vitais na estrutura organizacional de uma companhia. Contudo, por falta de conhecimento ou mesmo de conceitos desatualizados, de funcionários e gestores, ainda há muitas dúvidas em relação às tarefas e metas destes setores.

E para acabar com essa incerteza e tirar todas as suas dúvidas, nós preparamos este conteúdo! Ele vai abordar as diferenças das atividades entre departamento pessoal e RH e a importância deles para uma empresa.

Mas antes de falarmos claramente sobre a diferença entre os dois departamentos, vamos definir, separadamente, o que é e quais as atividades desenvolvidas por cada um. Então, vem com a gente na leitura e entenda melhor do que estamos falando!

O que é o setor de RH?

O setor de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é o responsável por estabelecer uma relação sadia entre empresa e funcionários, garantindo a motivação e o bem-estar de todos e assim elevar a qualidade no clima organizacional.

Também é de responsabilidade do RH promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Para cumprir esta meta, são desenvolvidos palestras e treinamentos de aperfeiçoamento e atualização profissional. Assim, os funcionários ficam mais bem preparados e com capacidade elevada para cumprir suas atividades com o máximo de qualidade.

Fazer com que os funcionários se sintam bem na empresa, a valorização e retenção de profissionais capacitados são fatores importantíssimos para alcançar resultados de excelência. E estes são os principais desafios do RH.

 

Atividades ligadas ao RH

  • Recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Análise da aptidão do profissional para a vaga em questão;
  • Integração de novos colaboradores;
  • Atividades psicológicas com as equipes;
  • Realização de palestras motivacionais;
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Incentivo à qualificação profissional;
  • Reconhecimento e premiação por metas alcançadas;
  • Controle de comportamentos internos;
  • Avaliação de desempenho;
  • Avaliação da qualidade do ambiente de trabalho e execução de melhorias;
  • Alinhamento de políticas de RH com a estratégia da organização;
  • Definição de plano de carreira e salários.

O que é departamento pessoal?

Enquanto o RH tem relação com a parte humana da empresa, o departamento pessoal cuida da burocracia que envolve os colaboradores.

São atividades mais específicas, práticas e objetivas para garantir que a empresa esteja de acordo com as leis trabalhistas e não tenha nenhum problema com a Justiça do Trabalho.

Quem trabalha no DP precisa estar por dentro dos processos de admissão e demissão, saber lidar com guias de INSS, FGTS, tributos e organizar itens como carteiras de trabalho e contratos.

Além disso, o DP também é responsável por representar a empresa em ações trabalhistas movidas por funcionários ou ex-funcionários.

 

Atividades ligadas ao DP

Qual a diferença entre departamento pessoal e RH?

Agora que já demos uma perspectiva individual de cada um dos setores e suas principais funções na empresa, ficou mais evidente a diferença entre eles. Mas vamos colocar aqui de forma ainda mais clara o que difere departamento pessoal e RH:

 

Departamento Pessoal

Tem como meta principal cuidar das questões burocráticas que envolvem os colaboradores. São os funcionários deste setor que realizam os trâmites administrativos desde a contratação ao desligamento de um colaborador.

Também faz o controle da folha de pagamento de salário e benefícios, controla o cumprimento da carga horária de trabalho, realiza a concessão de licença médica entre outras atividades burocráticas.

 

Recursos Humanos

Está diretamente ligado ao desenvolvimento do capital humano, que além de sua principal meta, também é o grande desafio do setor.

Neste contexto, o RH tem a missão de motivar, engajar e desenvolver a capacidade produtiva dos colaboradores, fazendo com que eles possam exercer todo o seu potencial em favor da organização.

Para tanto, exerce em diversas frentes como:

  • organização de treinamentos;
  • elaboração de plano de carreira e salário;
  • retenção de talentos;
  • desenvolvimento de novos líderes;
  • entre outras ações.

 

Confusão entre os dois departamentos e falhas administrativas

A falta de conhecimento desses diferenciais é o principal motivo que leva à confusão entre as atividades do departamento pessoal e RH. Entretanto, a terceirização de atividades do DP e equipes enxutas, com funcionários exercendo atividades de ambos setores são outros fatores que aumentam ainda mais esta confusão e diminuem a eficiência de uma companhia.

Em empresas menores, o Departamento Pessoal é um setor que, muitas vezes, não existe na estrutura organizacional. Nestes casos, a parte burocrática fica por conta do contador, seja ele funcionário da própria empresa ou terceirizado.  

Entretanto, para aumentar ainda mais a confusão, existem muitas empresas que nem contam com o auxílio de contadores. Elas possuem um único setor que engloba departamento pessoal e RH, atrelando as tarefas dos dois setores aos funcionários.

Infelizmente são as raras as empresas de pequeno ou médio porte que possuem a diferenciação entre estes setores bem definida.

Ao contrário, as empresas de grande porte já contam com uma separação clara dos departamentos.  E é possível identificar com exatidão as responsabilidades de cada setor. Fica à cargo do Departamento Pessoal todas as questões burocráticas e para o RH tudo que envolve o desenvolvimento profissional e o desempenho dos colaboradores.

Como esses dois setores se complementam?

A setorização e divisão de tarefas entre departamentos proporcionam serviços mais ágeis, precisos e com mais resultados positivos. É tudo uma questão de estratégia que deve ser sustentada por uma gestão participativa, para assim se alcançar metas com mais facilidade.

E quando falamos em gestão participativa queremos dizer que mesmo que os departamentos sejam objetivamente setorizados, eles precisam interagir entre si. Principalmente os que têm atividades que estão interligadas, como é o caso do departamento pessoal e RH.

Ambos têm suas ações voltadas para os colaboradores, cada um com suas particularidades e funções. E por isso, se complementam nas atividades diárias.

Um exemplo disso é a admissão de novos funcionários. É o setor de RH o responsável por realizar o processo de recrutamento, análise das aptidões e seleção. Entretanto, é o funcionário do DP que irá realizar a admissão, tomando as devidas providências para que o processo ocorra de acordo com o previsto em lei.

Portanto, para maior agilidade e melhor eficiência da empresa, é fundamental que a comunicação entre os dois departamentos seja muito boa e os funcionários tenham conhecimento de ambas as áreas.

 

Ficou claro aqui que os dois setores têm atribuições bem específicas. Mas não podemos esquecer que ambos são vitais no desenvolvimento da empresa e interferem, diretamente, no bem-estar dos funcionários e logo, na saúde do negócio. Assim, devem ser trabalhadas em conjunto para que todo o processo funcione de maneira eficiente.

E para tornar este relacionamento inacreditavelmente fácil e moderno a Xerpa desenvolve soluções práticas para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e diminuir a burocracia. Afinal, nossa meta é melhorar a qualidade de vida através de experiências incríveis de trabalho!

Agora que você já sabe a diferença entre departamento pessoal e RH, cadastre-se na nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos para a sua empresa. Boa leitura!