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Como engajar os colaboradores: estratégias que geram resultados para as empresas

Saber como engajar os colaboradores de uma empresa é fundamental para garantir tanto o bom comprometimento do profissional, quanto bons resultados para o negócio. Não à toa, o engajamento está entre as qualidades mais valorizadas por líderes e profissionais de RH. 

Para promover esse engajamento é possível implementar ações estratégicas dentro da empresa através de soluções simples e eficazes, tais como:

  • Aprimorar o processo de contratação;
  • Elaborar e nutrir uma cultura organizacional engajada;
  • Oferecer um ambiente desafiador e estimulante;
  • Permitir o crescimento de todos os profissionais;
  • Valorizar os esforços;
  • Ter líderes de qualidade ao seu redor;
  • Dar feedbacks;
  • Modernizar os processos da empresa com mais tecnologia.

O desenvolvimento coletivo e sustentável de uma empresa depende muito do engajamento individual de cada profissional. Líderes e profissionais de RH devem considerar os valores de sua cultura organizacional a fim de aprimorar esse engajamento, afinal, é por meio dele que se avalia o comprometimento e a disposição de cada um em crescer com a empresa.

Para que essa questão seja devidamente esclarecida, neste artigo vamos explorar como engajar os colaboradores de forma correta. Além disso, destacamos os benefícios que se obtêm com a sua aplicação cotidiana e as alternativas mais produtivas nesse sentido.

Acompanhe e inspire-se em nossas ideias para transformar a cultura organizacional da sua empresa e promover o engajamento dos seus profissionais!

O que é engajamento no trabalho?

Na gestão de pessoas, o engajamento é a relação entre o profissional com o seu trabalho e a empresa onde ele exerce suas atividades. Um vínculo que se estende nos aspectos:

Como resultado, colaboradores engajados demonstram mais cooperação, empenho, otimismo e disposição para desenvolver as suas capacidades e, ao mesmo tempo, a empresa como um todo.

Importância do engajamento nas empresas

Profissionais identificados com os valores, a missão e a visão de negócios da organização onde trabalham têm mais possibilidades de promover um trabalho excelente, o que agrega valor ao próprio resultado apresentado.

Isso porque ele demonstra genuína preocupação em garantir resultados melhores para se promover internamente e posicionar a organização entre as melhores do seu ramo. Diferentemente, por exemplo, de pessoas descompromissadas, sem motivação e sem sintonia alguma com os pilares institucionais do empreendimento.

Os líderes estão sempre em busca de colaboradores pró-ativos, autônomos e que também apresentem características de liderança. Todas essas qualidades, no entanto, são potencializadas quando o indivíduo está engajado com a missão da empresa.

Benefícios do engajamento no trabalho

São aspectos positivos que valorizam não apenas a empresa, mas também o profissional. Especialmente, quando existe uma preocupação em desenvolver os seus talentos internos.

Podemos elencar, no entanto, alguns valores que são facilmente traduzidos ao perceber um ou mais profissionais, dentro da equipe, cujo engajamento com a empresa seja invejável, como:

Mais produtividade

Sabe o time de futebol entrosado, cujas jogadas de efeito e objetivas são comuns nas partidas? É mais ou menos essa sinergia que existe quando há engajamento entre o colaborador e a empresa.

Esse forte laço afetivo se traduz imediatamente em mais produtividade, empenho e afinco para apresentar um trabalho de qualidade. Quando mais pessoas na equipe têm a mesma percepção, a empresa só tem a ganhar com um time combativo.

Desgaste menor com o trabalho

A exaustão, muitas vezes, é o sintoma de alguém desmotivado ou que não se identifica com aquilo que está exercendo. Os profissionais engajados, por sua vez, sentem menos esse efeito.

Afinal, por mais desgastante que seja a rotina, o engajamento faz com que o indivíduo se sinta parte daquele desenvolvimento. Mais ou menos como “o esforço vale a pena”.

Mais motivação

Engajamento e motivação tem tudo a ver um com o outro. Isso porque esse sentimento positivo vem carregado de disposição, energia e criatividade para propor soluções.

Clima organizacional aprimorado

Da mesma maneira que a falta de motivação é contagiante, o engajamento das pessoas também pode se espalhar por entre os outros membros da equipe.

Isso permite que áreas se integrem, que o trabalho colaborativo seja aprimorado e que o clima organizacional, como um todo, seja uma rotina envolta em harmonia e empatia.

Imagem positiva para a empresa

Empresas com um elevado índice de turnover pode ter a sua reputação manchada no mercado. Afinal, quais talentos gostariam de trabalhar em um local com alta rotatividade de profissionais?

Por outro lado, as empresas que sabem trabalhar a retenção de talentos, que se preocupam no crescimento dos seus funcionários e é composta por pessoas engajadas são bem-vistas.

Consequentemente, mais pessoas passam a procurar por uma oportunidade profissional nesse lugar, o que ajuda — e muito — no processo de recrutamento dos profissionais de RH.

Menor necessidade de contratações

Esse benefício é um complemento do que falamos no tópico anterior. Afinal de contas, a procura de profissionais por um lugar na empresa — e a retenção interna de talentos — é maior quando o engajamento é uma constante.

Isso ajuda a tornar o processo de seleção e recrutamento da empresa mais fácil, planejado e pontual, sem loucuras cometidas para preencher cargos de última hora, por exemplo.

Como engajar os colaboradores: 10 passos para seguir

Para obter os benefícios citados acima em sua empresa, é importante que o RH marque presença e faça do engajamento um objetivo a ser alcançado por todos os profissionais, quase como um projeto especial contra a desmotivação coletiva e a falta de resultados.

Dessa maneira, reunimos algumas dicas práticas de como engajar os colaboradores que podem ser aplicadas com esse objetivo de desenvolver continuamente a empresa, bem como os seus colaboradores. São elas:

1. Comece pelo processo de admissão

A busca por profissionais engajados deve começar já no processo de admissão, mostrando ao candidato como isso é importante para a empresa.Quando se tem um perfil profissional definido, essa pode ser a orientação básica para que os responsáveis pelas contratações façam uma primeira filtragem dos candidatos.

Comece avaliando quais são os comportamentos, atitudes, habilidades e competências exigidos para cada cargo.

Assim, os erros de admissões vão ser minimizados e o engajamento pode ser uma das qualidades presentes em cada profissional desde o primeiro dia de trabalho.

2. Trabalhe com uma cultura organizacional engajada

Nem só de exigências vive uma empresa. Outra forma de engajar os colaboradores é conceder um ambiente propício ao envolvimento, crescimento e, consequentemente, engajamento dos mesmos.

Isso significa a presença de líderes comprometidos em extrair o melhor de suas equipes, e reconhecer o esforço constantemente.

É importante que as pessoas olhem para os pilares institucionais do local onde trabalham e sintam os seus valores representados. Que sintam-se inspirados com aquilo que a organização tem se empenhado em fazer — que seja o modelo de inspiração deles.

3. Atribua um significado para a organização

O que significa empreender dentro da sua organização? Essa é uma questão válida e que vai permear a tomada de decisão de diferentes gerações profissionais.

Por exemplo: os colaboradores millennials demandam desafios novos para o RH em atrair esses talentos jovens, à medida que a geração X tenha outras perspectivas de engajamento.

Portanto, é fundamental que o RH consiga engajar os colaboradores, mostrando com precisão os valores da empresa, para que consiga agregar valor para as diferentes gerações.

4. Ofereça um ambiente estimulante

Engajar os colaboradores também é uma consequência daquilo que a empresa tem a oferecer. Se a rotina é enfadonha, pouco desafiadora e sem estímulos para o crescimento, em que os colaboradores vão se apegar para demonstrar comprometimento e gana em crescer?

Cabe ao RH e aos líderes de cada área, nesse sentido, a promoção de um ambiente que estimule as pessoas a se desafiarem cada vez mais, a saírem da zona de conforto e em ter esse esforço devidamente recompensado.

5. Promova espaço para o crescimento individual e coletivo

Como um complemento ao tópico anterior, a empresa deve oferecer também espaço para que todos se desenvolvam — tanto interna quanto hierarquicamente.

Assim, engajar os colaboradores se torna algo que pode ser moldado com o tempo. Quando percebem a oportunidade de crescerem dentro da empresa, as pessoas se comprometem mais, desafiam-se mais e batalham por um resultado cada vez mais promissor.

6. Valorize os esforços individuais e coletivos

Uma das principais causas para a desmotivação no ambiente de trabalho é a gestão que pouco reconhece os esforços dos seus colaboradores.

Dessa maneira, como esperar que os indivíduos sejam engajados, se ao fim do dia eles não vão obter reconhecimento algum pelos seus esforços? Principalmente, se a gestão tem o hábito de colher para si, apenas, os louros de um trabalho bem feito.

7. Desenvolva uma liderança moderna

O modelo engessado de liderança, nas empresas, ficou no passado. Líderes que crescem junto com as suas equipes e lapidam os talentos internos, preparando-os também para cargos de liderança, podem contar com um engajamento natural dos seus subordinados.

Do contrário, não há como engajar os colaboradores, buscando resultados para um gestor impositivo, que não compartilhe ou delegue nada para os seus profissionais.

8. Dê mais feedbacks

Por meio de um sistema de avaliação e feedback contínuo, o líder aponta as qualidades, os pontos de melhoria e as metas de cada profissional.

Como resultado, cada indivíduo entende quais são os seus atributos e o que deve fazer para que, na próxima avaliação, ele seja um profissional mais completo.

O feedback é uma ferramenta funcional e que ajuda a construir pessoas mais talentosas e motivadas. Algo benéfico para as pessoas e também para o desenvolvimento da marca no mercado.

9. Fortaleça os valores pessoais

Como engajar os colaboradores também passa por um conjunto de valores pessoais, como:

  • Responsabilidade;
  • Autoestima;
  • Otimismo;
  • Resiliência;
  • Participação;
  • Comprometimento;
  • Empatia.

Treinamentos, workshops, eventos de integração e ações de endomarketing contribuem com o fortalecimento dessas características no semblante de cada membro da sua equipe.

Pode ser uma oportunidade valiosa para construir uma empresa cada vez melhor, a partir de pessoas cada vez melhores também.

10. Invista em mais tecnologia

Por fim, ao investir em tecnologias — como um software de gestão —, as empresas se modernizam e agregam ferramentas mais produtivas e práticas para que eles conduzam o seu trabalho.

E aí também reside como engajar os colaboradores: empresas que oferecem os melhores recursos para os seus colaboradores obtêm resultados mais promissores e um comprometimento maior.

Como mensurar o sucesso dessa estratégia?

A seguir, nós separamos algumas métricas e técnicas que podem ser aplicadas, no dia a dia, para alcançar um engajamento crescente — e monitorá-lo, para compreender rapidamente quais medidas tomar para que essa curva permaneça em ascensão:

São estratégias, portanto, que ajudam a auxiliar o setor de RH na sua empreitada incessante de como engajar os colaboradores.

Como fica o engajamento no home office?

Com a grande adesão do trabalho remoto por muitas empresas, podem surgir dúvidas sobre como manter os profissionais engajados mesmo que através do home office. De acordo com um artigo do Fast Company, o segredo está em usar a inteligência emocional.

Algumas regras continuam as mesmas, especialmente sobre contar com líderes que também são engajados, manter o envolvimento entre toda a equipe, entre outros. Mas, para acertar também em como engajar os colaboradores no trabalho remoto, destacamos alguns tópicos essenciais:

  • Forneça os recursos necessários aos trabalhadores em home office;
  • Personalize a comunicação através de ferramentas digitais;
  • Mantenha os feedbacks e conversas privadas, não só em grupo;
  • Compartilhe histórias e experiências;
  • Reconheça e celebre conquistas e, ocasiões especiais e conquistas;
  • Se possível, busque oportunidades para encontros pessoais.

Vale ressaltar que para o trabalho remoto, o investimento em tecnologia se faz ainda mais importante. Desde ferramentas que facilitem a comunicação entre os colaboradores no dia a dia, até recursos que ajudem o RH a manter os funcionários produtivos e felizes no home office.

Entre as muitas ferramentas que o RH pode adotar, a Xerpa é uma plataforma que vai transformar a maneira como sua empresa faz a gestão de pessoas. Com o sistema é possível:

  • Reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • Ter um processo mais claro e seguro;
  • Evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

 

A Xerpa entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH, além de impactar positivamente o engajamento dos seus colaboradores.

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