Se você está por dentro do conceito de clima organizacional, sabe também o que é gestão de clima organizacional e para que ela serve?

Neste artigo preparamos para você um passo a passo sobre o que é gestão de clima organizacional para que você consiga manter um ambiente saudável, aumentando assim a produtividade da sua equipe. Confira!

O que é gestão de clima organizacional?

A gestão de clima organizacional é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo medir o grau de motivação e satisfação dos funcionários. E essa relação agradável no ambiente de trabalho independe do tamanho da sua empresa.

Seja uma microempresa ou uma multinacional, aquela que descobre o caminho para manter seus funcionários felizes e motivados se destaca no mercado. Isso porque sabem exatamente o que é gestão de clima organizacional.

Trabalhando sempre para manter a equipe engajada com os objetivos da empresa. Sendo assim, empresas que de fato perseguem o segredo sobre o que é gestão de clima organizacional conseguem atrair e reter os principais talentos.

Mas o que de fato é necessário para alcançar o sucesso na gestão de clima organizacional da sua empresa?

Como criar um bom clima organizacional

O primeiro passo para criar um ambiente saudável na empresa é saber exatamente o que é gestão de clima organizacional.

Por seu caráter subjetivo, muitos gestores a definem como sendo uma consequência apenas dos atos do funcionário. Ou seja, a empresa acaba não reconhecendo que a insatisfação do colaborador pode ser consequência dos problemas da própria empresa.

Por exemplo, se a sua estrutura de trabalho é ruim, se você paga um salário abaixo do mercado, se não há confiança ou companheirismo entre gestor e subordinados. Cada um desses pontos tem completa influência no clima organizacional da empresa.

Sendo assim, é fundamental que a empresa mantenha uma análise constante sobre seu clima. Deixando sempre as portas abertas para o diálogo com os funcionários, já que eles melhor do que ninguém podem revelar os motivos da desmotivação com o trabalho.

Principais problemas da falta de gestão de clima organizacional

Você sabe quais os problemas mais comuns que impactam negativamente o seu clima organizacional? Abaixo destacamos alguns deles para você entender melhor sobre o que é gestão de clima organizacional e suas consequências.

Insatisfação profissional

O principal erro na gestão de clima organizacional é deixar sua equipe viver o tempo todo insatisfeita. Isso porque nessa realidade os gestores não estão preocupados com a opinião dos colaboradores.

Eles se acham sempre os donos da verdade e por isso ignoram os sinais que a própria equipe lhe dá. E esse é um erro grave já que o grande valor da sua empresa está aplicado nos seus funcionários.

Sendo assim, quando o profissional não tem uma boa visão sobre a empresa, ele se sente desvalorizado, desmotivado e insatisfeito. Criando uma barreira para que atue constantemente em alto rendimento.

Diminuição da produtividade

Se o ambiente da empresa não é propício na execução das tarefas, consequentemente a produtividade cai muito. De uma forma geral várias questões podem influenciar na produtividade, como estrutura, formas de cobrança, relação com os gestores, salário e etc.

Entretanto, se a empresa consegue manter uma comunicação alinhada e os trabalhadores motivados, qualquer problema fica mais fácil de ser superado na base da conversa.

Se um colaborador está engajado, sua produtividade aumenta e ele está sempre disposto a debater seus medos e anseios com o gestor para evoluir cada dia mais.

Portanto, ter a visão sobre o que é a gestão de clima organizacional no seu dia a dia tem um papel fundamental para impactar na produtividade da equipe.

Falta de comprometimento

A insatisfação não só diminui a produtividade como influencia no comprometimento da equipe.

Se a empresa não sabe o que é gestão de clima organizacional e mantém um ambiente ruim, o ditado de que o profissional “veste a camisa” da empresa fica na teoria.

Se a empresa não preza por um clima organizacional sadio o comprometimento do colaborador com o trabalho é apenas para cumprir tabela. Em outras palavras, ele faz tudo apenas por obrigação e não está devidamente engajado com os objetivos da empresa.

Aumento do turnover

E com funcionários insatisfeitos se torna praticamente impossível mantê-los na empresa. Aumentando, dessa forma, a temida taxa de turnover. E todos sabem que quanto maior a taxa de turnover menores as chances da empresa alcançar resultados satisfatórios.

Empresas que trocam de funcionário a todo o momento perdem dinheiro constantemente com inúmeros processos de admissão e demissão. Além disso, ficam com a imagem manchada no mercado.

Se um colaborador sabe que o clima organizacional da empresa não é bom ele pensará duas vezes antes de aceitar o emprego.

Sendo assim, reconhecer o que é gestão de clima organizacional se torna essencial para conter as inúmeras saídas de funcionários.

Como fazer uma boa gestão de clima organizacional?

Sabendo o que é gestão de clima organizacional e os principais problemas da má gestão, vamos ao passo a passo para que sua empresa alcance o sucesso organizacional.

1. Valorize sua equipe

O foco da gestão de clima organizacional é o colaborador. Sendo assim, a valorização profissional é essencial para mantê-los comprometidos e engajados com os objetivos da empresa.

Profissionais que percebem a sua importância e se sentem reconhecidos aumentam a produtividade e de fato vestem a camisa pela empresa.

Os líderes que reconhecem o que é gestão de clima organizacional sabem como identificar as necessidades da equipe. E assim, conseguem com maior facilidade desenvolver estratégias que aumentem a satisfação dos empregados.

Seja oferecendo benefícios, readequando os funcionários nas funções corretas ou até possibilitando a inscrição em cursos e formações profissionais.

2. Melhore o ambiente de trabalho

O ambiente da empresa é tudo. Toda empresa possui pessoas com diferentes perfis e objetivos pessoais e profissionais, então, opiniões distintas são uma realidade.

Entretanto, manter uma relação saudável, colocando todos em direção ao mesmo objetivo, é um dos principais desafios dos gestores que tem como missão reconhecer os impactos sobre a gestão de clima organizacional.

Um ambiente hostil possui uma alta taxa de turnover e principalmente mantém as portas fechadas para bons resultados. Porém, empresas que mantém um alto índice de confiança entre funcionários e gestores aumentam a produtividade e fluidez da equipe.

3. Capacite seus profissionais

Uma boa gestão de clima organizacional passa necessariamente por uma capacitação adequada dos seus profissionais. Se os colaboradores desenvolvem sua carreira constantemente dentro da empresa a autoestima permanece elevada diariamente.

E isso influencia diretamente nos resultados, já que sua empresa terá profissionais mais capacitados e com novos conhecimentos para executar suas tarefas.

Saber o que é gestão de clima organizacional, portanto, não só ajuda a engajar mais os profissionais, mas traz resultados extremamente positivos para a empresa.

4. Ofereça feedbacks constantes

Uma gestão de clima organizacional adequada passa necessariamente por feedbacks contínuos.

Gestores que estão a todo momento avaliando o desempenho da equipe, e, principalmente expondo sua opinião com ética, tendem a criar um laço de confiança com a equipe.

E quando se fala de feedback, não estamos falando de imposição de autoritarismo sobre o trabalho, mas sim de uma abertura de diálogo franco e justo entre gestor e colaborador.

É necessário que o gestor, muito mais do que simplesmente falar, saiba ouvir o que o seu funcionário tem a dizer sobre a empresa em todos os sentidos. Isso faz parte do caminho do conhecimento sobre o que é gestão de clima organizacional.

O que o motiva? O que o desmotiva? Essa conversa precisa ser verdadeira e respeitosa, para que todos os feedbacks tragam de alguma forma algo positivo para o crescimento tanto do gestor como do subordinado.

5. Mantenha uma boa estrutura de trabalho

Todo profissional precisa do mínimo de estrutura para conseguir executar seu trabalho com qualidade. Imagina um cenário onde a empresa exige muito, mas não oferece o mínimo de condições para as tarefas.

A chance de um profissional se desmotivar é muito fácil nessa realidade. Uma vez que esse profissional sabe da sua capacidade, mas é barrado por condições precárias que o impedem de contribuir efetivamente com os objetivos da empresa e com seu crescimento.

Por isso, a estrutura de trabalho é ponto fundamental no caminho de descobrimento sobre o que é gestão de clima organizacional de fato.

Empresas que investem em estrutura potencializam as habilidades e os talentos dos seus colaboradores.

E tem até mais facilidade de serem vistas como modelo de inovação e modernidade por sua equipe e por futuros talentos disponíveis no mercado.

6. Invista hoje no seu capital humano

O mercado vem se tornando cada vez mais competitivo. Empresas que hoje mensuram seus pontos fortes e pontos fracos tem mais chances de se destacar na busca por resultados.

Isso porque essa análise lhes possibilita a criar estratégias que foquem principalmente em seu capital humano. E nesse universo empresarial saber o que é gestão de clima organizacional se tornou praticamente uma obrigação.

Quem investe na satisfação dos seus funcionários consegue aumentar a produtividade e consequentemente atrai e retém mais talentos no mercado.

Criar um ambiente adequado onde todos são valorizados é o grande segredo para descobrir o verdadeiro significado sobre o que é gestão de clima organizacional. Como dizia Mario Sergio Cortella:

 

“Reconhecimento é a principal forma de estímulo que alguém pode ter”.

E de fato, quem aprende a valorizar o que tem em mãos consegue colocar estímulos positivos e a todo momento engajar e motivar a equipe. Sendo assim um combustível para enfrentar os problemas.

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