Pesquisa de Clima Organizacional: como fazer?

A pesquisa de clima organizacional é uma forma de manter um bom relacionamento entre a equipe, aumentando a harmonia e a produtividade.

Mas, muitas vezes, os gestores de RH se deparam com um clima desgastado e queixas por parte da equipe devido a uma série de conflitos que poderiam ser evitados com a adoção de uma medida bastante simples: a Pesquisa de Clima Organizacional.

Essa é uma ferramenta eficiente para mensurar se o ambiente de trabalho se encontra equilibrado e emocionalmente saudável, o que influencia diretamente no aumento da produtividade, na atração e retenção de talentos na empresa.

Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é indispensável para garantir a produtividade da equipe e, consequentemente, melhores resultados, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância da Pesquisa de Clima Organizacional e seus principais benefícios, além de ensinar a você como elaborá-la em sua organização. Acompanhe:

O que é a Pesquisa de Clima Organizacional?

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas, influenciando diretamente no sucesso da empresa como um todo.

Por meio dela, o time de Recursos Humanos consegue identificar padrões comportamentais, problemas de convivência e conflitos que precisam ser solucionados para que não haja desarmonia no ambiente de trabalho.

Assim, os gestores conseguem ter uma noção mais clara e realista sobre o nível de satisfação profissional de seus colaboradores, buscando melhorias constantes e fortalecendo os pontos positivos da equipe.

Ela é uma forma estruturada e bastante eficiente de estabelecer uma comunicação aberta entre os funcionários, os gestores e a equipe de RH, resultando em uma melhoria significativa na convivência, na motivação e nos resultados gerais e individuais.

Quais são as vantagens de fazê-la no seu time?

Como dissemos, a principal vantagem da pesquisa é a melhoria na comunicação de uma forma geral, visto que há um lugar e um momento certo para que a equipe reporte suas queixas ao RH, o que torna o processo de solução de problemas mais organizado e eficiente.

Com a Pesquisa, os funcionários se sentem mais ouvidos, aumentando o engajamento e a participação na empresa. Além disso, os colaboradores sentem que suas necessidades não estão sendo negligenciadas pelos gestores.

Tendo consciência da percepção individual de cada um, o RH pode encontrar soluções para conflitos e melhorar a relação pessoal entre colaboradores, tornando a convivência mais tranquila e o dia a dia de trabalho menos estressante.

Dessa forma, sem ter que se preocupar com essas questões pendentes e conflitos mal resolvidos, os profissionais conseguem ter mais foco e concentração em suas funções de trabalho, o que influencia diretamente no nível de produtividade de toda a equipe.

Para a organização, isso resulta em mais eficiência e melhores resultados. Ademais, um ambiente de trabalho saudável ajuda a diminuir significativamente a taxa de turnover e proporciona uma melhora na imagem da empresa, fazendo com que ela se torna atrativa para novos talentos.

Vale lembrar que a Pesquisa de Clima Organizacional são serve apenas para registrar as queixas e reclamações do time. Ela também é uma forma de identificar quais são os pontos positivos de equipe em termos de relacionamento, fazendo com que o RH possa fortalecê-los ainda mais.

Como criar uma Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa servirá como um diagnóstico e pode ser feita em diversos formatos, como múltipla escolha, perguntas abertas, notas para cada situação apresentada ou na forma de afirmativas (como no modelo que mostraremos a seguir).

Em alguns casos, o colaborador deve ter a opção de se identificar ou não, visto que algumas pessoas só conseguirão responder verdadeiramente de forma anônima. No entanto, algumas especificações são necessárias, como o time e a área em que o colaborador atua, por exemplo.

Como dissemos no fim do tópico anterior, não só de queixas se faz o questionário de Clima Organizacional. Por isso, é importante sempre incluir questões com conotação positiva, dando espaço para que o colaborador reflita também sobre as pontos bons de si mesmo e da equipe como um todo.

Confira um modelo de questionário:

O modelo de questionário abaixo conta com 23 afirmações que dizem respeito a inúmeros aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e ao relacionamento entre a equipe. Para respondê-lo, o colaborador deve marcar a opção “sim”, “não” ou “às vezes” para cada uma das afirmações abaixo:

Modelo

  1. Eu recebo feedbacks contínuos sobre o meu desempenho.
  2. Considero minha remuneração adequada às funções que exerço.
  3. Meu time se relaciona de forma harmoniosa e amigável.
  4. Confio na postura de liderança do meu gestor.
  5. Considero que a avaliação do meu desempenho profissional é adequada.
  6. Gosto de trabalhar na empresa.
  7. Acredito que meu trabalho contribui para os resultados do meu time.
  8. Me sinto respeitado pelos meus líderes e colegas de trabalho.
  9. Sou informado sobre as mudanças de processos que afetam o meu trabalho.
  10. Há espírito de colaboração na equipe em que atuo.
  11. Há reuniões periódicas entre os gestores e os colaboradores do meu time.
  12. Meus pontos positivos são reconhecidos e valorizados pelo meu gestor.
  13. O clima de colaboração é incentivado pelos líderes.
  14. Acredito que meu gestor tem as características necessárias para um bom líder.
  15. Considero que há abertura para dar sugestões nos processos em que atuo.
  16. Enxergo oportunidades para crescer profissionalmente dentro da empresa.
  17. Considero a infraestrutura e o ambiente físico da empresa salubres e adequados.
  18. Considero minha demanda de entregas adequada em relação às minhas horas de trabalho.
  19. A empresa investe no meu aprendizado e crescimento profissional.
  20. Estou satisfeito com as funções e com a área em que atuo na empresa.
  21. Acredito que a empresa oferece serviços/produtos de qualidade aos clientes.
  22. Tenho acesso a todas as informações e ferramentas que preciso para realizar minhas funções.
  23. Tenho abertura para reportar queixas e dar a minha opinião sobre aspectos gerais da empresa.

É recomendável inserir também um espaço para que os colaboradores deixem um feedback ou comentário livre sobre algo que ele sinta necessidade de reportar ao RH.

O que fazer com os resultados?

Após a coleta dos dados, é preciso processá-los de modo a identificar padrões gerais no que for reportado e também as queixas individuais de cada um. Dessa forma, é possível identificar a situações graves e que precisam de uma solução urgente.

Vale lembrar que, mesmo as menores queixas devem ser tratadas com a devida seriedade, visto que, se foram reportadas, é porque causam algum tipo de desconforto na equipe e não devem ser deixadas de lado.

O ideal é que, após a compilação e interpretação desses dados, o time de RH se reúna para elaborar um diagnóstico geral do clima organizacional e pensar em possíveis medidas corretivas e preventivas para diminuir as falhas, além de medidas fortalecedoras para os aspectos positivos.

Esses resultados devem ser organizados na forma de relatórios para consultas futuras e comparações posteriores, para avaliar se as medidas criadas depois da pesquisa realmente solucionam as questões apresentadas.

Tudo isso também deve ser repassado aos colaboradores, para que eles entendam que a Pesquisa de Clima Organizacional está efetivamente surtindo efeitos, o que aumenta a satisfação e serve como um incentivo para que eles se mantenham engajados em tornar o ambiente de trabalho ainda mais saudável.

 

Agora que você já conhece a importância de manter um clima organizacional harmonioso em sua empresa, que tal entender como a cultura organizacional impacta os seus resultados? Leia nosso post sobre o assunto!

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