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Principais áreas de uma empresa: entenda a função de cada departamento

Independentemente do segmento da organização, existem setores que são pilares estruturais para o dia a dia e a execução do fluxo de trabalho. Para tanto, é importante saber quais são as principais áreas de uma empresa, a fim de organizá-la e, com isso, garantir uma rotina administrativa segura, eficiente e imune a imprevistos.

Os principais setores de uma empresa são:

  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Recursos Humanos;
  • Setor comercial;
  • Setor operacional.

Saber quais são as principais áreas de uma empresa faz com que no momento do seu planejamento e organização, cada setor saiba quais são as suas funções, responsabilidades, objetivos e desafios.

Por consequência, o processo de trabalho é otimizado e eventuais obstáculos são facilmente diagnosticados e contornados (ou solucionados) antes que se tornem problemas.

Ou seja: identificar as principais áreas de uma empresa tem tudo para ser um divisor de águas para quem administra um trabalho puramente por instinto e quem tem todos os dados à mão para a melhor tomada de decisão possível no dia a dia. Boa leitura!

Quais são as principais áreas de uma empresa?

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Vale destacar que qualquer empresa pode montar a sua organização de maneiras distintas. Por exemplo:

  • hierarquia vertical: na qual existe uma divisão clara de responsabilidades e poderes;
  • hierarquia horizontal: na qual todos têm igualdade na tomada de decisão para a empresa;
  • hierarquia mista: que faz uso de ambas as ideias acima citadas.

Só que isso, por sua vez, não altera a necessidade em criar e sustentar as principais áreas de uma empresa. Veja quais são os departamentos de uma empresa com mais detalhes a seguir:

Administrativo

Geralmente, é o setor que responde ao planejamento estratégico da empresa, o que inclui a atribuição de tarefas e também a análise estratégica de dados. Com isso, torna-se uma área fundamental para a tomada de decisão focada no crescimento sustentável e coletivo da organização.

Não à toa, é o setor que mais se assemelha às funções do coração: ele bombeia todas as tarefas de maneira coordenada para que os objetivos sejam atingidos continuamente.

Financeiro

O financeiro é uma das principais áreas de uma empresa — e, talvez, uma que tem as maiores cobranças, literalmente. Geralmente, é um setor complementar ou acoplado ao administrativo, já que todas as decisões estão profundamente alinhadas à necessidade de capital para o investimento.

Além disso, o financeiro cuida da gestão do fluxo de caixa e da saúde financeira da empresa. Entre outras atividades, como:

  • gestão de recursos e contas;
  • controle da tesouraria;
  • investimentos e riscos;
  • gestão de contas e impostos;
  • pagamentos;
  • planejamento financeiro.

Vale destacar ainda que a apresentação dos resultados está por conta desse setor. O que apenas reforça a importância em contar com uma equipe altamente qualificada para que o seu empreendimento não conviva com imprevistos na área — o que pode impactar, diretamente, todas as outras áreas de uma empresa.

Recursos humanos

Falamos bastante, aqui, a respeito da importância do setor de Recursos Humanos. Afinal de contas, o departamento tem adquirido mais e mais relevância na tomada de decisões-chave e estratégicas.

Em parte, porque o valor da gestão de pessoas tem mostrado o quanto isso influencia, diretamente, na melhora coletiva da organização e de uma série de índices, como:

Entre outros dados que contribuem para a identificação de atividades que podem resolver conflitos e prevenir eventuais problemas.

Sem falar, é claro, nas responsabilidades tradicionais do departamento, como a admissão e demissão de funcionários, a seleção e o recrutamento e a atenção às exigências e leis trabalhistas.

Vale destacar também que o RH está cada vez mais alinhado a questões extra corporativas visando o bem-estar dos profissionais.

Para que você fique por dentro disso, aproveite para ler depois este artigo que explica como você pode inovar no seu RH com o salário sob demanda para os funcionários!

Setor comercial

Uma das principais áreas de uma empresa porque, além de cuidar a relação com o cliente e do processo de vendas, o marketing costuma fazer parte do departamento — ainda que indiretamente.

Com isso, o enfoque da área é a realização dos clientes e dos prospectos. Só que, internamente, o setor comercial também tem ação destacada. Especialmente, com empresas que fazem o endomarketing.

Portanto, é um departamento com ação de destaque, já que planeja ações externas, mas preocupa-se com o que ocorre internamente também. O que permite ações em conjunto com o próprio RH.

Além disso, há a comunicação da empresa. Embora não faça parte do setor comercial, atua de maneira similar ao que citamos do marketing — segue anexada indiretamente, já que as suas ações são focadas na resposta do consumidor, para as ações externas e dos colaboradores para as campanhas internas.

Setor operacional

Para muitas organizações — em especial, no setor industrial —, o setor operacional é uma das principais áreas de uma empresa. Afinal, é o departamento que cria forma e volume para organizações que comercializam produtos para os clientes.

Isso engloba também as gestões de estoque, logística e maquinário. São, portanto, muitas vertentes que demandam profissionais qualificados para que o fluxo de trabalho transcorra sem imprevistos.

Por que organizar a empresa de acordo com cada setor?

Com base no que fomos apresentando ao longo do artigo até aqui, trabalhar com uma empresa bem dividida entre os seus departamentos é essencial por uma série de motivos. Alguns deles são:

  • você acha facilmente profissionais qualificados para cada necessidade;
  • os gestores podem aprender a lidar individual e coletivamente com outros setores;
  • fica mais fácil conceder a atribuição de tarefas para especialistas de cada área e sem o acúmulo de funções;
  • maior aproveitamento dos talentos da empresa;
  • mais agilidade para compor e/ou ajustar as ações e campanhas da empresa;
  • a empresa adquire mais flexibilidade para se adaptar a mudanças e tendências.

Além do que já destacamos, sua empresa gera mais produtividade e resultados melhores quando as pessoas atuam nos seus respectivos meios — embora que de maneira integrada.

Então agora que você já sabe quais são as principais áreas de uma empresa, que tal ampliarmos essa discussão? Para isso, conte para a gente quais são os grandes desafios enfrentados na sua organização para adquirir o molde ideal que citamos ao longo deste artigo!

Como aumentar a satisfação das áreas de uma empresa

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