inovar o rh com salário sob demanda

Inovar o RH com salário sob demanda é tendência certa para atrair talentos

Fazer as contas baterem no final do mês é um drama vivido em praticamente todo lugar, acredite. O dia do recebimento salarial nem sempre favorece a conciliação entre as datas e os valores das contas a serem pagas, por isso o desafio é certo. E se já é difícil administrar contas mensais fixas, imagina com o número de situações imprevisíveis da vida real. Para resolver essa questão, as organizações passaram a inovar o RH com salário sob demanda.

Salário sob demanda é um recurso organizacional que permite a solicitação do pagamento de acordo com os dias já trabalhados, desvinculando-o de um dia específico no mês. Esse benefício é oferecido principalmente por empresas que investem na qualidade de vida da sua força de trabalho, considerando a dificuldade de gerir as finanças pessoais.

Essas estresse pode afetar o rendimento dos colaboradores, comprometendo até a produtividade organizacional. Se você tiver interesse em saber mais sobre essa pressão financeira no local de trabalho, recomendamos a leitura “Pressão financeiro no ambiente de trabalho” explanado com todos os detalhes. 

Agora, para entender mais os benefícios de inovar o RH com salário sob demanda, acompanhe este post e aprenda tudo sobre essa nova tendência, que veio para garantir o melhor a sua equipe profissional.

O que é salário sob demanda?

Habituar-se ao ciclo financeiro comum, em que se espera a entrada do dinheiro para então pagar os boletos, é teoricamente simples. Mas todo mundo sabe que na prática não é tão fácil, já que fatores incertos podem comprometer a sua capacidade de honrar tais compromissos.

Pensando nisso, a tecnologia trouxe diversas facilidades ao setor de Recursos Humanos (RH), tais como o salário on demand  que já está sendo implantado nas maiores empresas de todo mundo.  

Salário sob demanda ou on demand é a flexibilização do pagamento salarial, em que os colaboradores podem solicitar o recebimento instantaneamente após o dia trabalhado ou pelo período desde a última remuneração.

Desta forma, empresas que optam por inovar o RH com salário sob demanda oferecem maior liberdade para os trabalhadores conduzirem suas finanças pessoais. Assim, contribuem para o seu controle financeiro e evitam a necessidade de recorrer a  empréstimos com juros altíssimos, que podem gerar problemas ainda maiores. 

Qual a importância do salário sob demanda?

Além de facilitar a gestão financeira dos colaboradores, inovar o RH com salário sob demanda ainda é uma estratégia competitiva das organizações.

Devido a grande concorrência do mercado de trabalho, cativar os trabalhadores passou a ser uma necessidade. Agora, para reter talentos e principalmente atrair bons novos profissionais, a oferta de benefícios diferenciados é uma exigência competitiva

Vale ressaltar que esses benefícios devem ir além das imposições da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tais como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), férias pagas, 13º salário, dentre outros. Algumas vantagens diferenciadas oferecidas pelas organizações são flexibilidade de horários, home office, descontos em academias esportivas, creches, espaços de lazer, e é claro o salário sob demanda.

Com essa facilidade, em especial, o trabalhador se sente mais valorizado pela organização, já que ela demonstra preocupação com o bem-estar das suas questões pessoais, e desenvolve, consequentemente, um compromisso superior com a instituição. 

A preocupação com o dinheiro é um dos principais gatilhos que incita o estresse, por isso  inovar o RH com salário sob demanda é um incentivo a plenitude do trabalhador

Imagine, por exemplo, que o trabalhador esteja com contas atrasadas, pagando os juros do cheque especial, buscando empréstimos caríssimos e sem uma perspectiva de melhora. Dificilmente ele conseguirá tirar esses problemas da cabeça durante o expediente, por isso não apresentará um bom desempenho. 

Em outras palavras, com os problemas financeiros em mente, a concentração e a produtividade do indivíduo são prejudicados, comprometendo os resultados de toda organização. E por meio da oferta do benefício do salário sob demanda, a organização estende condições para melhorar a saúde financeira do trabalhador, otimizar sua produtividade, reter seus melhores talentos e assegurar sua competitividade no mercado. 

Como implementar o salário sob demanda?

Para implementar esse benefício com qualidade, o segredo está em abraçar a tecnologia.  Diversos softwares de gestão em RH oferecem recursos que facilitam a remuneração sob demanda, tal como a automatização da folha de pagamento.

Esse recurso é responsável pelo controle assertivo das horas de trabalho, por isso otimiza o trabalho do sistema de pagamento sob demanda de calcular o valor real disponível para saque. 

Grosso modo, inovar o RH com salário sob demanda consiste em:

  • o setor de RH da empresa envia as horas trabalhadas de cada colaborador para o sistema (assim como já dissemos, alguns softwares mais inteligentes encaminham esses dados automaticamente);
  • o sistema calcula as horas e as transforma em saldo para saque;
  • o colaborador tem acesso ao valor e pode sacá-lo quando quiser.

O sistema desse benefício costuma contar com um aplicativo ou semelhante, facilitando o acesso do usuário. O Xerpay, por exemplo, é um aplicativo que oferece salário sob demanda, de forma prática, segura e inteligente. Com ele, os colaboradores acompanham os ganhos acumulados no mês e recebem quando quiserem. 

A solicitação é feita direto no aplicativo, e o Xerpay envia o valor imediatamente para a conta do profissional sem mexer na folha administrada pelo empregador. Ou seja, inovar o RH com salário sob demanda é uma forma de disponibilizar o adiantamento do valor proporcional, gerir a distribuição monetária com qualidade e dar a chance da empresa oferecer esse diferencial. 

 

Viu só? A tecnologia traz diversos recursos que facilitam e melhoram a vida das pessoas, e a empresa pode escolher ajudar ainda mais. Inovar o RH com salário sob demanda é uma forma responsável de dar assistência às necessidades financeiras da sua força de trabalho e valorizar a importância do seu trabalho para a evolução da organização.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue se capacitando com a leitura desse material especial sobre salário sob demanda!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.