O quinto dia útil é o mais esperado no mês pelo trabalhador brasileiro. É nesta data que a maioria das empresas realiza o pagamento dos salários, possibilitando que os funcionários organizem seus orçamentos. Porém, essa tradição vem mudando com uma nova tendência de mercado: o salário sob demanda.

Quem paga contas mês a mês sabe: às vezes é difícil conciliar o salário e as datas de vencimento. Para dar fôlego aos colaboradores, muitas empresas recorrem ao adiantamento salarial, mas o salário sob demanda acaba sendo muito mais vantajoso. Para saber mais sobre a prática, continue acompanhando o post!

Como funciona o salário sob demanda?

Salário sob demanda é um modelo em que, o colaborador tem acesso imediato ao salário proporcional aos dias já trabalhados no mês. Dessa forma, ele não precisa esperar pelo dia de pagamento para contar com o dinheiro, obtendo um controle muito maior sobre suas finanças.

Para implementar a prática, contar com a tecnologia é fundamental. Só assim é possível fazer os pagamentos de maneira intuitiva e eficiente, como na plataforma Xerpay. Por meio de um app integrado à plataforma de RH da empresa, o funcionário consegue acompanhar seus ganhos ao longo do mês e optar por recebê-los quando quiser.

A partir da solicitação, o app envia o dinheiro imediatamente para a conta da pessoa. No dia em que a empresa faz o pagamento integral, o dinheiro adiantado é devolvido para a plataforma.

Dessa maneira, a empresa consegue oferecer o salário sob demanda de acordo com as normas da CLT em relação aos prazos dos pagamentos. Também é preciso ficar atento às regras sobre 13º, férias, bônus e demais formas de remuneração, para que todas elas sejam respeitadas.

Salário sob demanda: o benefício que seus colaboradores desejam

Quais são os benefícios do salário sob demanda?

O salário sob demanda é extremamente vantajoso para a organização e seus colaboradores. Ao oferecer esse benefício, a empresa aumenta sua produtividade e competitividade no mercado, além de cuidar melhor do bem-estar financeiro de toda a equipe.

A seguir, confira mais detalhes sobre os benefícios do salário sob demanda.

 

Redução do estresse financeiro

Um dos principais gatilhos de estresse na sociedade é a preocupação com o dinheiro. O medo de não conseguir pagar as contas e o acúmulo de juros estão entre os problemas mais comuns na vida dos brasileiros, o que prejudica – e muito – a qualidade de vida.

Se honrar os compromissos do dia a dia já é complicado, o estresse é ainda maior quando surgem imprevistos. Gastos inesperados têm um grande potencial para causar rombos gigantescos no orçamento pessoal e familiar.

As estatísticas estão aí para comprovar este fato. Segundo o Banco Central, 60% dos brasileiros não têm condições de arcar com uma despesa não planejada sem recorrer a parentes, amigos ou empréstimos em bancos. Muito disso vem da cultura do nosso país em relação ao dinheiro, que não estimula nem ensina as pessoas a pouparem

Nesse cenário, o salário sob demanda pode resolver a vida de muita gente. Afinal, os colaboradores passam a ter acesso ao pagamento no momento em que for mais conveniente para pagar uma conta ou lidar com um imprevisto.

Com a conta bancária e as dívidas em dia, o estresse financeiro diminui, o que contribui para aumentar o bem-estar da equipe e a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.

 

Mais controle sobre as finanças

Com o salário sob demanda, os colaboradores ganham mais controle sobre como e quando vão usar o dinheiro que ganham. Ter essa sensação é muito importante para aumentar a autoconfiança e manter as questões financeiras sempre em dia. 

Sendo assim, podemos dizer que o acesso instantâneo ao salário traz vantagens que vão muito além de aliviar o estresse financeiro. Trata-se, na verdade, de empoderar o colaborador em relação ao dinheiro, fazendo com que ele encare melhor todas as outras situações do dia a dia.

 

Aumento da produtividade

A preocupação excessiva com dinheiro também causa outro impacto negativo: a queda de produtividade

Uma pessoa que está há muito tempo no cheque especial, que tem juros de 300% ao ano, provavelmente não consegue pensar outra coisa a não ser como sair dessa situação. Dessa forma, fica difícil se concentrar e ter um bom desempenho.

Além disso, lidar com cobranças, dívidas e atrasos nas contas toma um tempo precioso do expediente, o que contribui para tornar o colaborador ainda menos produtivo.

O salário sob demanda é uma forma de manter a remuneração sempre acessível ao funcionário, para que ele possa resolver suas questões financeiras com mais facilidade. Aliviar essa preocupação é fundamental para garantir que a performance do time esteja sempre em alta.

 

Aumento do engajamento

Contribuir com a saúde financeira dos colaboradores é uma excelente medida para garantir uma equipe engajada. Ao implementar políticas como o salário sob demanda, a empresa aumenta a lealdade, a motivação e a satisfação dos funcionários.

Com colaboradores mais felizes, fica mais fácil reter talentos. Afinal, quando a empresa atende às necessidades dos funcionários, a tendência é que eles queiram permanecer por um longo período.

 

Atração de talentos

Se o salário sob demanda melhora a retenção de talentos, o mesmo vale para a atração de novos candidatos. Em um estudo da PwC, 76% dos profissionais entrevistados afirmaram que trocariam de empresa se a nova proposta incluísse benefícios relevantes para o bem-estar financeiro.

Em outras palavras, oferecer salário sob demanda é uma vantagem competitiva importante na guerra pelo talento. Mais do que nunca, as pessoas valorizam benefícios que sejam relevantes no dia a dia e atendam às suas necessidades. Ao adotar esse tipo de política, a empresa passa a ser uma das mais desejadas pelos melhores profissionais do mercado.

Agora que você já sabe como funciona o salário sob demanda, que tal colocar o que aprendeu em prática? Procure o parceiro adequado, invista em tecnologia e implemente esse modelo de remuneração na sua empresa. Assim você cuida do bem-estar financeiro dos funcionários e mantém a satisfação da equipe em alta!

Gostou do texto? Confira este artigo sobre o Xerpay, e saiba mais sobre como implementar o salário sob demanda na sua empresa!