Inscreva-se

Diferença entre chefe e líder: o guia completo sobre esses perfis
Cultura da Empresa

Diferença entre chefe e líder: o guia completo sobre esses perfis

Chefiar ou liderar? Qual a diferença entre chefe e líder? Essas são perguntas que necessariamente precisam ser avaliadas e respondidas pela empresa, já que os impactos sobre os resultados podem ser diferentes conforme as respostas.

O mercado mudou ao longo do tempo e a forma de gerenciamento das pessoas acompanhou essa evolução de forma positiva. Se antes existia uma pessoa responsável por passar ordens e outros que apenas as seguiam, hoje todos têm sua devida importância.

Antigamente os superiores eram chamados de chefes, hoje quem domina o mercado são os líderes, que tem como foco principal as pessoas e não os processos. Se os chefes dominavam pela autoridade, os líderes arrastam a equipe pelos exemplos.

Mas será que você sabe qual a diferença entre chefe e líder e de que forma eles podem impactar negativamente ou positivamente na motivação e engajamento da sua equipe?

Para te ajudar nesse árduo caminho em busca de resultados, traçamos um perfil para identificar a diferença entre chefe e líder e como cada um age. Confira!

O que é um líder

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. (Abraham Lincoln)

O líder é o que tem a capacidade de motivar profissionais pelo simples fato de ser exemplo.

É aquele que lidera um grupo e os inspira pela confiança. A relação da equipe com um líder é sólida e de respeito, sem colocar a autoridade ou o medo como base da sua liderança.

Estar sempre aberto ao diálogo e as opiniões, mesmo que contrárias a dele, faz com que o líder tenha a capacidade de criar um bom clima organizacional entre os colaboradores.

Como dizia Abraham Lincoln, o líder possui uma habilidade de desenvolver extraordinariamente seus profissionais.

Conheça algumas das principais características de um líder são:

  • Sabe ouvir;
  • Admite seus erros;
  • Oferece feedbacks constantes;
  • Reconhece o trabalho da sua equipe nos resultados;
  • Respeita as particularidades da equipe;
  • Motiva e engaja seus colaboradores pelo exemplo;
  • Aceita opiniões contrárias a sua.

O que é um chefe

“A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”. (Mario Sergio Cortella)

A liderança coordenada por um “chefe” costuma ser de pouco proveito para a equipe e de muito proveito para ele mesmo. As características de um chefe são: ser centralizador, inseguro e só confia nas próprias opiniões e decisões.

Ele vê na sua autonomia o poder para mandar e comandar, seja por medo ou temeridade dos seus comandados. Se por um lado a equipe é arrastada pelo líder através do exemplo, ao chefe ela apenas obedece ordens.

O clima organizacional baseado no chefe tende a ser tenso e regado a pressões excessivas. Os chefes não costumam pensar no lado coletivo e só se preocupam com o próprio crescimento.

Abaixo destacamos algumas das principais características dos chefes:

  • Utiliza a autoridade do seu cargo para coordenar;
  • Centraliza as informações e principais responsabilidades dos projetos;
  • Foca apenas nos processos e não nas pessoas;
  • Não houve opiniões contrárias às suas;
  • Dá os créditos das conquistas para si mesmo;
  • Coloca a culpa pelos fracassos em sua equipe e não admite os próprios erros;
  • Faz cobranças excessivas e muitas vezes desnecessárias, por querer tudo do seu jeito.

A diferença entre chefe e líder

Conhecendo o perfil do chefe e o perfil do líder, onde um se baseia na autoridade e outro no diálogo, preparamos um guia com as principais diferenças entre eles. Saiba mais abaixo!

Demonstração de autoridade

A autoridade é um ponto crucial que determina a diferença entre chefe e líder. O chefe é aquele que busca demandar e “mandar” em seus subordinados pelo tamanho do seu cargo – o medo e o temor caminham juntos com sua autoridade.

Em contrapartida, o líder arrasta sua equipe pelo exemplo. Ele costuma se colocar na posição de seus liderados para caminhar junto com eles. O verdadeiro líder costuma prezar pelo bom relacionamento com os membros da sua equipe, formando novos líderes futuros.

Delegação de tarefas

O líder não só ouve mais sua equipe, mas também oferece maior autonomia e um senso de confiança aos seus profissionais. Ele consegue delegar mais o trabalho para que todos cresçam e evoluam juntos, para que assim a empresa saia ganhando.

No caso do chefe é um pouco diferente. A sua dificuldade em repassar responsabilidades, faz com que ele assuma as mais importantes para si, muitas vezes comprometendo o trabalho por ele se sobrecarregar.

O chefe na essência oferece pouca autonomia aos seus subordinados. Ele prefere dar ordens, estando em uma supervisão constante e exagerada na hora de interferir na execução das tarefas.

Tomada de decisão

Tomar uma decisão importante também pode ser um exemplo de diferença entre chefe e líder. Se por um lado um chefe costuma decidir tudo sozinho, pela sua autoconfiança e excessiva autoridade, o líder quer ouvir todo mundo antes de decidir.

O chefe não se importa tanto com o diálogo e opiniões contrárias às suas. Normalmente ele acredita que é o único profissional apto a tomar a melhor decisão.

Enquanto o chefe não quer ouvir seus colaboradores, o líder apoia suas decisões no debate e reconhece que cada profissional tem uma opinião válida para ajudá-lo. Ouvir é a principal qualidade do líder.

Discussão de aumentos de salário

Pedir um aumento de salário não é algo fácil para nenhum colaborador e existe uma grande diferença entre chefe e líder quando tratamos desse assunto.

Lidar com um chefe para negociar é praticamente um caso perdido, já que ele não se importa tanto com a satisfação da sua equipe, mas apenas com os resultados da empresa.

Ele busca sempre estar acima de todos, sempre obtendo grande vantagem sobre a equipe.

O chefe não quer saber se o colaborador deve ganhar mais ou não, ele só quer delegar cada vez mais funções e tarefas e nem por isso os colaboradores tendem a receber mais.

Os líderes já estão sempre atentos às necessidades do colaborador e abrem diálogo para ouvir suas necessidades.

Está numa busca constantes para que todos da equipe saiam ganhando e não só ele. A valorização da sua equipe é sempre muito importante, e o líder está sempre atrás dela.

Preocupação com o clima organizacional

Como o líder vê cada colaborador como parte importante da engrenagem, ele preza sempre por um bom clima organizacional, com um ambiente sadio, onde todos se dão bem.

Se surge algum conflito entre a equipe, ele se coloca a frente para solucioná-lo, já que tem a noção de que a harmonia é decisiva na conquista de resultados.

O chefe não se preocupa com um bom ambiente e se surgirem conflitos entre seus profissionais dificilmente ele fará algo a respeito.

Com sua forma centralizadora ele não está interessado em tratar cada membro da equipe como único, mas de maneira generalizada. Para ele todos têm a mesma importância que é a de executar suas ordens.

Formação de novos talentos

A insegurança dos chefes faz com que eles se sintam por muito tempo ameaçados por profissionais que estão abaixo dele se destacando.

O medo faz com que eles retenham informações e centralizem as mais importantes com eles, mesmo que de alguma forma isso possa interferir no resultados. Na mente do chefe ninguém pode ser melhor que ele.

No caso do líder ele deseja que todos cresçam. Por isso, ele costuma enxergar o crescimento da equipe como uma possibilidade dele mesmo se desenvolver. Substitutos com bom potencial futuro são visto com bons olhos e não como uma ameaça da sua vaga.

Após a leitura, recomendamos que você baixe esse e-book gratuito. Nele você descobrirá estratégias eficazes na retenção de talentos. Responda o formulário e receba agora mesmo:


Reconhecimento profissional

A forma centralizadora como o chefe coordena seus subordinados acaba colocando ele quase sempre como o único responsável pelos resultados. Ele quer todos os créditos pelas conquistas e de fato acredita que elas só são possíveis pelo seu trabalho.

O líder já trabalha baseado na meritocracia e comemora junto com seus comandados as conquistas. Dessa forma, ele engaja mais seus colaboradores e motiva sua equipe diariamente na luta pelos objetivos.

Feedback

A diferença entre chefe e líder também pode ser percebida durante os feedbacks. Por preferir uma equipe que obedece e que é homogênea, as críticas do chefe não são personalizadas, mas sim generalizadas e iguais.

O líder acredita na diferença da sua equipe e coloca o feedback como uma base recorrente da sua coordenação.

Ele tem a capacidade de apontar os pontos fracos sem desmotivar o colaborador, já que opta por caminhar lado a lado com o profissional para encontrar alternativas de melhoria.

Qual perfil escolher?

Conhecendo a diferença entre chefe e líder é mais do que óbvio afirmar que no mercado atual é o líder que tem a maior capacidade de motivar e engajar profissionais. Enquanto o chefe constrói sua autoridade no medo, o líder prefere o exemplo.

Uma cultura organizacional baseada em um líder traz inúmeros benefícios a empresa, já que todos se tornam importantes na equipe. Na cultura do chefe existe um centralizador que pouco se preocupa com os colaboradores e se foca apenas nos processos.

O líder pode oferecer maior eficiência nos diálogos e no relacionamento com os profissionais. Fazendo assim, com que todos se sintam parte fundamental nos objetivos da empresa, convencendo-os para que lutem juntos na execução das tarefas.

E você o que acha da diferença entre chefe e líder? Deixe um comentário no nosso artigo e compartilhe sua opinião com a gente.

Conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos, que vai transformar a maneira como sua empresa faz a gestão de pessoas.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *