Inscreva-se

Automatização de processos de RH: vale a pena investir?
Dicas

Automatização de processos de RH: vale a pena investir?

O departamento de Recursos Humanos ganha posição cada vez mais estratégica dentro das organizações, e a atuação desse setor vem sendo ampliada, indo além das rotinas administrativas. Atualmente, o RH atua como parte central dos negócios, ou seja, trabalha para assegurar a eficiência das atividades. Para chegar a um grau desejável de excelência, o departamento pode contar com a automatização de processos.

A tecnologia tem se mostrado uma parceira importante e atua como facilitadora dentro de esferas importantes do setor, otimizando o tempo dos profissionais de RH, para que eles possam se dedicar à gestão de relacionamento e desenvolvimento de talentos, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento global do negócio.

Neste post, você verá se vale mesmo a pena investir na automatização de processos. Acompanhe e boa leitura!

 

Por que investir em automatização de processos?

A tecnologia promove a simplificação da rotina dos processos administrativos do RH por meio de novas soluções e também melhora o relacionamento do setor com os funcionários, já que oferece facilidades para os colaboradores.

De modo geral, as organizações esperam que o setor de Recursos Humanos priorize a gestão de pessoas. No entanto, ainda empregam grande fluxo de energia e capital para tratar de situações pontuais e operacionais, que poderiam ser evitadas com uma boa gestão de RH.

Nesse sentido, além de facilitar os processos administrativos, o investimento em tecnologia pode ser revertido em lucro, pois a otimização de processos, permite que  os resultados possam ser mensurados em muito pouco tempo.

Confira algumas vantagens de se investir na automatização de processos de RH:

 

Facilita a gestão de ponto

O rastreamento e organização das cargas horárias dos funcionários é muito mais eficiente com a gestão do ponto on-line. Com os dados no sistema, esse trabalho se torna muito mais rápido e com menor chance de erro.

A automatização do ponto é um processo importante para o gerenciamento de pessoal. Assim, a precisão torna-se fundamental, podendo somente ser alcançada por meio da automação. Isso facilita a produção de relatórios, economizando horas preciosas de trabalho da equipe de RH.

 

Proporciona segurança de dados

big data no RH torna possível que você colete, armazene e analise um grande volume de dados. Você pode, por exemplo, fazer um backup de informações importantes para serviços em nuvem. Isso protege a empresa da perda de dados em acidentes ou falhas na sua rede de computadores.  Outra vantagem é que o acesso e a utilidade dos dados também aumentam.

A automatização ainda diminui o risco de erros operacionais, que poderiam levar a grandes problemas em termos de litígios fiscais, questões legais e outras circunstâncias que podem onerar o caixa da empresa ou mesmo causar problemas na esfera jurídica.

 

Otimiza a mão de obra dos funcionários

Uma grande crença que ronda o tema da automatização de processos é o receio que os funcionários têm de perder seus empregos. No entanto, o que vem acontecendo é uma mudança estratégica de funções, com as rotinas de RH tornando-se mais analíticas e menos operacionais.

Todos os dias, as organizações aprendem mais sobre o seu próprio desenvolvimento, treinamento e técnicas de retenção de pessoal.  No entanto, caso os funcionários estejam ocupados com tarefas operacionais, será mais difícil para eles se concentrarem em atividades que ofereçam mais benefícios para o negócio. Assim, a automatização de processos é uma aliada importante para o posicionamento do setor como um departamento estratégico.

 

Padroniza avaliações de desempenho

O que não pode ser medido não pode ser melhorado, e, nesse sentido, uma parte muito importante do gerenciamento de desempenho de pessoas é feita por meio de avaliações. Esse processo, quando feito manualmente, pode consumir horas de trabalho da liderança e do pessoal de RH.

Assim, um processo automatizado de avaliação de desempenho assegura que os processos serão feitos de forma rápida, sigilosa e com menor incidência de erro.

 

Otimiza os processos de recrutamento e seleção

Empresas são feitas por pessoas, e recrutá-las impacta diretamente no resultado da organização. Por isso mesmo, tudo deve ser feito com qualidade e eficiência.

A tecnologia contribui para que os processos seletivos tornem-se mais rápidos e econômicos, e as ferramentas de busca têm papel importante nessa etapa. Aqui a entrevista por vídeo é cada vez mais utilizada pelos recrutadores, pois permite que sejam analisados diversos aspectos do candidato, sem que para isso a empresa precise investir em estrutura para recebê-lo nas fases iniciais do recrutamento.

Descubra os segredos de um processo de Recrutamento e Seleção Perfeito.Baixe esse eBook gratuito, responda o formulário e receba:


Quais os benefícios da automatização de processos?

1. Visão holística

Ao concentrar os processos e o seu andamento em um único sistema, você ganha uma visão maior de cada um deles e, com isso, tem a chance de diminuir ou erradicar falhas. Assim, você terá condições de fazer um planejamento mais efetivo, trabalhando os pontos de bloqueio, fazendo o ajuste de prazos e favorecendo a melhoria contínua dos processos.

 

2.Processamento centralizado

Com o uso do software adequado, é mais fácil administrar os processos de contratação, assim como também é possível alinhar este controle, gerenciando melhor as etapas de recrutamento e seleção — desde o anúncio da vaga até a efetivação do candidato. Com as ferramentas de automação, é possível centralizar e acompanhar todos os processos.

 

3. Informações constantemente disponíveis

Com a automatização de processos de contratação é possível proporcionar uma maior transparência para cada um dos envolvidos nela. Isso quer dizer que todos — solicitantes, gestores e analistas — são capazes de acessar e entender como está o andamento de cada ação.

 

4. Acompanhamento de aprovações

A automatização de processos torna possível acompanhar em tempo real cada etapa, com a identificação rápida de eventuais gargalos. Dessa forma, há mais eficiência na cobrança de respostas, com avanço no cumprimento de prazos e agilidade nas decisões.

 

Automatização de processos: Um diferencial competitivo?

Resumidamente, os benefícios da automatização de processos trazem vantagens para todas as partes envolvidas no negócio: por um lado, a empresa agiliza os processos e diminui a incidência de erros; por outro, os funcionários podem se dedicar a funções que venham a contribuir para a melhoria contínua da empresa.

Assim, desde que as novas tecnologias no RH sejam implementadas, levando-se em conta a cultura da empresa, o negócio e as pessoas dentro dela, você poderá rapidamente perceber todas as facilidades que a automatização de processos de RH pode permitir.

Mais do que somente tecnologia, a automatização de processos pode se tonar um diferencial competitivo, ao permitir que a equipe de RH esteja com tempo livre para se dedicar a assuntos mais estratégicos e menos operacionais, como o lado humano das empresas, valorizando as relações entre as pessoas e estimulando-as, principalmente no que diz respeito às questões de alinhamento estratégico e cultural da organização, tão vitais nos dias de hoje.

 

O que você achou deste post sobre Automatização de Processos de RH: vale a pena investir? Deixe seu comentário abaixo!

Este post foi escrito para o Blog da Xerpa pelo Compleo. O Compleo é uma plataforma tecnológica que ajuda o RH das empresas a reduzir o tempo de contratação e a identificar os melhores talentos. 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *