o-que-e-cdc-caixa

O que é CDC Caixa? Entenda como esse empréstimo funciona

Antes de assinar o contrato de qualquer empréstimo pessoal, é crucial pesquisar as condições das diversas opções disponíveis no mercado. O que vamos explicar neste post, vai esclarecer uma dúvida muito comum: o que é CDC Caixa?

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é a obtenção de crédito sem burocracia, ou seja, o valor é disponibilizado de forma imediata por bancos ou instituições financeiras em dinheiro ou crédito, sem complicações.

Parece simples, não é? Mas isso não elimina a necessidade de conhecer a fundo todos os detalhes e entrelinhas. Analise:

  • as alternativas oferecidas pelas agências financeiras;
  • as taxas de juros;
  • os prazos para quitação;
  • as facilidades;
  • as vantagens e desvantagens;
  • além das modalidades.  

Buscar um dinheiro extra para tranquilizar pontualmente uma situação de crise pode parecer simples, mas você deve ficar atento para não cair em armadilhas financeiras

E para conhecer detalhadamente o que é CDC Caixa e como a modalidade funciona, basta continuar acompanhando este post. Separamos as principais informações para te ajudar a obter crédito direto. Boa leitura!

O que é CDC?

Assim como dissemos, CDC é a sigla para Crédito Direto ao Consumidor, uma opção de empréstimo oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e outras instituições financeiras que se destaca pela facilidade e velocidade de obtenção.

No caso da CEF, o crédito é oferecido para realizar sonhos tais como:

Para entender melhor o que é CDC Caixa, considere aquela famosa caderneta usada antigamente em mercadinhos para gerenciar compras a prazo.

O CDC é uma espécie de sucessor que adota a mesma lógica sem burocracia para conceder os empréstimos.

Embora tenha perdido espaço para o cartão de crédito e para o empréstimos consignados, o CDC ainda é a segunda modalidade de crédito mais utilizada no país, segundo dados de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por isso, você também pode considerá-lo.

CDC Caixa: como funciona

cdc-caixa-como-funciona

Simplicidade define o que é CDC Caixa. Com uma linha de crédito pré-aprovado que dispensa avalistas, essa modalidade disponibiliza o valor solicitado direto na conta do cliente correntista.

Com o foco na desburocratização, o pedido pode ser feito de diversas formas seja por aplicativo, internet banking, terminal de autoatendimento, dentre outros.

Com o CDC Caixa, você não precisa nem ir ao banco para conseguir um dinheiro extra e resolver a situação problema em questão.

Recebido o empréstimo, você tem até 48 meses para quitar o valor por meio de parcelas pré-fixadas acertadas em contrato.

A taxa de juros do CDC Caixa é uma das mais baixas do mercado, facilitando ainda mais o pagamento. Outras taxas como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e abertura também podem ser cobradas.

Assim como em outros tipos de empréstimos, a inadimplência pode negativar o nome do devedor e torná-lo alvo de ações de cobrança. Em caso de compra de imóvel ou veículo, principalmente, o bem ainda pode ser alienado pelo emissor. 

Por isso antes de solicitar o empréstimo, é indispensável entender bem o que é CDC Caixa e realizar um controle de despesas rigoroso, em que as suas reais necessidades e condições de quitação sejam analisadas criteriosamente.  

Vantagens do empréstimo CDC Caixa

Para entender mesmo o que é CDC Caixa é preciso considerar suas principais vantagens. Confira!

Praticidade

Uma das principais vantagens do CDC Caixa é a sua praticidade, já que pode ser solicitada de onde o cliente correntista estiver. Seja por meio das ferramentas digitais ou por telefone ou ainda pessoalmente, o empréstimo pode ser obtido em poucos passos e sem complicações.

Agilidade

Comparada com outras modalidades de empréstimo, o CDC Caixa certamente tem o diferencial de facilitar a vida do consumidor. Por meio da obtenção de crédito rápido, praticamente imediata, o cliente correntista fica livre de grandes burocracias. 

Conveniência

Outra vantagem que define o que é CDC Caixa é a conveniência. O limite é pré-aprovado e as parcelas são debitadas diretamente da conta do cliente, considerando as melhores datas e prazos.

Facilidade

O CDC Caixa libera créditos de R$ 150 a R$ 30.000, contemplando situações das mais diversas naturezas. Para facilitar o pagamento desse empréstimo, a CEF oferece uma das melhores taxas de juros e até 4 anos para quitação. 

Negociação

Para entender o que é CDC Caixa é preciso considerar negociações financeiras. Como cada caso de empréstimo é particular, as negociações para qualquer mudança deve ser feitas individualmente.

A possibilidade de antecipar parcelas para recalcular o valor dos juros e reduzir a dívida existe, mas deve ser feita particularmente.  

Quando vale a pena solicitar um CDC?

Qualquer empréstimo só deve ser feito em situações limítrofes, nas quais realmente seja necessário fazer um financiamento como em caso de doença ou acidente. O mesmo vale para o CDC.

Além disso, é preciso se atentar não só a taxa de juros, mas o conjunto de taxas que serão cobradas por essa facilidade.

Por isso, uma pesquisa de custo efetivo total da concessão deve ser feita, assegurando o conhecimento de todos os detalhes do empréstimo.

A validade da solicitação de um CDC Caixa está nas reais demandas da sua vida e do cálculo estratégico sobre as taxas cobradas. 

Como contratar um CDC Caixa?

Agora que você já sabe o que é CDC Caixa, confirma o que é preciso para solicitá-lo. Veja a seguir. 

Apresente a documentação necessária

Praticidade define o que é CDC Caixa, mas isso não exclui a necessidade de apresentar algumas documentações para contratação do serviço.

Por isso, será necessário realizar uma pequena análise para aprovar e definir o seu limite de crédito, que poderá ser feita no momento de abertura da conta ou posteriormente. 

Usufrua do crédito

Após a aprovação e liberação do empréstimo, você poderá utilizar o valor a qualquer momento e da forma como quiser. O CDC Caixa permite que o crédito seja debitado ou entregue imediatamente.

Consulte os requisitos

Assim como qualquer solicitação de crédito, o CDC Caixa exige que o cliente:

  • seja maior de 18 anos ou emancipado;
  • possua uma conta na Caixa Econômica Federal;
  • não seja inadimplente em instituições de crédito como o SERASA e SPC.

Em cada contratação ou simulação de CDC, o valor dos juros, Custo Efetivo Total – CET e IOF são informados para assegurar conhecimento absoluto sobre o pedido de crédito.

Entender o que é CDC Caixa é essencial para que você conheça uma das opções de empréstimo mais fáceis e rápidas do mercado.

Por meio de uma oferta atrativa, com uma das melhores taxas de juros e praticidade para quitação, o CDC é uma das soluções mais interessantes.

Outras alternativas de crédito pessoal

Ao invés de requisitar um empréstimo de uma instituição bancária, as empresas agora podem contar com uma ferramenta que antecipa o salário do colaborador para ajudá-lo com despesas inesperadas.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Legal, né? Se você quiser capacitar ainda mais o seu conhecimento financeiro, confira também este outro artigo e entenda o que é inadimplência.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.