Tipos de treinamento e desenvolvimento

Tipos de treinamento e desenvolvimento: 5 opções para seus colaboradores

Existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Com isso, a sua empresa pode adaptar-se às melhores estratégias de acordo com os seus objetivos e particularidades para tirar o máximo possível dos participantes.

E, neste post, vamos falar sobre os seguintes tipos de treinamento organizacional:

1. Treinamento de integração;

2. Treinamento comportamental;

3. Treinamento técnico;

4. Treinamento motivacional;

5. Treinamento corporativo.

Capacitação é um termo que, a cada dia, ganha mais força nas empresas em decorrência dos seus benefícios. Acontece que existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, e é importante saber identificá-los.

Afinal, por meio desse planejamento estratégico, o seu setor de RH consegue colocar os treinamentos em ação rapidamente, e com eficácia, independentemente do objetivo proposto.

Que tal vermos, então, a importância desse trabalho e apontar os principais tipos de treinamento e desenvolvimento de profissionais? Basta seguir com esta leitura!

Benefícios dos variados tipos de treinamento e desenvolvimento

Cada treinamento tem a ver com um objetivo específico. É possível, por exemplo:

  • capacitar os colaboradores para um novo sistema usado na empresa;
  • realizar treinamento para motivar funcionários;
  • integrar mais os colegas de equipe ou mesmo entre áreas;
  • reduzir erros específicos em uma das etapas do processo de trabalho;
  • reciclar conhecimentos.

E o processo de aprendizado é elementar para garantir que os seus profissionais sejam cada vez mais eficientes. Assim, independentemente dos tipos de treinamento e desenvolvimento aplicados é inegável que a estratégia se converta em investimentos e não em custos para a organização.

Leia também: Diferença entre custo e despesa: quais são e sua importância

Talvez, seja esse o grande problema: muitos gestores ainda avaliam apenas o custo de investir em mais tipos de treinamento e desenvolvimento.

A seguir vamos destacar quais métodos podem ser aplicados para alcançar as metas da sua empresa por meio de treinamento de funcionários e promover resultados melhores! Nosso objetivo é provar que os diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento não são uma despesa, mas um investimento.

Diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Confira, a seguir, porque usar o treinamento e, também, em seguida vamos falar um pouco mais sobre os meios mais utilizados para garantir assertividade ao processo escolhido!

1. Treinamento de integração

Se a sua empresa tem um onboarding — o que é altamente recomendável —, convém trabalhar o treinamento de integração de novos funcionários.

Com isso, cria-se um vínculo mais rápido entre as pessoas recém-contratadas e as suas novas atividades. Sem falar que aproxima o colaborador da equipe com a qual ele vai interagir.

Dessa maneira, o seu primeiro dia de trabalho, efetivamente, vai ser muito menos incômodo. Sem falar que o setor de RH consegue transmitir, com eficiência e clareza:

  • missão, visão e valores da organização;
  • a cultura organizacional;
  • tudo o que o funcionário precisa saber sobre suas responsabilidades e expectativas na empresa;
  • eventuais problemas que podem ocorrer, minimizando-os antes mesmo que ocorram.

Uma boa maneira de usar esse, entre outros tipos de treinamento e desenvolvimento, a fim de promover melhorias no dia a dia da empresa.

2. Treinamento comportamental

Tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento de atitudes e comportamentos dos colaboradores, esse treinamento ajuda a promover o engajamento e a motivação no trabalho.

O que se reflete em mais produtividade, senso de pertencimento e outros pontos positivos no dia a dia da empresa.

3. Treinamento técnico

Digamos que a sua empresa tenha um novo software de gestão e que poucos saibam a respeito dos seus benefícios e aplicações. Com isso, o treinamento técnico se destaca por garantir que todos fiquem cientes, ao mesmo tempo, de todo o processo.

Dessa maneira, fica fácil identificar dúvidas e dificuldades em assimilar as novas atividades. O que se traduz em uma produtividade mais eficiente, assim que a tecnologia for implementada.

4. Treinamento motivacional

Quando o problema está no engajamento das equipes, o seu RH pode focar em oferecer:

Entre outras soluções que possam melhorar esse aspecto psicológico dentro da empresa.

No entanto, atenção; é fundamental compreender quais são as causas para a desmotivação. Do contrário, elas podem voltar para assombrar o dia a dia e o bem-estar no trabalho.

5. Treinamento corporativo

Vale mencionar que o treinamento corporativo é uma junção de todos os tipos de treinamento e desenvolvimento. Ou seja: é a criação de um setor que entende, antecipadamente, não só a importância nessas atividades, mas que entende quais usá-las e a melhor estratégia para isso.

Inclusive, é sobre a aplicação dos melhores tipos de treinamento e desenvolvimento que falaremos a seguir!

Melhores estratégias para treinar e desenvolver sua equipe

Agora, vamos tratar das campanhas e ações que envolvem os diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento que o RH pode usar a fim de obter um resultado positivo dentro dos objetivos identificados. Confira!

Rodízio de papéis

Esse tipo de treinamento é uma boa maneira de envolver os profissionais em todas as áreas da empresa. O rodízio de papéis serve para que as colaboradores entendam melhor o processo, como um todo, fortalecendo-se como uma equipe empática.

Gamificação

Muito usada no cumprimento de metas, a gamificação tem crescido também como instrumento diferenciado para os mais variados tipos de treinamento e desenvolvimento.

Isso porque, a estratégia consiste em criar um jogo em cima do objetivo proposto — independentemente de qual seja —, e isso inclui a criação de uma situação lúdica, regras e, até mesmo, recompensas.

Como resultado, é possível compor um cenário divertido e de união para alcançar os objetivos traçados pela empresa!

Coaching executivo

O coaching é um método muito usado, atualmente, para os mais diversos fins. Inclusive, é uma das alternativas mais interessantes para promover o bem-estar financeiro na empresa, sabia?

Para saber mais a respeito do assunto, dê uma conferida, depois, nesse artigo que explica as melhores alternativas para gerar educação financeira na organização!

No mais, o coaching pode ser uma boa ferramenta, entre os tantos tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, por ajudar a identificar carências e oportunidades dentro do perfil de cada um de seus funcionários.

Programa de mentoria

Para um plano de sucessão de carreira ou mesmo o desenvolvimento de novas lideranças, o programa de mentoria pode ser um grande ativo da sua organização.

Entretanto, é importante avaliar quais áreas podem ser fortalecidas com a estratégia, e compor um plano de carreira no qual os seus profissionais vão se interessar em trabalhar com isso.

Do contrário, quais benefícios eles vão enxergar em dedicarem suas carreiras inteiras dentro da sua empresa?

Ensino a distância (EAD)

Por meio de plataformas on-line é possível criar e manter diversos tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

E, o melhor: você pode terceirizar o trabalho ou mesmo aplicá-lo internamente. Tudo depende do conhecimento dos seus colaboradores e do orçamento disponível para o projeto.

Afinal, vale destacar que o EAD é uma ferramenta que pode ser usada por muito e muito tempo, já que ela pode ser atualizada constantemente — e está sempre acessível e ao alcance dos seus colaboradores.

E, agora que você já está por dentro dos principais tipos de treinamento e desenvolvimento, que tal ampliar os seus conhecimentos no assunto?

Para isso, dê uma conferida em nosso artigo que explica cada uma das etapas necessárias para colocar essa estratégia em ação!

Existem outras formas de conquistar alguns dos benefícios que listamos neste artigo, como o bem estar financeiro de seus colaboradores. O salário sob demanda gera economia para a empresa e bem-estar para o colaborador. 

Como oferecer? 

Xerpay é o novo produto da Xerpa de salário on-demand, que empresas de todos os setores podem oferecer como benefícios aos funcionário e crescer em lealdade e produtividade.

A integração é rápida e simples. Assim que seus funcionários se cadastrarem, eles podem fazer saques imediatamente.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais detalhes sobre o serviço.

Compartilhe as suas ideias conosco, no campo de comentários deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.