como-aumentar-score-de-credito

Como aumentar o score de crédito: 4 dicas para colocar em prática JÁ

Você sabe o que é score de crédito e, melhor, como aumentar o score de crédito?

O score de crédito é uma sistema de pontuação usado por órgãos de proteção de crédito para classificar os clientes e avaliar as condições de aprovação de cartões, aumento de limite, empréstimos, financiamentos e assim por diante.

Esse sistema é muito importante para todas as pessoas e até mesmo para empresas que precisam de crédito extra em situações diversas.

Por isso, aprender como aumentar score de crédito e saber qual é o seu atual nível de credibilidade diante do mercado é fundamental para atingir esse objetivo.

Muitas pessoas ainda recorrem ao cheque especial. Se você quiser saber mais sobre o teto e as condições do cheque especial, recomendamos a leitura deste artigo com todas as informações. 

Para entender como aumentar o score de crédito de forma eficiente, continue lendo esse post a seguir e saiba tudo o que você precisa para melhorar sua pontuação com quatro dicas simples. Boa leitura!

O que é score de crédito?

Como dissemos acima, score de crédito é o nome dado a um sistema de pontuação registrado por órgãos de proteção ao crédito tais como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa

Desde que o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) esteja vinculado a alguma conta, essas instituições são capazes de monitorar o seu currículo financeiro e registrar a forma e o prazo que as suas contas são ou não quitadas. 

Tendo conhecimento desse dados, o sistema de pontuação é ativado para verificar se uma pessoa tem risco alto, médio ou baixo de deixar de fazer um pagamento ou ficar inadimplente.

Com isso, as empresas credoras podem avaliar o nível de risco em fornecer um cartão de crédito, um empréstimo, um financiamento, dentre outros. Em outras palavras, as empresas financeiras levam em conta o score durante as análises de crédito

Portanto, se você tem dívidas ou contas em atraso, a sua pontuação não deve ser a mais adequada, comprometendo o seu pedido de ajuda extra.

Essa nota classifica os consumidores de acordo com o seu histórico e mede o grau de confiança no pagamento de suas contas. Por isso, aprender como aumentar score de crédito é extremamente importante. 

Vários fatores são levados em consideração para pontuar o score de crédito e se a sua pontuação não estiver boa, não se preocupe. Vamos dar algumas dicas de como aumentar o score de crédito e resolver esse problema.

Como funciona o score de crédito

o-que-e-score-crédito-serasa

Como aumentar o score de crédito não é uma conquista imediata, o processo exigirá paciência e muito foco. 

O sistema permite que o nível de risco seja avaliado de 0 a 1000 pontos, confira:

  • 0 a 200 – risco muito alto de inadimplência;
  • 201 a 400 – risco alto inadimplência;
  • 401 a 700 – risco médio de inadimplência;
  • 701 a 900 – risco baixo de inadimplência;
  • 901 a 1000 – risco muito baixo de inadimplência.

Os instituições protetoras de crédito consultam alguns dados do consumidor para classificá-lo. São eles:

  • contas pagas;
  • contas atrasadas;
  • está ou esteve negativado;
  • pedidos de crédito;  
  • relação com as instituições financeiras.

Contudo, vale ressaltar que ter uma boa pontuação não é garantia de aprovação imediata do crédito. Muitas empresas adotam critérios próprios para avaliar a credibilidade do cliente, dando menor relevância ao score. 

Geralmente, bancos fazem uso do score e do seu histórico com eles. Por isso, tendem a não aprovar pedidos de pessoas com nome negativado ou em  situações similares. Já que nessas condições, a probabilidade de novas dívidas serem criadas é maior.

Uma boa pontuação pode te ajudar a conseguir de forma mais fácil aquele dinheiro extra tão desejado.

Como aumentar o score de crédito

Confira a seguir as principais dicas de como aumentar score de crédito de forma eficiente. 

1. Pagar dívidas pendentes

Uma das principais dicas de como aumentar o score de crédito é desenvolver um planejamento para pagar dívidas pendentes. Negocie com as instituições credoras e tenha um plano de ação para quitar essas pendências no menor tempo possível. 

Isso implicará em:

  • organizar o orçamento para poupar dinheiro;
  • ter uma meta mensal a ser cumprida;
  • melhorar o relacionamento com as instituições;
  • controlar os gastos para não gerar novas dívidas, dentre outros.

Uma dica bônus é jamais comprometer mais de 20% da sua renda com o pagamento de dívidas. 

2. Evitar fazer novas dívidas

A tentação do consumo é grande, mas para aprender como aumentar o score de crédito o seu foco deve estar em controlar seus gastos.

Independentemente da ocasião, toda despesa deve estar registrada no planejamento e qualquer imprevisto deve ser contabilizado.

Neste momento, o orçamento não pode ser gasto de forma irresponsável, já que uma meta precisa ser atingida para melhorar a sua pontuação e, consequentemente, aumentar as chances de conseguir o dinheiro extra.

As empresas protetoras de crédito podem consultar a sua pontuação para decidir a liberação do dinheiro, portanto, tenha como foco a recuperação da sua situação financeira e não se permita fazer novas dívidas.

Complete sua leitura e aprenda a poupar com o artigo: Diferença entre custo e despesa: quais são e sua importância.  

3. Pagar todas as contas em dia

Outra dica importante de como aumentar o score de crédito é a pontualidade no cumprimento dos compromissos, ou seja, pagar todas as contas em dia.

Para facilitar, inclua as contas no débito automático. Assim, o descumprimento será eliminado, reforçando a sua boa reputação diante do mercado de crédito e anulando a possibilidade de ter o seu nome negativado por negligência.

A maioria das empresas hoje já oferece essa facilidade, basta entrar em contato e solicitar essa transição.

4. Limpar o seu nome

Não tem como aumentar o score de crédito com o nome negativado ou sujo no mercado, portanto é indispensável limpar o seu nome. E isso deve ser a sua prioridade.

Sem esse cuidado, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado de crédito analisa o seu cadastro. Ou seja, as instituições financeiras provavelmente não aprovarão o seu pedido de crédito. 

Viu só como aumentar o score de crédito é importante? Comece agora a melhorar a sua pontuação com as dicas que detalhamos neste post.

Ter dinheiro em mãos ajuda a aumentar o score

Aprender como aumentar score de crédito é fundamental para melhorar as suas chances no mercado. Além de facilitar a conquista desse crédito, o processo ainda protege um dos seus principais bens, a sua reputação.

Para ajudar os funcionários que estão recuperando seu crédito e também  não deixar que novos fiquem negativados, conheça o Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

>> Siga a Xerpa nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e veja mais conteúdos como esse.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.