Mensagem de Natal para funcionários

Mensagem de Natal para funcionários: aprenda como elaborar!

Muitas empresas ainda questionam se devem organizar uma festa de confraternização para seus funcionários no final do ano. Ou então, se é interessante enviar alguma mensagem de Natal às equipes. 

Além desse feriado, outros momentos são especiais e merecem ser celebrados ao longo do ano. Então, por que no ambiente de trabalho seria diferente?

É essencial que os empreendedores incluam em seus calendários corporativos essas datas comemorativas, mostrando que elas são importantes. Cada um desses eventos representa uma oportunidade de descontrair, relaxar e fortalecer vínculos

Infelizmente, nem todos os líderes se preocupam com isso, acreditando que a única forma de motivar os colaboradores é por meio do aumento salarial! 

Quer entender os benefícios das mensagens festivais dentro de uma empresa? Mais inspiração para elaborar a sua própria mensagem de Natal? Então, continue lendo esse post!

Por que enviar uma mensagem de Natal aos funcionários?

Datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, são momentos importantes para os colaboradores e até para as próprias empresas. Representam o encerramento de um ciclo e início de outro.

Feriados e épocas festivas costumam ser favoráveis para relaxar, quebrar a rotina e conhecer outro lado dos colegas de trabalho. Por isso, devem ser festejadas também no ambiente corporativo. A criação dessa política é uma oportunidade de alegrar a empresa e, portanto, motivar mais os funcionários.

De acordo com pesquisa da Right Management, profissional motivado é até 50% mais produtivo. Isso significa que o bem estar e satisfação pessoal do colaborador impacta diretamente nos resultados de uma organização!

É claro que falar de bem estar significa envolver diversos fatores, tanto os de ordem individual (a vida pessoal do colaborador, saúde mental e física) quanto de ordem corporativa (como é o dia a dia da empresa). 

Porém, uma empresa que se preocupa genuinamente com seus colaboradores investe em diversas estratégias para promover a colaboração, transparência e crescimento

Uma das estratégias mais relevantes para atingir os objetivos acima é oferecer benefícios inovadores. Porém, as mensagens de Natal (e outras festividades) contribuem para criar um ambiente mais descontraído. 

Portanto, comece a elaborar mensagens de Natal para sua equipe de trabalho! Para isso, você precisará seguir basicamente os seguintes passos:

  • pensar no perfil dos colaboradores;
  • definir o melhor tipo de linguagem;
  • caprichar no formato escolhido;
  • personalizar a mensagem.

Existem diversas formas da sua empresa demonstrar como essas datas são importantes, seja qual for a crença de cada um. O importante é que o Natal seja marcado como um momento de positividade e união

Mas lembre-se: copiar uma mensagem padrão e apenas encaminhar não agrega valor à sua empresa. Por isso, personalize ao máximo o conteúdo da mensagem para que ela realmente carregue a cultura da sua organização

Qual é a relevância de ações motivadoras no trabalho?

Hoje em dia, existe uma grande diversidade de meios simples e baratos para enviar uma mensagem de Natal. É possível utilizar os próprios canais digitais de comunicação da empresa. O importante é não passar em branco! 

Sabemos que manter os funcionários engajados e produtivos nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, junto com o RH, gestores e líderes devem buscar continuamente o desenvolvimento de novas ações motivadoras.

Promover algum tipo de comemoração em feriados como Natal pode ser um grande estímulo! Isso porque as pessoas sentem-se mais confortáveis para interagir umas com as outras e também com a própria empresa. 

Uma mensagem bem elaborada pode inspirar o time, e assim gerar resultados mais satisfatórios durante a época de Natal. 

Essa é uma época mágica, esperada pela maioria das pessoas e capaz de melhorar os nossos ânimos. Geralmente, nos sentimentos mais dispostos a ajudar o próximo e até mesmo revisar alguns dos nossos hábitos. Portanto, é interessante replicar esse clima dentro do ambiente organizacional.

A empresa deve buscar promover momentos específicos para que todos compartilhem os sucessos e transformações alcançadas ao longo do ano. É importante que todos tenham oportunidade de visualizar e conversar sobre os resultados conquistados, além dos obstáculos superados. 

Percebeu a importância da mensagem de Natal para colaboradores? Então, confira agora como criar a sua!

Como criar uma mensagem de Natal para funcionários?

Para elaborar uma mensagem de Natal, é preciso considerar antes as características de seu time. A faixa etária, os hábitos, metas, tudo é válido para que a mensagem realmente faça sentido para ele.

O RH é um grande aliado nessa missão. Veja as principais dicas para elaborar uma mensagem criativa: 

1. Pense no perfil dos colaboradores

Por meio das análises de desempenho, feedbacks e outras práticas realizadas durante toda a estadia das pessoas na empresa, é possível identificar as melhores formas de impactá-las.

Além das informações conseguidas com o RH, é preciso saber se o público dominante da sua empresa é feminino ou masculino.

Qual é a cultura organizacional? O cartão deve ser diferente para cada setor? Algumas questões como essas devem ser consideradas antes de criar uma mensagem de Natal para funcionários o mais personalizada possível.

2. Defina o melhor tipo de linguagem

Para criar uma mensagem de Natal corretamente, é fundamental pensar na média de idade da equipe. Eles fazem parte da geração dos Millennials?

Se sim, vão preferir receber mensagens por meios digitais. Agora, se forem profissionais da geração X, cartões físicos podem ser mais adequados.

Isso irá ajudar você a determinar o formato, estilo e canais da mensagem. Reflita o que é mais eficiente: mensagem impressa, vídeo ou E-mail marketing? A mensagem deve alcançar a todos. 

3. Capriche no formato escolhido

O design agrega valor à mensagem, então não utilize modelos prontos e sem graça encontrados na internet.

Você pode sim realizar pesquisas na internet para ter ideias, mas no final elabore um layout exclusivo, que chame a atenção de seu público interno. Faça com que a mensagem capte a curiosidade das pessoas.

Busque inovar na linguagem da comunicação, nas imagens e na própria mensagem passada. Caso contrário, a mensagem de Natal vai parecer apenas um comunicado corporativo.

4. Personalize a mensagem

Resgate momentos importantes vividos por sua equipe, a fim de lembrá-la o quanto a organização valoriza os colaboradores. Utilize mensagens que façam sentido para o time, tratando as pessoas como indivíduos únicos e especiais.

5. Inspire-se em alguns exemplos de mensagens de Natal 

Para ajudar ainda mais sua organização, separamos diversas frases para que você possa se inspirar e soltar a criatividade. Veja a seguir:

  • Mensagem 1

“Olá! Aí está você, fazendo o que gosta e o que sabe fazer muito bem. Provando que em nossa vida tudo pode acontecer, se investirmos em pensamentos e ações positivas. E se persistirmos em nossos objetivos. 

E nesta festa cristã que é o Natal, quero te enviar meu abraço de agradecimento e reconhecimento pelo seu excelente trabalho, atenção e profissionalismo.

Desejo a você um fim de ano belíssimo, festejando e compartilhando essa felicidade com seus semelhantes, pois o Natal é confraternização e amizade.

Que neste Ano Novo, você continue sendo esse profissional que realiza seu trabalho da melhor maneira possível, vencendo desafios e, é claro, sendo esta grande pessoa!”

  • Mensagem 2

“É Natal e o espírito de confraternização natalino aquece os nossos corações, renova os nossos ânimos e sonhos. Nesta época, fazemos uma retrospectiva do ano que passou e analisamos a nossa trajetória de vida.

É hora de deixar para trás tudo aquilo que não ajuda, não traz felicidade e evolução.  Natal é renascimento! Vamos levar conosco para o Novo Ano apenas os aprendizados e as boas memórias!

Desejo a todos vocês um Natal especial, cercado de familiares e amigos, e um início de ano maravilhoso! Que esta energia positiva se mantenha durante todo o ano em nossas vidas.

Boas festas a todos! E que venha mais um ano de muitas realizações profissionais e pessoais para todos nós.”

  • Mensagem 3

“Mais um ano chega ao fim. É hora de contabilizar sucessos! De pensar no crescimento pessoal e profissional, nos momentos felizes que compartilhamos, nos obstáculos que já superamos. É hora de celebrar a vida e brindar ao futuro!

É preciso sempre acreditar que o amanhã vai ser melhor que o dia de ontem. Mas também é preciso valorizar cada instante da vida que passou e fazer do presente o nosso maior bem.

Afinal, é no presente que podemos mudar aquilo que não gostamos nas nossas vidas. Passado já ficou para trás, e o futuro ainda nem começou.

Apostem tudo no presente, pois é preciso ser feliz todos os dias. Vivam cada dia de modo especial, vislumbrando sempre uma vida cada dia mais completa e feliz.

Desejamos aos nossos parceiros de jornada, aos nossos empenhados funcionários, que tenham um Natal especial e que o Ano Novo seja vivido plenamente todos os dias!

Deem o seu melhor para o mundo, e do mundo receberão o melhor. Boas Festas!”

  • Mensagem 4 

“Querido funcionário, o ano de 2020 foi diferente de todos os outros. 

Ninguém esperava por obstáculos tão súbitos e impactantes no mundo. Tivemos uma pandemia para enfrentar e nossos próprios desafios pessoais para lidar.  

Certamente, foi uma fase desafiadora para todos (e continua sendo). Mas tudo isso também trouxe alguns aprendizados e novas perspectivas. 

Pudemos valorizar as coisas simples da vida. Passamos a enxergar o valor da empatia e da ajuda ao próximo. 

Então, desejamos hoje que toda essa bagagem não se perca com o tempo. Que seja possível manter um olhar mais humano em relação ao próximo. Que a resiliência, compaixão e colaboração continuem presentes na vida de todos. 

Boas Festas e que o próximo ano seja uma fase melhor, de colher frutos positivos nas nossas vidas!”

Expressando a importância dos funcionários

Como você viu, existem diversas formas da sua empresa expressar a importância dos funcionários para o sucesso dos negócios. A mensagem de Natal é uma delas. Portanto, vale a pena adotá-la na cultura da sua organização. 

É claro que este ano não será possível fazer uma confraternização dentro da empresa. A pandemia ainda é um problema e devemos ser responsáveis pela saúde de todos. Porém, as empresas podem favorecer esse clima de novo ciclo por meio das mensagens digitais. 

Mais do que nunca, é preciso lembrar os colaboradores da importância da união e resiliência. Apesar dos desafios de 2020, as organizações devem enxergar a mensagem de Natal como uma retrospectiva positiva

Se você ainda não enviava mensagens de Natal ou de outras festividades aos seus colaboradores, faça diferente este ano!

 

Gostou desse post? Então, dá uma olhada no conteúdo sobre “14 ideias para Outubro Rosa nas empresas e seus benefícios no engajamento de funcionários”. Boa leitura!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.