Inscreva-se

Ideias para Outubro Rosa na empresa: engaje os colaboradores
Cultura da Empresa

Ideias para Outubro Rosa na empresa: engaje os colaboradores

Outubro Rosa é uma campanha anual de conscientização sobre os riscos do câncer de mama. Para as empresas, a adesão é importante para fortalecer a marca e se aproximar mais dos colaboradores. Algumas ideias para Outubro Rosa na empresa:

  • dia casual em que as mulheres vestem rosa;
  • palestras motivacionais;
  • distribuição de materiais de conscientização;
  • trabalhos voluntários;
  • incentivo a exercícios físicos.

 

Chega o antepenúltimo mês do ano e, com ele, muito mais do que os primeiros dias da primavera: é quando acontece o Outubro Rosa.

Trata-se de uma campanha mundial de conscientização a respeito dos riscos — e a prevenção — do câncer de mama.

Um exemplo de sua gravidade: a doença é a mais comum, entre as mulheres, e só no Brasil o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que apareçam 59.700 novos casos entre os anos de 2018 e 2019.

Por isso, cabe às empresas o embarque imediato nessa empreitada que só valoriza os seus ativos mais preciosos: seus colaboradores.

E é para estimular o engajamento coletivo que preparamos este post! Acompanhe-nos nesta leitura e conheça algumas ideias para Outubro Rosa na empresaAssim, todos poderão fazer a diferença e contribuir para uma conscientização que se estenda ao longo dos outros meses também!

 

Como surgiu o Outubro Rosa?

Tradicionalmente, o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos. Resultado da comoção que a morte de Susan G. Komen causou em sua irmã, Nancy.

A primeira ideia surgiu em 1982, quando uma corrida começou a ser planejada com o objetivo de conscientizar a população a respeito do câncer de mama.

A corrida obteve uma boa resposta popular e o tradicional laço rosa foi distribuído no evento. Detalhe: a corrida ocorreu no mês de outubro e, desde então, passou a gerar um engajamento cada vez maior à causa. De proporção global, atualmente.

 

E o Outubro Rosa no Brasil?

No país, as primeiras ações que ganharam mais destaque, referente ao Outubro Rosa, foram percebidas no ano de 2008.

Desde então, marcas comerciais passaram a exteriorizar cada vez mais essas campanhas de prevenção e conscientização. Da mesma maneira que, internamente, muitas ideias para Outubro Rosa na empresa começaram a ganhar mais força e adesão.

Afinal de contas, se existe algo que pode ser feito é o apelo para que os seus recursos humanos saibam tudo a respeito dessa grave doença e como preveni-la ou reagir mediante qualquer suspeita.

Essas ideias para Outubro Rosa na empresa geram mais engajamento, reduzem os níveis de estresse e aproximam as pessoas por meio da empatia e humanização das ações tomadas pela gestão.

Especialmente, porque o Outubro Rosa também é um instrumento de informação. As pessoas aprendem a perder o medo do câncer de mama para enfrentá-lo — e de maneira antecipada.

Isso porque as chances de cura são maiores quando o diagnóstico é o mais precoce possível. Daí a importância em falar sobre:

  • autoexame;
  • exames regulares;
  • mamografia.

Isso tanto para mulheres até ou após os 40 anos de idade. A mamografia, por exemplo, já é recomendada, periodicamente, para quem tem a partir de 35 anos.

 

Como a empresa pode aderir ao Outubro Rosa?

O mês de outubro pode ser essencial para aproximar os colaboradores, gerar um engajamento coletivo e conscientizar a todos a respeito da gravidade do câncer de mama.

Explore isso na cultura de diversidade no ambiente de trabalho. Afinal, homens e mulheres devem estar bem informados para ajudar o próximo sempre que possível.

Além disso, eventuais casos de câncer de mama na empresa deixam de ser um tabu. As ideias para Outubro Rosa na empresa permitem aos colaboradores que aprendam como confortar, auxiliar e estimular o positivismo na pessoa. Quanto mais pessoas se ajudarem, melhor.

Por isso, confira nossas 13 ideias para Outubro Rosa na empresa, e que o seu RH estratégico pode implementar nesse sentido.

Aprenda a elaborar um planejamento de RH eficiente! Baixe, agora, esse eBook gratuito!


13 ideias para Outubro Rosa na Empresa

  1. dia casual em que as mulheres vestem rosa. Isso gera uma conscientização coletiva a respeito da campanha do Outubro Rosa;
  2. palestras motivacionais. Pode ser realizada por especialistas de saúde, por quem já enfrentou a doença ou palestrantes que, direta ou indiretamente, têm a contribuir com o tema;
  3. distribuição de materiais de conscientização, como folhetos, panfletos, sites ou mesmo eventos do Outubro Rosa (caso das tradicionais corridas de rua);
  4. ideias para Outubro Rosa na empresa também podem envolver trabalhos voluntários com organizações que combatem e previnem o câncer;
  5. incentivo a exercícios físicos. Um bom exemplo disso é a ginástica laboral, que já estimula o desejo de praticar alguma atividade física periodicamente e está envolto em benefícios;
  6. doações também podem ser bem-vindas, direcionando o valor adquirido para instituições que necessitam de recursos para aumentar o seu alcance na conscientização ou no enfrentamento da doença;
  7. bingos e rifas também são boas formas de incentivar as doações;
  8. competições internas cujos prêmios são materiais de conscientização a respeito do câncer de mama. Um exemplo são livros relacionados à doença ou que ajudem a enfrentá-la;
  9. campanhas de doação podem se estender de outras formas, em nossas ideias para Outubro Rosa na empresa. Por exemplo: é comum as pessoas doarem mechas de cabelo para a confecção de perucas. Um gesto social e bonito, que ajuda muitas pessoas que já estão em tratamento contra a doença.
  10. o mesmo vale para os lenços — aqueles de amarrar ao redor da cabeça;
  11. monte uma ou mais equipes de corrida para participarem dos eventos que acontecem ao longo de todo o mês do Outubro Rosa;
  12. promova caminhadas com as equipes da empresa. Um evento social, que integra valor e união à equipe e fortalece a conscientização decorrente do Outubro Rosa;
  13. homenageie aqueles, dentro da empresa, que já tiveram câncer e venceram ou estão batalhando contra a doença. Um bom exemplo é o estímulo perfeito para quem não cuida de si.

Como vimos, essas ideias para Outubro Rosa na empresa são campanhas que têm apelo mundial, e gera muitos benefícios a quem adere a ela.

 

Ainda tem dúvidas sobre a importância dessa campanha na empresa?

Dentro da empresa, a campanha do Outubro Rosa gera uma série de benefícios — internos e externos. Para o público, a percepção de marca se torna mais valiosa.

Para os colaboradores, é uma maneira de reter os talentos, unir as equipes e gerar uma empatia coletiva por meio da conscientização de algo muito importante: a saúde e o bem-estar das pessoas.

Fazer a diferença, portanto, pode também ser uma causa social que una todos os seus recursos humanos em prol de um objetivo só. E que tal fazer a sua parte com o Outubro Rosa?

 

Para isso, compartilhe este post com ideias para Outubro Rosa na empresa em suas redes sociais! Marque os profissionais de RH e leve essa mensagem também para os meios de comunicação interna da empresa. Deixe que mais pessoas saibam a respeito da campanha e divulguem mais e mais essa ideia!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *