como o xerpay melhora a motivação dos funcionários

Como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários?

Contar com funcionários motivados é essencial para o andamento de um negócio. É do entusiasmo dos colaboradores que saem as melhores ideias e projetos para que a empresa se destaque no mercado. Esse é um dos motivos pelos quais a Xerpa criou o app Xerpay. Mas, afinal, como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários?

O aplicativo permite oferecer salário sob demanda, um benefício capaz de melhorar – e muito – a vida financeira dos colaboradores. Quer entender melhor a relação dessa vantagem com a motivação da equipe? Continue acompanhando o post!

Por que a empresa deve cuidar da motivação dos funcionários?

Motivação no trabalho nada mais é do que o desejo de se manter no emprego, cumprir metas e atingir bons resultados. É um elemento extremamente importante do dia a dia de uma organização, embora seja raro em muitas empresas.

Sem motivação, o funcionário trabalha visando apenas o salário no final do mês. Não há proatividade, novas ideias e nem uma vontade real de ver o negócio ser bem-sucedido.

Quando isso acontece, o clima de desânimo e insatisfação toma conta da equipe, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais pesado. Isso acontece porque uma única pessoa desmotivada pode “contaminar” os colegas e afetar o clima do escritório inteiro.

Outra consequência da desmotivação é a queda de produtividade. Colaboradores desinteressados tendem a procrastinar suas obrigações e executar suas tarefas com menos atenção, o que aumenta a chance de falhas.

Em suma, quanto maior for a motivação do time, melhores serão os resultados da empresa. Em um ambiente positivo, tudo melhora: a autoestima dos funcionários, o uso do tempo, o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais. Desse modo, fica mais fácil manter o time satisfeito em engajado em suas atividades diárias.

Como o bem-estar financeiro afeta a motivação?

A chave para manter a motivação em alta na empresa é valorizar os colaboradores e cuidar das suas necessidades pessoais e profissionais.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: um plano de carreira bem estruturado, um pacote de remuneração satisfatório e iniciativas como foco em saúde e qualidade de vida, entre outras alternativas.

Porém, há um aspecto que muitos ignoram: o bem-estar financeiro. Muitos profissionais convivem com dívidas e outros problemas de orçamento pessoal, o que causa um enorme estresse e desmotivação no dia a dia.

Lidar com isso gera uma enorme frustração na pessoa com as próprias escolhas de carreira e até com o salário que recebe.

No entanto, muitas vezes a remuneração não é o problema, e sim as circunstâncias que fazem a pessoa ficar no vermelho, seja uma emergência ou a falta de planejamento no orçamento do mês.

Por isso, cuidar do bem-estar financeiro da equipe é essencial para melhorar a motivação dos funcionários. É preciso criar mecanismos que ajudem os profissionais a ter um fôlego extra para lidar com imprevistos.

Assim, boa parte do estresse do dia a dia será eliminada, além de os colaboradores se sentirem muito mais acolhidos e valorizados pela organização.

Como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários?

O Xerpay é um aplicativo que possibilita oferecer aos colaboradores salário sob demanda de um jeito simples e seguro. Tendência no mercado, esse benefício é um dos principais caminhos para cuidar do bem-estar financeiro e melhorar a motivação dos funcionários.

Nesse modelo, o empregado pode sacar o dinheiro referente aos dias já trabalhados no mês a qualquer momento, sem precisar esperar um dia fixo de pagamento.

A plataforma funciona integrada ao sistema de RH da empresa. O colaborador consegue acompanhar seus ganhos dia após dia, e solicitar o pagamento quando quiser. Após o pedido, o dinheiro é enviado para a conta do funcionário imediatamente.

É a Xerpa quem assume o capital de giro do adiantamento, se tornando uma verdadeira parceira da sua empresa. 

Assim, os processos de pagamento do departamento financeiro ficam intactos, com o pagamento integral sendo feito em um único dia. Quando a empresa deposita o salário, a parte adiantada é devolvida para a Xerpa.

Mas, afinal, como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários?

A resposta está na relevância do benefício. Para entender melhor, basta observar a realidade financeira dos profissionais, como faremos a seguir.

 

O problema do cheque especial

O cheque especial é um dos maiores vilões da economia doméstica brasileira. As pessoas recorrem a essa alternativa de crédito com uma frequência alarmante: segundo o SPC, 69,3% das pessoas que usaram o cheque especial fizeram isso quatro vezes ou mais no último ano.

Na maioria dos casos, isso acontece para cobrir despesas cruciais, seja por ter ocorrido algum imprevisto ou por faltar dinheiro na data de vencimento das contas.

O grande problema é que o cheque especial é um dos créditos mais caros do mercado, com juros de cerca de 300% ao ano. Usá-lo com frequência significa estar sempre endividado, com débitos que crescem de maneira exponencial.

 

A solução do salário sob demanda

Com o salário sob demanda é possível eliminar esse problema. Neste modelo de pagamentos, a pessoa consegue cobrir gastos emergenciais com o próprio dinheiro, já que o salário fica disponível para uso imediato a qualquer momento.

Além disso, substituir o cheque especial pelo pagamento on-demand reduz drasticamente os custos que a pessoa tem para ter acesso ao dinheiro.

Segundo o Banco Central, o brasileiro gasta, em média, R$ 136 por mês em juros com o cheque especial. Com o Xerpay, esse valor cai para no máximo R$ 9 em taxas operacionais, que são fixas, transparentes e sem surpresas.

Com tantas vantagens, o profissional se sente muito mais tranquilo no dia a dia para se concentrar só no trabalho, além de perceber o esforço da empresa em cuidar das suas necessidades. Isso fortalece o vínculo com a organização e é fundamental para manter a equipe motivada e produtiva.

Agora que voce já sabe como o Xerpay melhora a motivação dos funcionários, que tal conhecer a ferramenta mais de perto? Assim, sua organização ajuda os colaboradores a não se endividarem e ainda faz com que eles sejam mais produtivos!

Para saber mais sobre o app, agende uma demonstração e fale com um especialista!

 

Sobre a Xerpa

Em um mundo cada vez mais digital, tudo que envolve burocracia é assunto do passado. Para trazer dinamismo, agilidade, produtividade e agregar valor à sua empresa, saiba que pode contar com a Xerpa, cujo a origem do nome é devido aos “Sherpas himalaias”, que oferecem suporte aos alpinistas em suas viagens. Sendo assim, desde 2015, a empresa tem aproximado o seu público de soluções tecnológicas capazes de qualificar a gestão de RH no mercado. E nos próximos anos, a Xerpa pretende ajudar milhões de brasileiros que entram no cheque especial por conta de imprevistos financeiros. Por isso, com o benefício do salário sob demanda é possível receber o salário quando e onde quiser.  O Xerpay é exatamente isso, evita os juros abusivos do cheque especial, e contribui com o bem-estar financeiro dos colaboradores.

Venha saber mais sobre o salário sob demanda, e como ele pode ajudar na retenção de talentos, além de diminuir o estresse financeiro.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.