Inscreva-se

Teste palográfico: o que é, importância e como fazer?
Estratégia

Teste palográfico: o que é, importância e como fazer?

O teste palográfico é uma avaliação expressiva da personalidade de uma pessoa, baseada nas questões relativas a seu comportamento expressivo. Ele utiliza técnicas gráficas para a sua avaliação.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar pelos melhores profissionais para compor suas equipes. Elas precisam exigir, além de um bom histórico profissional, uma conduta comportamental e psíquica adequada  de seus funcionários.

Devido a isso, os testes psicológicos são utilizados há algum tempo junto aos processos de recrutamento e seleção para auxiliar as empresas nessa missão.

Os testes psicológicos são avaliações realizadas por psicólogos, capazes de medir as diferenças individuais ou amostras de comportamentos de sujeitos em contextos distintos.

Eles conseguem identificar tendências de personalidade e comportamentos nas pessoas. O principal objetivo deles é conseguir mais informações sobre os candidatos que estão sendo avaliados pela empresa.

 

O que os testes psicológicos podem fazer?

Eles podem ser aplicados individualmente ou em grupo, o que deve ser decidido de acordo com os critérios de avaliação e o modelo do teste trabalhado. Graças a eles, é possível identificar quais os profissionais que melhor se encaixam no perfil necessário para determinado cargo.

Os processos de recrutamento e seleção exigem total preparo da empresa. É por meio deles que ela conseguirá selecionar os melhores profissionais do mercado e reter talentos em sua equipe. Por isso, utilizar testes psicológicos podem garantir uma maior compatibilidade entre os candidatos selecionados com as exigências da vaga a ser ocupada.

O teste palográfico é uma técnica apropriada para auxiliar as empresas em seus processos de recrutamento e seleção. Ele é capaz de avaliar a personalidade dos candidatos por meio de seus comportamentos expressivos, com a realização de pequenos traços verticais e paralelos.

Ele não exige muitos recursos da empresa e pode ser realizado de forma rápida e prática. Seus resultados oferecem uma interpretação precisa para as empresas, podendo ser de grande ajuda para a seleção de candidatos.

Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você irá entender como planejar e executar um processo de recrutamento e seleção perfeito. Responda o formulário e receba:


Sua empresa utiliza algum teste psicológico antes de contratar funcionários novos? Confira a seguir como o teste palográfico pode ajudar nesse processo. Boa leitura!

 

O que é teste palográfico?

O teste palográfico é uma avaliação expressiva da personalidade de uma pessoa, baseada nas questões relativas a seu comportamento expressivo. Ele utiliza técnicas gráficas para a sua avaliação.

Ele é realizado por meio de traços feitos em uma folha de papel. O teste palográfico é capaz de oferecer ao psicólogo responsável pela avaliação a identificação de características específicas do avaliado. As principais são: extroversão, equilíbrio emocional, insegurança, ritmo de trabalho, entre outras.

 

Como o teste palográfico funciona?

O avaliador dos candidatos deve instruir os profissionais a fazerem pequenos traços verticais paralelos em uma folha de papel. No entanto, ainda que sua execução seja simples, é necessário contar com um psicólogo preparado para a interpretação dos resultados obtidos.

A partir dos formatos dos traços, esse profissional conseguirá identificar a personalidade dos candidatos. Assim, a empresa poderá avaliar se os resultados do teste se encaixam com o perfil do cargo a ser preenchido.

O teste palográfico obedece uma tabela que define um padrão de normalidade que considera o sexo e a escolaridade do profissional avaliado.

Os principais aspectos avaliados pelo teste são:

  • Nível de produtividade;
  • Ritmo de trabalho;
  • Iniciativa do trabalhador;
  • Níveis de agressividade;
  • Dinamismo;
  • Organização;
  • Outras questões que podem comprometer o sistema nervoso central, como o uso álcool, drogas e até problemas emocionais.

 

Qual a relevância para o processo de recrutamento e seleção?

Por meio de testes psicológicos, o RH de sua empresa pode conseguir avaliar aspectos comportamentais que incluem as aptidões para a realização das atividades do cargo. Mas, além disso, identifica também as áreas de interesse, atitudes, características emocionais e comportamentais do candidato do processo de recrutamento.

O teste palográfico é uma excelente opção para a rotina de recrutamento e seleção feita pelo RH de sua empresa. Ele fornece uma avaliação completa para auxiliar na identificação dos melhores profissionais. Assim, ao utilizá-lo, é possível contratar aquelas pessoas que possuem uma personalidade condizente a sua cultura organizacional.

 

Quais são as vantagens para a empresa?

Ao utilizarem o teste palográfico, as empresas conseguem identificar as competências técnicas dos novos funcionários. Assim, é possível evitar que profissionais recém-contratados deixem a empresa por não se encaixarem no trabalho.

O teste palográfico evita justamente isso. Cada organização tem uma rotina de trabalho diferente e busca por determinados profissionais. Dessa forma, com os resultados da avaliação, o RH consegue selecionar aqueles que irão conseguir se adaptar a realidade da empresa.

Com o teste, o RH saberá previamente se o candidato:

  • Consegue se encaixar na cultura organizacional da empresa;
  • Tem o ritmo de trabalho necessário para cumprir suas funções;
  • Tem um bom relacionamento com o restante da equipe;
  • Pode se tornar um bom líder;
  • Tem outras características importantes, como confiança, empatia e outras.

Além de incentivar um melhor clima organizacional, o teste palográfico ajuda a empresa a garantir que os funcionários contratados serão integrados em seu time de forma coesa.

A retenção de talentos também se torna mais eficiente. Já que o teste palográfico identifica os profissionais com a melhor personalidade para assumir o cargo vago na empresa. Assim, é possível acertar na hora de escolher o funcionário que saberá agir em momentos de pressão e tomar as melhores decisões.

Por fim, a produtividade da equipe irá aumentar e as taxas de turnover diminuirão, pois a equipe da empresa será composta por profissionais realmente qualificados e satisfeitos com seu trabalho.

 

Aplique o teste palográfico na estratégia de recrutamento e seleção!

São inúmeras as vantagens desfrutadas pelas empresas na realização de teste palográfico. Ele é prático e simples de ser realizado, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente e aprimorado. Saber de antemão quais os candidatos que melhor se adaptarão aos cargos vagos na empresa é uma excelente estratégia para melhorar os resultados da empresa e ficar sempre à frente no mercado.

 

Saber a importância de se adotar o teste palográfico no processo de recrutamento e seleção de sua empresa foi útil? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *