Descontos no Décimo Terceiro: A Lista Completa!

décimo terceiro

O décimo terceiro é pago de um jeito um pouco diferente do que os salários normais. Tanto seu cálculo quanto seus descontos são díspares. Veja como cada desconto fica diferente quando você está tratando com o décimo terceiro.

Primeiro, você paga o adiantamento. Não há descontos nesse primeiro pagamento. Simplesmente pague o que foi calculado – os 50% do salário do mês anterior ao pagamento,  mais a média dos variáveis do ano – e pronto.

Já na segunda parcela, há uma série de descontos entre imposto e contribuições. Todas elas precisam ser calculadas de acordo com o valor de ambas parcelas somadas. Veja abaixo a lista, bem como os prazos de pagamento de cada encargo.

INSS: Faça o desconto de acordo com a tabela de contribuição mensal. O pagamento é feito através da GPS e precisa ser feito até o dia 20 de dezembro.

IRPF: Desconte de acordo com a tabela do Imposto de Renda. Nos últimos anos, o limite de pagamento tem sido até o dia 20 de janeiro, mas ele pode ocasionalmente mudar. Por isso, sempre que pagar o 13o, consulte o site da Receita Federal para ter certeza da data. A contribuição do décimo terceiro também vem separada no Informe de Rendimentos entregue aos trabalhadores no começo do ano para que possam declarar seu Imposto de Renda.

Contribuição Assistencial: alguns sindicatos cobram essa contribuição também no décimo terceiro. Verifique nas convenções coletivas se esse desconto é feito aqui também e quais são os prazos de pagamento. O prazo mais comum neste caso é o de pagamento até o dia 10 do mês seguinte. Lembrando que como a contribuição assistencial não é obrigatória, caso o funcionário tenha entregue a carta de oposição no sindicato você não precisa fazer este desconto.

Outros descontos feitos no salário não se aplicam ao décimo terceiro, portanto cuide para que só estes itens sejam verificados.

Agora que está na época de planejar o adiantamento de novembro, é bom estar por dentro dos descontos para poder executar da melhor maneira possível!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *